terça-feira, 27 de outubro de 2020

Guiné 61/74 - P21485: (In)citações (171): Frei Henrique Pinto Rema, OFM, hoje com 94 anos, Comendador da Ordem do Infante Dom Henrique (2018), autor da "História das Missões Católicas na Guiné" (1982) (João Crisóstomo, régulo da Tabanca da Diáspora Lusófona, Nova Iorque)


Portugal > Presidência da República > Palácio de Belém > 9 de outiubro de 2018 > Frei Henrique Pinto Rema, OFM,  foi condecorado pelo Presidente da República Portuguesa com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique. “Em nome de Portugal, o seu Presidente agradece ao P. Rema o contributo precioso e longo que vem dando ao Povo Português com o seu intenso labor literário, através deste gesto simbólico”.

Dele escreve Frei Frei Armindo Carvalho, Ministro Provincial da Ordem dos Frades Menores (OFM), vulgo Franciscanos (que teve pelo menos 7 capelães militares no TO da Guiné, entre 1961 e 1974):


(...) Membro da Academia de [História], vem sendo solicitado para conferências e estudos de história. Com agrado geral, e sempre com uma “pitadinha” de bom humor, as suas palestras prendem o público e encantam. Colaborador em várias publicações, salienta-se em particular nos seus conhecimentos sobre a vida e obra de Santo António de Lisboa, particularmente condensadas em “Obras Completas de Santo António de Lisboa”, em 2 Volumes, da sua autoria.

Rema é referência obrigatória em Portugal e Europa para falar de Santo António. Possuidor de uma memória muito feliz, é encantador ouvi-lo conversar sobre assuntos relacionados à cultura e a História. É ele o cronista oficial da Província Portuguesa da Ordem Franciscana, retendo uns milhares de páginas escritas sobre os frades de Portugal e suas vidas." (...)


Fonte: OFM Portugal (com a devida vénia...)

1. Mensagem de João Crisóstomo,  régulo da Tabanca da Diáspora Lusófona, na sequência do Poste P21425 (*)


Date: quinta, 8/10/2020 à(s) 15:46
Subject: De Nova Iorque
 

 Caro Luís Graça,

Vejo com muita satisfação, o grande  número de publicações e trabalhos   sobre assuntos relacionados com a Guiné, para os quais  a sua apresentação no blog  tem contribuído para deixarem de ser  "luz debaixo de alqueire" . 

Neste contexto, sem saber avaliar a sua  importância (ou não)  mas como está relacionado com a Guiné,  lembrei-meu de te enviar o que segue, pois talvez tu ou o Beja Santos ou alguém dentre os muitos que têm escrito sobre a Guiné, possa aproveitar a informação  e fazer mais alguma investigação  se houver interesse para isso.

Neste caso trata-se de um padre franciscano e, como muito apropriadamente mencionaste, o nosso blogue é laico. Mas o facto de ele ser padre não quer dizer que os seus trabalhos não possam servir como fontes de informação.  

Tratam-se de alguns trabalhos de  Frei Henrique Pinto Rema,  de quem tenho ouvido falar. O que sabia dele era pouco, excepto que esteve na Guiné e que -  vai  fazer  amanhã dois anos ( 9 de outubro de 2018)  -   foi condecorado pelo Presidente da República  com o Colar da Cruz de Cristo e Comenda da Ordem do Infante D. Henrique.

 O intuito da minha aproximação era tentar obter alguma informação  sobre os capelães militares fanciscanos  ( num total de sete ) que me mencionaste   há dias, no Post 21425, de 6 de Outubro.

 Não foi desta vez que consegui esses resultados, mas isso só quer dizer que terei de continuar. Quando uma porta se fecha, entra-se pela janela… o importante é não  desistir. 

Não consegui agora directamente o que procurava, que a sua idade (94 anos, feitos há dias , a 23 de Setembro) leva-o agora a pensar duas vezes antes de aceitar novos envolvimentos. Mas recebeu o meu pedido com a maior boa vontade e vim a saber de alguns envolvimentos seus com a Guiné.

Alguns tópicos do seu vastíssimo currículo:

(i) Foi  Secretário da Prefeitura Apostólica  de 1965 a 1974 [e portanto estava lá  durante os dois anos  que eu  estive na Guiné ( 1965/ 1967); mas  na altura, recentemente saido do seminário,  o que eu queria era voltar são e salvo a Portugal e  nunca contactei com  ninguém];  

(ii) Lecionou várias disciplinas no Liceu Honório Barreto de Bissau e publicou artigos no  Boletim Cultural da Guiné Portuguesa, de 1968 a 1974. 

(iii) Publicou uma "História das Missões Católicas da Guiné",  primeiro no Boletim Cultural da Guiné Portuguesa  e depois na Editorial Franciscana de Braga, em 1982 , com 994 pp.; (**)

(iv) Participou  no Colóquio Histórico de Bissau em Dezembro  de 1997 com duas comunicações: Encontro da cultura cristã portuguesa com a cultura africana da Guiné; e Aculturação e Inculturação na gesta dos descobrimentos portugueses…

(v)  É o autor das "Obras Completas de Santo António", 2 volumes, Porto, Lello Editores, 1987, 2136 pp. (Coleção: Tesouros da Literatura e da Historia);

Bom, é tudo o que sei, mas como disse, se alguém quiser investigar…aqui estão as fontes ou as pistas; talvez os seus trabalhos possam ser informativos…  (***)

João Crisóstomo

___________


(**) Vd. poste de 9 de julho de  2018 > Guiné 61/74 - P18829: Notas de leitura (1082): História das Missões Católicas na Guiné, por Henrique Pinto Rema; Editorial Franciscana, Braga, 1982 (8) (Mário Beja Santos)(**) 

6 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...


João, mais uam achega:


SANTO ANTÓNIO DE LISBOA. OBRAS COMPLETAS.
[De]… Doutor Evangélico. Introdução, tradução e notas por Henrique Pinto Rema [O. F. M.]. Prefácio de Jorge Borges de Macedo. Volume I: Sermões Dominicais e Sermões Marianos (Da Septuagésima ao 12º Domingo depois do Pentecostes e Sermões Marianos). + Volume II: Sermões Dominicais (do 13º Domingo depois do Pentecostes ao 3º Domingo depois da oitava de Epifânia) e Sermões Festivos (da Festa do Natal à Festa de S. Pedro e S. Paulo). Lello & Irmão – Editores. Porto. 1987.

Obra em 2 volumes. De 25,5x19 cm. Com xciv, 971 + 1071 págs.

Encadernações do editor, a imitar as antigas, com belos ferros a ouro nas lombadas e nas pastas.

Obra impressa com muita nitidez sobre papel bíblia.

Segunda edição da primeira tradução portuguesa das obras de Santo António de Lisboa, chamado Fernão de Bulhões, antes de professar, que é o maior Santo de Portugal e um dos maiores de todo o Mundo.

É uma personalidade excepcional pelo facto de marcar profundamente a religiosidade popular e, ao mesmo tempo, ser autor de uma obra de tal valor filosófico e teológico que levou a que lhe fosse atribuído o título de Doutor da Igreja.

Em adição às criações intelectuais deste santo e místico português, que faleceu em Pádua, a obra contém uma pormenorizada e rigorosa síntese biográfica que introduz o leitor aos conteúdos litúrgicos.

A obra contém uma introdução onde são minuciosamente descritos os numerosos manuscritos hoje existentes das obras de Santo António e os critérios seguidos pelo editor e tradutor.

Para esta segunda edição, a única bilingue em latim e português, Frei Henrique Pinto Rema reviu todo o texto latino de acordo com a edição crítica realizada em Itália nos anos 70 do século XX e, de acordo com essas alterações, reviu profundamente a sua tradução.

Trata-se de um trabalho monumental, de grande qualidade e actualizado, que coloca ao alcance de qualquer pessoa um tesouro da cultura portuguesa e europeia.


Fonte: Livraria Castro e Silva, Livros Raros

https://www.castroesilva.com/store/sku/1710JC012/obras-completas

Tabanca Grande Luís Graça disse...

João, tens aqui uma nota biográfica sobre o Frei doutor Henrique Pinto Rema, "meu vizinho" de Resende (, ou seja, vizinho, quando eu estou em Candoz, Paredes de Viadores, Marco de Canaveses, com a albufeira da barragem do Carrapatelo ao fundo...)

HENRIQUE PINTO REMA, O.F.M.

(i)n Filho de José Pinto Rema e de Albina de Jesus, nasceu a 23.09.1926 em São Romão de Aregos - Resende (diocese de Lamego e distrito de Viseu);

(ii) Foi baptizado a 12 de Outubro de 1926.

(iii) Frequentou de 1936 a 1950 a Escola Primária em Anreade (Resende) (1936-1938), o Colégio (de estudos secundários) em Montariol (Braga) (1938-1943), fez o Noviciado Franciscano no Convento de Varatojo (Torres Vedras) (1943-1944), o Curso de Filosofia no Convento de Montariol (Braga) (1944-1946) e o Curso de Teologia no Seminário da Luz (Lisboa) (1946-1950).

(iv) Tomou o hábito franciscano no Convento de Varatojo a 07.09.1943 e professou a Regra da Ordem dos Frades Menores (O.F.M.) a 08.09.1944 no mesmo convento.

(v) Recebeu, a 21 de Fevereiro de 1948, no Seminário dos Olivais, a Prima Tonsura, pelo Cardeal Patriarca D. Manuel Gonçalves Cerejeira; a 11 de Abril de 1948, no Seminário da Luz, as ordens menores do Ostiarado e Leitorado, pelo Bispo de Gurza, D. Manuel Ferreira da Silva; a 28 de Junho de 1948, na Sé de Lisboa, as ordens menores do Exorcistado e Acolitado, pelo Cardeal Patriarca, D. Manuel Gonçalves Cerejeira a 24 de Julho de 1949, no Seminário da Luz, a Ordem do Subdiaconado, pelo Bispo de Limira, D. Rafael Maria da Assunção; a 4 de Março de 1950, no Seminário dos Olivais, a Ordem Maior do diaconado; pelo Card. Patriarca, D. Manuel Gonçalves Cerejeira; a 23.07.1950, no Seminário da Luz (Lisboa), a Ordem Maior do Presbiterado por D. Rafael Maria da Assunção.

(Continua)

Fonte: adapt de http://tempocaminhado.blogspot.com/2017/08/66-antologia-ctmad-henrique-pinto-rema.html

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Frei Henrique Pinto Rema:

(Continuação)


(vi) Como sacerdote franciscano, foi Capelão da Casa de Saúde da Boavista (Porto) (1953-1954), Capelão do Bairro da Quinta da Calçada (1955-1963), Bibliotecário da Biblioteca da Província (1955-1958), Secretário da Prefeitura Apostólica da Guiné-Bissau (1965-1974), Secretário da Província Portuguesa da Ordem Franciscana (1981-1984 e 1992-1998), Guardião da Ordem Terceira a Jesus (Lisboa) e Assistente da Fraternidade local (1984-1992 e 1995-1998), Vigário do Convento da Cúria Provincial (1992-1995), Assistente da Fraternidade da Ordem Franciscana Secular de Elvas (1989-2001).

(vii) Durante o curso curricular, escreveu em 1943 o primeiro artiguinho de página na revista do Colégio de Montariol Alvorada Missionária. Outros se lhe seguiram: na revista interna, sem nome, do Noviciado, em 1944; na revista interna do Curso Filosófico Escola Franciscana, de 1944 a 1946, com saliência para um artigo de 52 páginas sobre a "Teoria da Relatividade" e outro de 18 pp. sobre "As Missões Católicas em Moçambique"; na revista (policopiada) Pax et Bonum do Curso Teológico, de 1946 a 1950, com relevo para um estudo sobre "Liberdade de São Francisco e Liberdade Franciscana" de 52 pp., "Missões Franciscanas de Moçambique" de 13 pp., "O ensino do Hebraico" de 20 pp.e "O XIX Centenário do Concílio de Jerusalém" de 17 pp.

(viii) Já sacerdote, depois de um ano de convalescença de doença pulmonar, leccionou, no Seminário Franciscano de Leiria, Teodiceia e Grego Clássico(1951-1953), e Ontologia, Psicologia Racional e Pedagogia (1963-1964); no Seminário Franciscano da Luz (Lisboa), Sagrada Escritura (Novo Testamento), Grego Bíblico e Hebraico Clássico (1956-1962); nos Liceus de Camões (Lisboa) (1956-1963), de Passos Manuel (Lisboa) (1964-1965) e de Honório Barreto (Bissau) (1967-1974), Religião e Moral, e, no último, também Latim, Grego, Filosofia e Português.

(ix) Depois da ordenação sacerdotal, continuou a redigir artigos para as publicações franciscanas: Missões Franciscanas, Boletim Mensal (até 1954), Colectânea de Estudos (em 1953: "Introdução à Teodiceia" de 14 pp.), Itinerarium (1956-....), Alma (1955-1976), Paz e Alegria (em 1986), para revistas filatélicas, inclusive O Gabriel, de que foi director de 1955 a 1987, para o Boletim Cultural da Guiné Portuguesa, de 1968 a 1974, e outras publicações periódicas. Temas aflorados, conforme a natureza das publicações em causa, no tamanho e no conteúdo, relevando Franciscanismo, História, Filosofia, Sagrada Escritura e Espiritualidade.

(x) Traduziu do francês cinco pequenas obras de espiritualidade; do latim traduziu, anotou e precedeu de longa introdução as Obras Completas de Santo António de Lisboa, com 3ª edição em 1998, e uma antologia temática em 2000.

(xi) Publicou uma História das Missões Católicas da Guiné, primeiro no "Boletim Cultural da Guiné Portuguesa" e depois na Editorial Franciscana de Braga, em 1982, com 994 pp; A Crónica do Centenário da Congregação das Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, tendo saído o I vol. em 1976 com 928 pp. e o II em 1979 com 1456 pp.; concluiu o III vol. em 1987 com 1511 pp. dactilografadas e o IV volume em 1992 com 2363 pp. dactilografadas.
Publicou mais de 16.000 pp, incluindo as reedições da História da Guiné e das Obras Completas de Santo António. Conserva inéditas umas oito mil páginas, incluindo os últimos dois volumes da Crónica do Centenário, a Crónica da Província dos Açores das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição (com umas 600 pp), os dez volumes de Diário, os cinco cadernos de homilias e dezenas de conferências e notas.

... Para saberes mais, João, clica aqui:

Tempo Caminhado > 24 DE AGOSTO DE 2017
67 - Antologia CTMAD - Henrique Pinto Rema

http://tempocaminhado.blogspot.com/2017/08/66-antologia-ctmad-henrique-pinto-rema.html

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Se o frei Henrique Pinto Rema nasceu a 23 de setembro de 1926, acabou de completar 94 (e não 95) anos...

João, não lhe estejas a "aumentar" um ano... Mas quem diria, quem aquela postura erecta e aquele ar jovial... (Aqui, para nós, João, que inveja!...Eu devia ter ido para franciscano!)...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

João, entre São Romão de Aregos, Resende, e Candoz, Paredes de Viadores, Marco de Canaveses, são pouco mais de 20 km, com o rio Douro pelo meio...Tens que vir um dia com a tua Vilma...

Chicorações fraternos. Luis

antonio graça de abreu disse...

Conheci o frade Henrique Lema, há uns vinte anos atrás, como comparsa de esfuziantes conversas, na Academia Portuguesa da História, onde era académico de número e um delicado e conhecedor Senhor,conhecedor das coisas da Guiné e do mundo, no seu humilde hábito franciscano.

Abraço,

António Graça de Abreu