quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Guiné 61/74 - P21706: (Ex)citações (381): Confirmo, por consulta à minha caderneta militar, que embarquei no T/T Niassa em 24/11/1971 e desembarquei em Bissau em 29/11/1971 (Ramiro Jesus,ex-fur mil cmd, 35ª CCmds, Teixeira Pinto, Bula e Bissau, 1971/73))


Copia de folha da caderneta militar de Ramiro Jesus, ex-fur mil cmd, 35ª CCmds (Guiné, 1971/73)


Excerto do poste P21649 (*)


1. Mensagem de Ramiro Jesus, ex-fur mil 'comando', 35ª CCmds (Teixeira Pinto, Bula e Bissau, 1971/73)

Data - sexta, 18/12, 19:55 
Assunto . Confirmação

Boa tarde, Luís e restantes companheiros, ex-camaradas d'armas.

Não quero que entendam isto como uma atitude arrogante do género "eu é que sei", mas, depois das minhas indicações acerca das anomalias verificadas na publicação original da minha mensagem do dia 15 do mês corrente, que fizeram o favor de publicar, reparei que - acredito eu - para contrariar dados de registo histórico, obtidos em arquivos oficiais. e que, por isso, deviam ser de absoluta confiança, sentiram necessidade de mencionar «segundo...», neste caso, o meu testemunho, por causa das datas de partida e chegada à Guiné, da minha companhia.

Ora, eu, que considero que tenho tido boa memória e que me defino a mim mesmo como doentiamente organizado (a ponto de me repreender a mim próprio, por dar tantos passos desnecessários), senti necessidade de comprovar que podem estar tranquilos quanto a possíveis atropelos a verdades históricas, pois, como prova o anexo, que envio, de registos constantes da minha Caderneta Militar, as datas correctas são as que indiquei - partida a 24 e chegada [a Bissau] a 29/11/71.


Entretanto, envio também outro anexo, obtido noutro blogue (Ditadura de Consenso, do Aly Silva) onde me vou informando do que se passa naquela que foi temporariamente a nossa terra e que pode servir para desanuviar um pouco este ambiente pandémico em que vivemos.

E pronto. Renovo os votos de Boas-Festas para todos e envio um Abração para cada um dos mais de 800 convivas da Tabanca.

Obrigado! (**)
Ramiro


PS: Só "reagi" hoje, porque estive três dias no "mato", definição que ainda uso para indicar que fui/vou à minha aldeia.


__________


(**) Último poste da série > 19 de dezembro de 2020 > Guiné 61/74 – P21659: (Ex)citações (380): Mensagens Natalícias de antigos combatentes. Realidades de guerra. (José Saúde)

Sem comentários: