quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Guiné 61/74 - P21490: O nosso blogue como fonte de informação e conhecimento (77): Memoriais Militares: obrigado pelo apoio da Tabanca Grande... Mas, atenção, o que procuro são as marcas, deixadas nos diferentes territórios ultramarinos pelas unidades que por lá passaram, e não monumentos aos combatentes da guerra do ultramar, erigidos nas nossas vilas e cidades (Serra Vaz, ex-fur mil inf / op esp, CCAÇ 2335, Angola, 1968 / 70)




Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Piche > Ponte Caium > Um dos mais belos e originais  monumentos aos nossos "caídos" no CTIG: neste caso,  de homenagem aos bravos de Caium... Sobravam, ainda em 2010, em cima do tabuleiro da ponte, que atravessa o rio Caium, na estrada Gabu-Piche-Buruntuma,  restos de dois memoriais distintos

(i) memorial, construído em 1973, de homenagem aos mortos da CCAÇ 3546 (1972/74): "Honra e Glória: Fur Mil Cardoso, 1º Cabo Torrão, Sold Gonçalves, Fernandes, Santos, Sold AP Dani Silva. 3º Gr Comb, Fantasmas e Lestos (?). Guiné- 72/74"; 

(ii) uma base de um nicho mariano, com os seguintes dizeres: "Nem só do pão vive o homem". Guiné, 1972-1974", reconstruído possivelmente pelo pelotão da CCAÇ 3546 que lá estave em 1973/74, mas mais antigo, lá lá se encontrava quando a CART 1742 (1967/69) tomou conta do sector que tinha sede em Buruntuma, diz o Abel Santos (*).

Fotos  (e legendas): © Eduardo Campos (2010).  Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].


1. Mensagem do nosso camarada Serra Vaz (**)

 
Date: quarta, 28/10/2020 à(s) 09:39
Subject: Agradecimento
 
Amigo Luís Graça;


Muito obrigado pelo teu E-mail, que passo em revista:

- Não tenho Facebook;

- O Ano passado fui a um almoço da Tabanca da Linha  no Caravela d' Ouro [, em Algés], onde me receberam muito bem, apesar de eu não ser "tabanqueiro", eu sou "sanzaleiro".

Entretanto , o teu (ou melhor, nosso ) antigo camarada João Crisóstomo, muito simpático, já me escreveu e eu vou já responder.

Abri o link e entrei no Blog; mais uma vez obrigado pelo "apelo" que tiveste a amabilidade de fazer, em meu nome.

Mas relativamente a esta questão, acho que se calhar não me fiz  nentender lá muto bem porque a matéria que eu estudo são os Memoriais Militares,  ou sejam,   as "Marcas", da nossa passagem por África (Cabo Verde e S. Tomé , incluídos),  que nós por lá deixámos, espalhados um pouco por todo o lado, e nada tem que ver com os Monumentos  de Homenagem aos Combatentes da Guerra do Utramar, erigidos em todas as vilas e cidades de Norte a Sul de Portugal.

No blog, aparece uma imagem do detalhe de um desses monumentos na  Lourinhã, (por acaso, conheço bem, ) que alimenta essa confusão.

Obrigado mais uma vez,  grande abraço

Serra Vaz

__________

Notas do editor:


5 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Abel Santos, só agora me dou conta da tua chamada de atenção, que já tem mais de um ano:

(...) Começo por dizer que na foto do memorial da CCAÇ 3546 que presta homenagem aos seus mortos, que ainda está na Ponte Caium, e que vai resistindo à erosão dos tempos, se vê à esquerda, os restos de um pedestal onde existia um pequeno oratório, tipo capelinha, com a imagem de Nossa Senhora de Fátima.

Já lá se encontrava quando a [minha] CART 1742 tomou conta do sector que tinha sede em Buruntuma.

Ao tempo, era enviado um grupo de combate para Camajabá [, a seguir a Ponte Caium], que por sua vez deslocava uma secção para a Ponte Caium a fim de manter a segurança da mesma.

Envio foto minha junto desse oratório.


O pedestal não tinha a inscrição que se vê na foto do Patrício Ribeiro. Olhando para semelhança das letras e dos números inscritos no memorial, dá a ideia de que tenha sido a malta da 3456 a fazer tal inscrição, e muito bem.

... A inscrição diz: "Nem só do pão vive o homem. 72 74"

Obrigado, Abel. Fica desfeito o equivoco, da minha parte. Tratam-se de dois "monumentos" distintos. Um é um "memorial aos mortos", o outro um nicho mariano, igual a tantos outros que vemos pelo nosso Portugal fora, manifestação da religiosidade popular.


15 DE AGOSTO DE 2019
Guiné 61/74 - P20061: Memória dos lugares (393): Ainda os memoriais de Buruntuma e Camajabá (Abel Santos, ex-Soldado At Art da CART 1742)

Anónimo disse...


A ideia de serem recordados em fotografia todos os “marcos-memoriais “ da última guerra de África é projeto interessante pela diversidade possível dos mesmos.
“Monumentos” de ocasião que,na sua simplicidade por vezes ingénua,não deixavam de ser bem sentidos.

Um abraço
J.Belo

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Luís Graça (por emial)

Serra Vaz, camarada:

Já emendei o "tiro"... Tens aqui um novo poste...

Até temos, no nosso blogyue, bastantes vestígios de memoriais, dos muitos que existiam por todo o TO da Guiné.

Convido.te para integrar a Tabanca Grande: só preciso de duas fotos tuas, uma atual e outra do antigamente... A partir de "dentro", são mais fáceis os contactos com os nossos camaradas, que vivem em Portugal ou na "diáspora lusófona"...

As duas linhas de apresentação já as mandaste... Pense nisso, tenho o lugar nº 821 à tua espera... Tem sol e sombra, sob o sagrado poilão da Tabanca Grande...

Abraços, Luís Graça

Tabanca Grande Luís Graça disse...

... E já agora, manda o "cheirinho" da tua cheirinho da tua coleção: um ou dois exemplos do material já recolhido e do tratamento que lhe estás a dar... LG

Jorge Araujo disse...

Caro Camarada RANGER Serra Vaz,

Na sequência do teu pedido de ajuda (apelo), relacionado com o levantamento de «Memórias Militares» deixadas nos diferentes TO, remeto a tua atenção para o P12565 (ou P12586), onde poderás recuperar o "símbolo" da minha CART 3494 (Guiné: 71/74), monumento edificado durante a estadia do meu GrComb (1.º), no Destacamento da Ponte do Rio Udunduma, situado entre o Xime e Bambadinca.

Com um forte abraço RANGER,
Jorge Araújo.