segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Guiné 61/74 - P21484: O nosso blogue como fonte de informação e conhecimento (76): Memoriais Militares / Mémoriaux des Anciens Combattants / Veterans' Memorials: procuram-se contactos, nomeadamente em França e EUA, de associações de veteranos que se interessem por este tema (Serra Vaz, ex-fur mil inf / op esp, CCAÇ 2335, Angola, 1968 / 70)


Lourinhã > Atalaia > Parque dos Moinhos > 16 de junho de 2013 > Inauguração do monumento aos combatentes do ultramar > Vista parcial do monumento...


O concelho da Lourinhã tem, pelo menos, 5 (cinco!) monumentos (ou "memoriais") aos combatentes do ultramar: para além da sede do concelho, tem este na Atalaia, e em mais 3 povoações (Moledo, Zambujeira / Serra do Calvo, Ribamar).

Foto (e legenda): © Luís Graça (2013). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



1. Mensagem de Serra Vaz, nosso camarada, antigo combatente em Angola, ex-fur mil inf /op esp, CCAÇ. 2335, Madureira, Nambuangongo, Zala, Malange, jan 1968/ abr 1970), estudioso e colecionador de memoriais militares, nomeadamente os erguidos no teatro de operações:


Date: terça, 1/09/2020 à(s) 10:26
Subject: Apresentação e pedido de informações sobre memoriais militares
Amigo e antigo camarada d´Armas Luís Graça:

Os meus cumprimentos.

Na sequência do nosso telefonema, tal como lhe disse, sou também um antigo militar (miliciano) e actualmente na situação de reforma, dedico-me ao estudo de diversas matérias sobre a Guerra do Ultramar, sendo a principal:

MEMORIAIS MILITARES,


ou seja, aqueles pequenos (e grandes !) monumentos que (quase) todos nós construímos e deixámos lá pelas Áfricas, pelos aquartelamentos por onde penosamente errámos…

Era uma forma de assinalar a nossa presença e deixar uma "marca" da passagem por esses locais e também, em muitos casos, homenagear os mortos em combate, e ainda servir de base para o mastro da bandeira.

Disponho de, no total, cerca de 700 exemplos, (Angola, Guiné e Moçambique ), na sua maior parte documentados por imagens, identificados e, na medida do possível, estudados.

Mas existirão certamente muitos mais (desconhecidos) cujos testemunhos os seus possuidores levarão para a cova e as imagens desse património histórico que dormem esquecidas em baús nos sótãos lá de casa, vão todos conhecer um destino comum: lixo.

E infelizmente, também no terreno, de tudo isso já pouco ou nada resta; mas importa preservar os testemunhos e as imagens que ainda existem.

Eu entendo que a investigação e o estudo destas matérias é também uma maneira de fazer História. É um "nicho" da História; é uma "pequena história " ou uma "história menor", ou lá o que lhe queiram chamar, mas é História.


O que eu pretendo, então?

A fim de fazer um estudo comparativo, gostava de saber se os militares americanos no Vietnam (1955 / 75 ) e os franceses na Indochina (1945/54) e na Argélia (1954 / 62 ) também deixaram algumas "marcas", assinalando a sua presença pelas posições que ocuparam durante essas, bem conhecidas, guerras, em termos tácticos muito semelhantes e contemporâneas da nossa guerra do ultramar..

Ou isso foi apenas uma prática só nossa, própria de nós, portugueses das nossas tradições e da nossa cultura?

O que eu peço:

i) Conhece algum antigo combatente como nós, radicado nos USA, ou França, pessoa idónea, bem relacionado e motivado para estes temas ?

ii) Tem o endereço de alguma(s) Associação(ões) de Veteranos de Guerra, americanos ou franceses, onde é suposto haver alguém que forneça informação credível ?


Nesse dois países devem existir muitas Associações desse tipo, tal como acontece em Portugal.

Eu posso fazer essa consulta directamente, escrevendo uma carta em inglês e/ou francês, desde que disponha de um endereço.

Muito grato pela atenção dispensada, me subscrevo com um abraço

Serra Vaz
e-mail: serlipe14@gmail.com
_________

Pedro da Luz Serra Vaz,
Dafundo, Cruz Quebrada, Oeiras

ex Fur Mil Inf (Op Esp ) CCAÇ. 2335 ( Companhia Independente.)
Angola Jan 1968 / Abril 70:
Madureira, Nambuangongo, Zala, Malange


2. Resposta do editor LG:

Olá, camarada.

Tenos pelo menos vinte referências, no nosso blogue, com o descritor ou marcador Memoriais... Mas este tema também está, em grande parte, coberto por outros descritores ou maracdores como, por exemplo, Monumentos (mais de 50 referências).

Não temos uma série específica, dedicada aos Memoriais da Guiné; em todo o caso, temos muita imformação, dispersa, em texto e fotos, sobre memoriais deixdos no terreno por muitas unidades e subunidaes que serviram no CTIG, entre 1961 e 1974.

Contactos com associações de veteranos, francesas e americanas, das guerras da Indochina, da Argélia e do Vietname, não temos... Mas, alguns camaradas nossos., que vivem em França e nos EUA, podem dar uma boa ajuda.

Obrigado, Serra Vaz, pelo pedido, pleo contacto e pela troca de impressões que estabelecemos ao telefone. Vou mandar alguns contactos de email. Estaremos sempre disponíveis para akudar e oxalá haja já, na volta do correio, respostas de camaradas nossos, da diáspora lusitana, interessados por este tema, iou que possam servir de elemento de ligação ás associações de veteranos dos EUA e da França, nomeadamebte.


Boa saúde, bom trabalho. LG

___________________

Nota do editor:

Último poste da série > 8 de outubro de 2020 > Guiné 61/74 - P21430: O nosso blogue como fonte de informação e conhecimento (75): procuro mais notas biográficas sobre o cor pilav Gualdino Moura Pinto, dado erradamente como morto no acidente do avião da TAP, TP425, no Funchal, em 19/11/1977 (Santiago Garrido, jornalista, "La Voz de Galicia")

4 comentários:

José Marcelino Martins disse...

file:///C:/Users/asus/Downloads/COMB393-SET-2020.pdf

Caro Serra Vaz

No link acima e descarregando a revista COMBATENTE, poderás encontrar não só os Núcleos no país e regiões autónimas mas, principalmente as que te interessam, que são as que se encontram no estrangeiro.

Nelas haverá, quem se interesse pelo assunto e devem ter contactos com outras organizações congéneres desses países.

Votos de boa saúde, bom trabalho e Cuida-te e um abraço




Anónimo disse...

Caro Serra Vaz,
Eu vivo nos EU. Durante muitos anos a Guerra do Vietnamme foi algo para esquecer. Para alé do Monumento aos Mortos só conheço um pequeno monumento dedicado aos Veteranos da Guerra do Vietname, em New Bedford. Tentarei obter uma foto desse monumeto.
Acrescento que o José Marcelino Martins fez uma excelente sugestão.
Cumprimentos.
José Câmara

Anónimo disse...


john crisostomo (por email)
27 out 2020 03:33

Luis Graça,

Acabo de ver o pedido do Serra Vaz. Não respondi no blogue para não estar a por o carro à frente dos bois. Mas amanhã (são agora11.15 PM )vou tentar o telefone e depois digo-te se consegui alguma info sobre o pedido. Antes de todos falo com o Fernando Santos ( que é outra “enciclopédia" como tu). A não ser que o queiras contactar directamente uma vez que já estás em contacto com ele. Se leres este diz-me "se estou no bom caminho" ou se devo deixar que outros respondam directamente ao Serra Vaz.
Ab
Joao

Tabanca Grande Luís Graça disse...

João, tu é que és o embaixador da Tabanca Grande na Amércia!...

Se puderes ajudar, ótimo!... Avança. E as tuas melhoras... Tenho aqui vários postes teus, já em edição...

Um bom dia. Luís