sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Guiné 61/74 - P21494: Memoriais Militares (1): Diáspora açoriana na América: contactos de veteranos da guerra do ultramar e da guerra do Vietname (José Câmara, Raynham, Massachusetts)



Capa do livro 

CABRAL, Adalino e DIAS, Eduardo Mayone (org.), "Das guerras africanas à diáspora americana", Rumford, East Providence, Rhode Island, USA: Peregrinação Publications, 2002. Foto da capa: Fur Mil Manuel Adelino Ferreira. Norte de Angola, 1966.




Estados Unidos > Massachusetts > Raynham > 2019O João Crisóstomo (à esquerda) e eu na minha casa


Foto (e legenda): © José Câmara (2020). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem do José Cãmara (ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 3327 e Pel Caç Nat 56, Brá, Bachile e Teixeira Pinto, 1971/73); tem cerca de 120 referências no nosso blogue; 


Date: quinta, 29/10/2020 à(s) 00:35
Subject: Memoriais Militares (*)
 

Amigo Luís Graça,

Anos atrás,  eu estive no lançamento de um livro escrito pelos Srs Adalino Cabral, um veterano da Guerra do Vietname, e Eduardo Mayone Dias. Sei que têm algumas publicções sobre a Guerra do Vietname. Não tenho os seus contactos, mas quero acreditar que o nosso companheiro Serra Vaz (*) pode conseguir isso com a seguinte informação:

"Adalino Cabral: Emigrou criança para os Estados Unidos, em 1954. É veterano da guerra do Vietname.
Os mesmos autores, ele e o Eduardo Mayone Dias, haviam  anteriormente publicado a obra "Portugueses na guerra do Vietname".

Apurei que o Eduardo Mayone Dias é professor e investigador. natural do continente, vive em Los Angeles; e que o Adalino Cabral é natural da Feteira Grande, Nordeste, S. Miguel.  

Os mesmos autores haviam anteriormente publicado a obra "Portugueses na guerra do Vietname". 

Da nota introdutória do livro, cuja capa acima se reproduz: 

"As guerras de África vimo-las de longe e com diferentes perspectivas. Um de nós, Adalino Cabral, passou parte desses anos ele mesmo no mato, mas no Vietname. O outro, Mayone Dias, andava em 1961 pelo México e depois, até 1974 pela Califórnia. Em ambos os casos as notícias de África só muito esporadicamente nos chegavam (...). O que ambos pretendíamos obter era um relato pessoal da experiência de campanha, as impressões do contacto com o novo ambiente físico e emocional, um possível contraste entre as atitudes de ontem e de hoje" (...)

Com a ajuda do nosso saudoso amigo e camarada, e grande açoriano,  Carlos Cordeiro (1946-2018), sabemos que o livro se baseia, portanto, na recolha de depoimentos de veteranos da Guerra do Ultramar que emigraram para os Estados Unidos. Dos dezassete entrevistados, onze são naturais dos Açores, um estabelecido na Califórnia e os restantes no Massachusetts.

São os seguintes os entrevistados açorianos (nome / ano de nascimento / local, ilha / teatro de operações

- César Serpa  / 1941 / ico da Pedra, S. Miguel / Moçambique. 

- David de Sousa Bairos / 1947 / Sto. Espírito, Sta.Maria / Guiné.

- Fernando Amaral Dutra / 1932 / Madalena, Pico / Guiné; Timor.
 
- Floriano Jorge Resendes de Medeiros / 1950 / Lagoa, S. Miguel / Moçambique.

- Gilberto Manuel de Moura Sousa / 1951 / Vila do Porto, Sta. Maria / Moçambique.

- Horácio Botelho Tavares / 1947 / S. Roque, S. Miguel / Angola.

- Jaime Soares da Costa / 1947 / Santa Maria / Guiné.

- José Natalino Cardoso / 1942 / Ponta Delgada, S. Miguel / Angola.

- Manuel Adelino Ferreira / 1942 / Ribeira das Taínhas, Vila Franca do Campo, S. Miguel / Angola.

- Mário Jorge da Costa Borges / 1946 / Ponta Garça, Vila Franca do Campo, S. Miguel / Moçambique.

- Vasco Manuel Correia de Matos / 1953 /  Serreta, Terceira / Angola.

Eu estive presente no lançamento deste livro no clube Os Amigos da Terceira, Estado de Rhode Island. Se a memória me serve bem, o Sr. José Brites, um grande admirador e impulsionar das coisas portuguesas por estes lados, terá a disponibilidade para servir quem dele se aproximar. Nesse sentido aqui fica o que consegui: 

José Brites
Peregrinacao Publications Inc 
36 Brayton Avenue 
Rumford, RI 02916 - View MapPhone: (401) 435-4897
Web: www.portuguesefoundation.org 
 
 ____________

Nota do editor:

(*) Vd. postes de;

1 comentário:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Registo aqui, com apreço, o facto de dois dos nossos camaradas da diáspora lusitana na América, o José Câmara e o João Crisóstomo, terem sido logo dois dos primeiroa a responder ao apelo do Serra Vaz que está a fazer um estudo comparativo dos "memoriais militares" deixados nos diferentes teatros de operações: Angola, Guiné, Moçambique, etc., mas também Indochina, Argélia, Vietname...

Ser grã-tabanqueiro é também dar uma ajudinha ao camarada do lado, mesmo que o Serra Vaz ainda não faça parte, formalmente, da nossa Taabanca Grande... Esteve em Angola, é nosso camarada.