quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Guiné 61/74 - P21717: Parabéns a você (1917): Publicação de Postais de aniversário em 2021: novas regras (Carlos Vinhal, Coeditor)



PARABÉNS A VOCÊ - PUBLICAÇÃO DE POSTAIS

Camaradas:

Sabemos de há muito que o facebook faz "concorrência desleal" ao nosso Blogue, e até os postais de aniversário aqui publicados se ressentem quanto ao número de comentários. Longe vai o tempo em que todos aqui manifestavam a todos a sua alegria quando cada um de nós completava mais 365 dias nesta dimensão terrena.

Constata-se que agora até os próprios aniversariantes deixaram de "aparecer" para de algum modo manifestarem o seu agradecimento, alguns deles só mesmo no facebook dão sinal de vida.

Parecendo que não, tenho uma preocupação quase diária para não esquecer os aniversários da tertúlia e de publicar os postais a tempo e horas. Também publico o poste no face da Tabanca Grande e os postais no facebook dos aniversariantes, quando autorizado, aumentando assim o espaço onde podem receber os parabéns. Já falhei, e acreditem que houve quem me acusasse de esquecimento deliberado e quem se dirigisse a mim em termos que eu não mereço.

Com a concordância do nosso Editor Luís Graça, está decidido que em 2021 só se publicarão postais de aniversário dos camaradas que em 2020 deram sinal de vida no Blogue. Infelizmente, e atendendo à nossa idade, é possível que alguns de nós tenham já falecido, que estejam doentes e incapazes de aceder ao Blogue, ou que pura e simplesmente se tenham desinteressado do que por aqui acontece.

Relembramos aos camaradas a quem nunca publicamos postais de aniversário, e que queiram ver o seu dia aqui lembrado, que devem manifestar o seu desejo junto do Blogue, informando pelo menos o dia e o mês do seu nascimento, para que, com todo o gosto, participemos da alegria de celebrar, em conjunto,  mais um ano da sua vida.

Aqueles que por qualquer motivo têm andado mais distraídos e por isso vejam suspensa a notícia do seu aniversário, caso queiram ver de novo os seus postais publicados no Blogue, só têm de "fazer prova de vida" porque farão sempre parte da “nossa base de dados” e muito mais da nossa amizade.

Votos de um excelente 2021 com saúde.

Carlos Vinhal
Coeditor

____________

Nota do editor

Último poste da série de 31 de Dezembro de 2020 > Guiné 61/74 - P21714: Parabéns a você (1916): Adelaide Barata Carrelo, Amiga Grã-Tabanqueira

13 comentários:

Valdemar Silva disse...

Como diria o cor.mil. Lukas Titiu*: Ah! ganda Carlos Vinhal.
Pois, a rapaziada parece estar perder o interesse pelo nosso Blogue, acho que não.
Com a idade a avançar, provavelmente, gosta mais de ler que escrever, mas lá no fundo estaremos todos cheios de interesse em saber sobre histórias que se passaram há 50 anos na Guiné e como estamos agora, com esta nossa rica idade de 70 anos.
E com a mesma vontade tens que continuar a atender a rapaziada,... como declamava o Renato Monteiro em Contuboel, mais ou menos assim:
'Quando abrires o teu armário,
das surpresas imprevistas
não desistas, não desistas.
E se encontrares dentro dele
farrapos velhos, desdenhados, desbotados
ou se vires viscosa aranha com peçonha no seu entre
olha pra ela de frente, qu'ela passa sem tocar-te.'

E cá vai o dia 30 de Março de 1945, dia em que eu nasci no Hospital da Misericórdia de Viana do Castelo. Coitada da minha jovem mãe que logo teve de aturar a minha refilice precoce: eheheheh! acabem có merda da guerra.

Abraço e Bom Ano 2021 para toda a Tabanca Grande
Valdemar Queiroz

*coronel miliciano e com nome Lukas Titiu, só mesmo do ganda Cândido Cunha

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Inteiramente apoiado,Carlos!... A malta, doravante, tem que fazer a chamada "prova de vida"... Não podemos correr o risco de estar a dar os parabéns natalícios a camaradas e amigos da Guiné, registados na Tabanca Grande, que já tenham morrido.

Costumo, quando dou os parabéns, escrever algo como: "Camarada, o que é feito de ti, que não tens dado notícias ?!"... E a verdade é que muitos continuma em silêncio, o que é sempre preocupante na nossa idade... Boas entradas, amigos e camaradas, no Novo Ano!... Que ele nos faça esquecer o "Annus Horribilis" de 2020!... Luís Graça

Carlos Vinhal disse...

Caro Valdemar, só me faltava mais um "carneiro" para a equipa.
Fica desde já combinado um postalinho de aniversário para ti em 30 de Março de 2045.
Abraço e bom ano 2021, com o "DOP" sossegadinho.
Carlos Vinhal

Anónimo disse...

Amigo e Camarada Carlos Vinhal:
Obrigado pelo contributo extraordinário que sempre oferece-te ao Blogue.
Nunca será demais reconhecer tão generoso labor!
A ti e a todos os que dão o seu melhor para divulgar as nossas "aventuras" -quer antes quer após- o cumprimento do SM no CTIG (e não só),votos de UM ANO NOVO melhor e menos "doente" que o de 2020!
Que o tempo que nos resta seja de solidariedade, fraternidade e muita saúde.
Saibamos compreender os que nos rodeiam e respeitemos sempre aqueles que não são capazes de sinalizarem, de forma coerente e sensata, sequer a data em que vieram a este mundo!
Façamos um mundo melhor, antes que a providencia nos tire a possibilidade de por cá andar!

Carlos Vinhal disse...

Sinto-me lisonjeado pelas amáveis palavras que me são dirigidas pelo nosso camarada. Há muito que ando por aqui a dar o "meu melhor" tendo em vista manter o contacto entre a tertúlia. Às vezes falho os meus objectivos, fruto da minha maneira de ser, que não aceita insinuações, algumas, quem sabe, feitas sem intenção de melindrar.
Já agora gostava de saber o nome do autor da mensagem.
Abraço e votos de excelente 2021.
Carlos Vinhal
Coeditor

Anónimo disse...

Por favor, desculpa-me, realmente devia ter "assinado" a mensagem!
Foi mesmo descuido.
Um Bem hajas!
Álvaro Vasconcelos

Carlos Vinhal disse...

Amigo Álvaro, viva, há muito não dás sinal. Está tudo bem contigo, esposa, filhos e netos? Renovados votos de bom 2021.
Carlos Vinhal
Antigo vizinho de Leça da Palmeira

Anónimo disse...

Connosco, aqui no interior do Douro litoral, o confinamento não é, nem de perto nem de longe, tão sentido como infelizmente o será em tantos locais que conhecemos!
Não posso escrever que todos os dias consulto o nosso Blogue. Mas sempre procuro, na medida do possível, visionar o que ficou para trás! Quando a "lavoura" me dá umas tréguas, vou "aos acertos"!
Agradeço sinceramente e do coração, que, na medida do possível, possa dar "prova de vida" a quem reconheço "ser camarada e amigo" para o resto da nossa vida.
Muito obrigado e, naturalmente, retribuo os votos que me endereças.
Um grande abraço, para ti e saudações para a Dina. Tudo do bom para TODOS NÓS!
A propósito: daqui avisto Candoz! Um abraço ao Luis e cumprimentos Alice.
Vasconcelos

Anónimo disse...

Bom ano para todos!
La para os sítio de Paredes de Viadores, fogo de artificio assinalou a chegada do ano da esperança!
Terá sido em Candoz?!
Se foi, obrigado gente boa.
Ali, quando a meteorologia assiná-la aberturas,o sol aparece deslumbrante, do lado nascente do Douro, das bandas de Porto Antigo, Ribadouro, na confluência das águas do Rio Bestança, com as do Douro!
Bem Haja a toda a tertúlia.
Vasconcelos

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Carlos, aponta aí... Faço 74 no dia 29 de janeiro...Vou-me portar bem para chegar até lá... E nesse dia quero que me faças uma cartanito bonito, como de costume... Já do João Graça, vou ter que lhe perguntar... Quem trabalha no IPO tem pouco tempo (e vontade) de vir ao blogue...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Álvaro Vasconcelos, meu vizinho de Baião... Penso sempre em ti quando,em Candoz, Paredes de Viadores, Marco de Canaveses, vejo a igreja do Grilo, Santa Leocádia, Baião... Estamos mesmo no limite dos dois concelhos...Em linha recta devem ser 3 km... Agora já não se vê tão bem a igreja do Grilo, da minha varanda: não sei se é da minha vista já cansada, se é da vegetação que cresceu à volta...

Está feita a tua prova de vida, camarada!... Luís

Anónimo disse...

Muitos de nós aproveitaram esste bloge para desabafar um pouco o que lhes ía na alma. Com isso contribuíram, e de que manera, para nossa história, enquanto combatentes da GUerra do Ultramar. Também aqui cultivaram-se grandes e sãs amizades. Eu sou um deles.
O Carlos Vinhal abriu-me o coração e nele deixou-me entrar. Sempre me apoiou e nada pediu em troca. Os irmãos são assim.
Abraço transatlântico.
José Câmara

Carlos Vinhal disse...

Mano José,
O trabalho que aqui tenho desenvolvido trouxe-me o prazer de ter muitas novas amizades, conhecer pessoas das mais variadas partes do pais, diáspora incluída, e de conviver com extratos sociais diversificados, que aumentaram a minha riqueza interior. Como costumo dizer, há vida para além do Blogue, mas reconheço a grande oportunidade que me foi dada através desta página. Quem me conhece um pouco, sabe que tento diversificar as minhas relações sociais e, quando possível, dar o meu pequeno contributo nos grupos onde pairo, apesar da minha timidez.
Voltando ao Blogue, conheci aqui pessoas espectaculares, algumas já desaparecidas infelizmente, que me marcaram indelevelmente e à sua maneira, porque cada pessoa é única.
Tu querido amigo, que me fizeste teu irmão quando nos conhecemos numa das tuas vindas a Portugal, acompanhado pela mana Isabel, e fizeste questão de me conhecer pessoalmente, assim como à Dina, és dos amigos que fiz e que ficarão até que o primeiro dê parte de fraco, eu pela ordem cronológica.
Por falar em diáspora, tenho ainda que lembrar mais um amigo, o Tony Borié, também radicado nos States, que numa das vezes que veio a Águeda, acompanhado de sua esposa Isaura, também fez questão de me conhecer pessoalmente, assim como à Dina, para dos darem um abraço.
Pelo lado triste, lembro o Vasco Pires, no Brasil, que carinhosamente me tratava por padrinho, que não conheci pessoalmente e de quem nunca ouvi a voz.
Tenho muitas saudades de todos os amigos que já partiram e que aqui deixaram os seus testemunhos, muitos deles aqui publicados por mim.
Caro mano José, nos nossos corações, já cansados de tanto bater, cabem muitos amigos e todas as emoções.
Para ti, para todos, sem excepção, o meu muito obrigado pela vossa amizade e carinho.
Carlos Vinhal
Coeditor