Cor inf ref Morais da Silva
1. Continuação da publicação da série respeitante à biografia (breve) de cada um dos 47 Oficiais, oriundos da Escola do Exército e da Academia Militar que morreram em combate no período 1961-1975, na guerra do ultramar ou guerra colonial (em África e na Ásia).
Trabalho de pesquisa do cor art ref António Carlos Morais da Silva [, foto atual acima], membro da nossa Tabanca Grande [, tendo sido, no CTIG, instrutor da 1ª CCmds Africanos, em Fá Mandinga, adjunto do COP 6, em Mansabá, e comandante da CCAÇ 2796, em Gadamael, entre 1970 e 1972 ]
Sobre o maj pilav Mantovani Filipe, abatido em 8 de abril de 1973, aos comandos de um T 6, entre Bigene e Guidaje, temos infelizmente poucas referências no nosso blogue.
Reproduzimos, com a devida vénia, um excerto do poste [ segunda-feira, 6 de abril de 2009 > Voo 899, 6 Abril de 1973, outro dia de luto na BA12]
(...) Era uma manhã igual às outras, por volta das 6h00. Os mecânicos da linha da frente dos T6 faziam as inspecções e os respectivos "Ponto Fixo ", numa grande azáfama. Mais tarde estando tudo em ordem, lá apareciam os respectivos pilotos o Maj Pilav Mantovani e o Fur Pil Henriques Ferreira.
Como era uma missão de ir e vir (não havia abastecimento), não era necessária a ida do mecânico.
Já na altura vivia-se um ambiente de preocupação e consternação após os acontecimentos trágicos que anteriormente tinham ceifado vidas.
Passadas algumas horas, para espanto do pessoal da linha da frente, verifica-se que apenas um T6 entra na "final" de regresso à Base, não se sabendo ainda a razão da falta da outra aeronave. Após a aterragem perguntou-se ao piloto qual a razão da demora.... e a resposta trouxe a desolação total: "Era uma bola de fogo"....
(...) Era uma manhã igual às outras, por volta das 6h00. Os mecânicos da linha da frente dos T6 faziam as inspecções e os respectivos "Ponto Fixo ", numa grande azáfama. Mais tarde estando tudo em ordem, lá apareciam os respectivos pilotos o Maj Pilav Mantovani e o Fur Pil Henriques Ferreira.
Como era uma missão de ir e vir (não havia abastecimento), não era necessária a ida do mecânico.
Já na altura vivia-se um ambiente de preocupação e consternação após os acontecimentos trágicos que anteriormente tinham ceifado vidas.
Passadas algumas horas, para espanto do pessoal da linha da frente, verifica-se que apenas um T6 entra na "final" de regresso à Base, não se sabendo ainda a razão da falta da outra aeronave. Após a aterragem perguntou-se ao piloto qual a razão da demora.... e a resposta trouxe a desolação total: "Era uma bola de fogo"....
Mais um avião tinha sido alvo do missil "strela". O major Mantovani faleceu em [8] de Abril de 1973, que Deus tenha a sua Alma em Paz." (...)
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Nota do editor:
Último poste da série > 25 de setembro de 2020 > Guiné 61/74 - P21391 In Memoriam: Os 47 oficiais oriundos da Escola do Exército e da Academia Militar mortos na guerra do ultramar (1961-75) (cor art ref António Carlos Morais da Silva) - Parte XLIV: Jaime Frederico Mariz Alves Martins, maj grad inf (Oeiras, 1936 - Guidaje, 1973)
1 comentário:
Não foi lapso do Carlos Robalo. O avião foi abatido em 6 de Abril.
Miguel Pessoa
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