sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Guiné 61/74 - P22926: Agenda cultural (796): Próxima apresentação do último livro do José Saúde ("Aldeia Nova de São Bento"): Beja, Biblioteca Municipal de Beja José Saramago, 3ª feira, dia 25 de janeiro de 2022, pelas 21h00


Próxima apresentação do último livro do José Saúde: Beja, Biblioteca Municipal de Beja José Saramago, 3ª feira.dia 25 de janeiro de 2022


I. Mensagem de José Saúde, jornalista e escritor, ex-fur mil op esp, CCS/BART 6523 (Nova Lamego, 1973/74), membro da nossa Tabanca Grande, com mais de 210 referências no nosso blogue:


Data - 16/01/2022, 10:44

Assunto - Apresentação do livro na Casa do Alentejo em Lisboa, no passado dia 15... No dia 25,às 22h00, será na Biblioteca Municipal de Beja


1. Guiné: tudo vale a pena quando a alma não é pequena! Esforço e dedicação na peleja de um antigo combatente no mundo da escrita

Camaradas,

Somos pequenas gotas de orvalho que definham escrupulosamente em cada momento que a vida, por enquanto, ainda nos reserva. Somos, também, descendentes de criaturas humanas que, em cada ciclo das suas vidas, foram dando à luz novos seres.

As cidades, vilas, aldeias e lugares desenvolveram-se e o universo rural, sendo o caso que cito neste meu último livro, procurou novos rumos. Dá-se então o êxodo da retirada de gentes da terra que os viu nascer. Não para “paraísos fiscais”, mas na procura de novas oportunidades de trabalho. De homens que partiam a salto para países estrangeiros. Indivíduos que não sabiam ler nem escrever e que fizeram parte da sua juventude desprovidos de um par de sapatos, ou seja, andavam descalços.

Os tempos de outrora não foram fáceis. O contrabando era um meio de sustento para uma casa cheia do nada. Vazias. As lutas dos trabalhadores rurais para um melhor salário, nem que fossem uns magros tostões, foram muitas.

Depois, sim depois, surge o interesse das antigas profissões. Das ceifeiras e mondadeiras; dos almocreves; dos abegões; dos sapateiros e ferreiros; dos pastores e vaqueiros; dos ferradores e dos lobos que desciam ao povoado para se alimentarem dos cascos das bestas; das festas, ou romarias; da feira que trazia o negócio do gado; de homens que muito dizem ao seu torrão sagrado; enfim, uma panóplia de temas que abordo neste meu décimo livro, que dá pelo nome da “Aldeia Nova de São Bento – Memórias, Estórias e Memórias”, que fala, também, a origem do povoado e quem afinal somos e de onde viemos.



Lisboa > Casa do Alentejo > 15 de janeiro de 2022> O José Saúde autografando um exemplo do seu décimo livro, “Aldeia Nova de São Bento – Memórias, Estórias e Memórias” (Lisboa, Edições Colibr, 2021). Vd aqui um pequeno vídeo da sessão de autógrafos,, na página do Facebook do autor.

Foto (e legenda): © José Saúde (2022). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


2. No pretérito sábado, 15 de janeiro de 2022, estive na Casa do Alentejo em Lisboa, Portas de Santo Antão, e gratifiquei-me com a imensidão de gentes que entre as 15 e as 16 horas fizeram questão de ali se deslocarem para adquirir a nova obra.
 

É óbvio que o tempo que atravessamos obedece a cuidados sanitários. Por isso entravam, davam-me dois “dedos de conversa” e lá partiam com o “brinquedo” debaixo do braço.

Fica a minha gratidão pela sua presença em Lisboa, adiantando que no próximo dia 25 de janeiro, terça-feira, pelas 21 horas, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Beja, farei mais uma apresentação deste meu livro.

Abraço, camaradas
Zé Saúde
___________

Nota do editor:

Sem comentários: