terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Guiné 61/74 - P21705: O nosso blogue como fonte de informação e conhecimento (78): CoBrA - Operação Goa: novo álbum de Banda Desenhada: testemunhos precisam-se sobre a Invasão de Goa em 1961, nomeadamente dos ex-prisioneiros de guerra


Anexo B: exemplo de página já desenhada  
do novo álbum de BD (Banda Desenhada) / novela gráfica


CoBrA: Operação Goa

"Esta é uma obra de ficção, em forma de novela gráfica, 
que narra as manobras e artimanhas do CoBrA, 
agência secreta liderada pelo controverso Jorge Jardim, 
que eventualmente levam à resolução da situação 
dos prisioneiros Portugueses detidos em Goa 
após a derrota no conflito militar de 1961 com a India."


1. Mensagem de Marco Calhorda < mcalhorda@gmail.com >

Date: segunda, 28/12/2020 à(s) 16:00
Subject: CoBrA: Operação Goa


Boa tarde,

Antes de mais, espero que tenham tido um bom natal.

Neste preciso momento, eu e o meu parceiro criativo (Daniel Maia – https://danielmaia-art.blogspot.com/) estamos na fase de pré-produção de uma novela gráfica sobre a Invasão Indiana de Goa de 1961 - https://cobraop.com/

Junta-se sinopse [Anexo A] mais  exemplo de página já desenhada [Anexo B]  e gostaríamos de adicionar testemunhos de pessoas que tenham vivido a situação "na pele" [Anexo C].

Eu já me socorri imensas vezes do vosso blogue para fazer pesquisas, incluindo a invasão de 1961, operação Mar Verde, etc., e gostaria de saber se era possível fazer-se um post a solicitar testemunhos (diretrizes em  Anexo C) sobre a Invasão de Goa.

Alguns desses testemunhos seriam posteriormente incluídos no livro como material de apoio e contexto. O fator humano faz com que o publico sinta a história de uma forma mais vivida, real.

Como eu não sou militar, nem participei na Guerra Colonial, assumi que não podia seu eu próprio a fazer tal post. Posso solicitar a vossa assistência por favor?

Fico, desde já, grato pela vossa atenção. Se precisarem de mais esclarecimentos, coloco-me a disposição para vos enviar mais informação ou fazer um zoom/WhatsApp.

Com os melhores cumprimentos,

Marco Calhorda

Anexo A > CoBrA: Operação Goa > Sinopse

Goa, 1961.

Os ventos da descolonização começam a soprar. Portugal está presente na India há mais de 450 anos mas tem uma crescente dificuldade em defender um território situado a mais de 8 mil quilómetros de distância da Metrópole. 

Por um lado, os recursos materiais e humanos são escassos. Por outro, um governo sob uma orgulhosa administração Salazarista que se recusa a adaptar aos novos tempos.

Suportado pelo sentimento internacional do pós-guerra que promove a
autodeterminação de múltiplas nações e, consequentemente, a desintegração dos velhos impérios, o governo nacionalista de Jawaharlal Nehru dispõe de um contexto favorável para anexar Goa à India e assim terminar o processo de integração territorial que havia começado em 1954 com a anexação de Dadra e Nagar Haveli, até então também territórios Portugueses. 

Acresce também o facto de que a India tinha sofrido uma humilhação militar com a China na disputa da zona fronteiriça de Ladakh, pelo que a anexação de Goa serviria o propósito de recuperar algum prestígio político junto da população Indiana.

É neste contexto que o CoBrA (Comissariado contra a Brutalidade Animal) entra em ação nos momentos que antecedem a invasão de Goa pelas forças da União Indiana.

Agência secreta de cariz fortemente Lusitano, leia-se com escassez de meios e
recursos sofisticados, mas abundante em criatividade e técnicas pouco ortodoxas, ao jeito do desenrascanço Português, o CoBrA é responsável pelo planeamento e execução de uma série de atividades clandestinas extremamente audazes em 3 distintos continentes, tudo com o intuito de fortalecer a fraca posição negocial do estado Português nas futuras negociações com a India para definir o futuro de Goa.

Baseada em eventos históricos sobre a invasão de Goa, esta é uma obra de ficção que narra a intervenção do CoBrA, agência secreta liderada pelo controverso Jorge Jardim, para forçar a abertura de canais de comunicação entre os vários intervenientes desta estória, na coação dos poderes políticos, incluindo os Portugueses, a abandonarem considerações imediatistas e oportunismos cínicos em prol do bemestar dos seus cidadãos e, finalmente, no engendrar do repatriamento dos prisioneiros Portugueses detidos em Goa.


Anexo C > Notas para testemunho

8 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Marco: boa noite.

Aqui tem o nosso contributo para o "making of" da vosso novo álbum. Felcito-vos pela ideia, tanto mais que se debruça sobre uma parte da guerra colonial e do processo de descolonização ainda mal conhecida da grande maioria dos portuguesesa.


Posso pô-lo em contacto com dois ex-prisioneiros de guerra, que vivem na Lourinhã, um deles meu parente, o Luís Maçarico (. O outro é o Joaquim Isidoro dos Santos.) Têm contactos com a respectiva Associação e com outros prisioneiros, ainda estão com boas cabeças.

Só na Lourinhã (a 70 km a norte de Lisboa) houve 13 prisioneiros das tropas indianas. Mas não sei quantos estão vivos. O meu camarada Carlos Silvério pode ajudá-lo a contactar o Luís Maçarico: são vizinhos.

Se quiser, também posso fornecer-lhe os nºs de telemóvel de um e do outro. Para já, dou conhecimento destas diligências ao Carlos Silvério (, ex-combatente na Guiné, vive em Ribamar, Lourinhã).

Veja aqui este poste já antigo:

SEXTA-FEIRA, 27 DE JANEIRO DE 2012
Guiné 63/74 - P9405: Efemérides (84): Luís Filipe Maçarico e Joaquim Isidoro dos Santos, dois bravos da Lourinhã, que ficaram prisioneiros das tropas indianas em 19 de dezembro de 1961

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2012/01/guine-6374-p9405-efemerides-63-luis.html

Disponha. O nosso blogue também há tempos inspirou e ajudou o vosso colega da BD, o Filipe Melo.

Um melhor ano de 2021 para vocês e nossa BD.

Luís Graça

Antonio Carlos Morais Silva disse...

Recomendações breves:

1. "A Queda da Índia Portuguesa- Crónica da Invasão e do Cativeiro", obra da autoria do já falecido Coronel de Cavalaria Carlos Alexandre de Morais, que viveu as operações militares e foi prisioneiro de guerra. Documento essencial para ficar bem informado sobre a Invasão de Goa, Damão e Diu e do meio ano de cativeiro nos campos de concentração indianos.

2. "Revisitar Goa, Damão e Diu", obra editada pela Liga dos Combatentes que regista intervenções e debate decorridos na Gulbenkian em 2006. Intervieram civis ligados à História e à Política bem como militares testemunhas vivas da invasão e dos campos de concentração.

Morais Silva

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Morais Silva, seguarmente são duas excelentes referências para os nossos jovens autores da obra em curso, "CoBrA: operação Goa"...

No próximo 2021, estarão transcorridos 60 anos: refiro-me ao início da guerra colonial / guerra do ultramar... que não foi só "guerra de África", como dizem hoje os nossos cadetes, ignorando ou escamoteando os dolorosos acontecimentos ocorridos naquela que foi, durante séculos, a nossa "joia da Coroa", a Índia Portuguesa, a par do Brasil...

José Marcelino Martins disse...

Tinha em tempos tomado umas notas de um livro sobre a Índia, mas é o livro referido oelo Cor, Morais Silva.
A Associação dos Prisioneiros funciona junto da Liga - Direção Central.
Há exemplares na Biblioteca Nacional e nas Bibliotecas de Lisboa.
Não sei de onde são os autores, mas é provável que existam exemplares pelas diversas bibliotecas do país.

Marco Calhorda disse...

Gostaria de expressar a minha gratidão pela vossa ajuda. Assim que tiver oportunidade, vou ver como consigo obter/consultar as obras gentilmente mencionas pelo Professor Morais da Silva. Votos de um feliz 2021.

Anónimo disse...

Marco Calhorda
30 dez 2020 10:15 dia

Muito obrigado pelo post, acabei de ver que já tenho duas respostas. Se me pudesse passar os tais telemóveis ficaria muito agradecido.

Votos de um feliz fim de ano e, mais importante, um feliz 2021.

Cumprimentos,

Marco Calhorda

Anónimo disse...

... outros contributos >

http://ultramar.terraweb.biz/EstadodaIndia.htm

Anónimo disse...

Obrigado, estas fontes sao muito interessantes.