La coste d'Afrique | A costa ocidental de África
La coste d'Afrique depuis la rivière de Gambie jusques à celle de |Cherbe (?) ou Madrebombe (?), presentée à Monsieur "monseigneur de Pontchaulyaire (?) | Mapa da costa da África Ocidental desde o rio Gâmbia ao de Cherbe (?) ou Madrebombe (?), apresentado a Monsenhor de Pontchaulyaire (?)
Eschelle de quarante lieuz (?) françaises et anglaises | Escala de quarenta lugares (?) franceses ingleses
Farim colonie portugais... Gesves (?), colonie portugaise | Farim, colónia portuguesa... Geba (?), colónia portuguesa
Fotos (e legendas): © João Schwarz da Silva (2022). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
1. Mensagem de João Schwarz da Silva, membro da nossa Tabanca Grande, nº 768, desde 30 de março de 2018. (Recorde-se que o João nasceu em Alcobaça em 1944, e foi para a Guiné pela primeira vez com 4 anos. Depois da morte do seu avô Samuel Schwarz em Lisboa, em 1953, voltou para Bissau onde frequentou o Colégio Liceu Honório Barreto, onde a mãe era professora, até à sua vinda para a universidade, em Lisboa, em 1960; vive em Paris; é o autor da página Des Gens Intéressants, onde tem perpetuado as memórias de amigos e familiares; Tem já uma dezena e meia de referências no nosso blogue.)
Data - quarta, 26/01/2022, 08:52
Assunto - Mapas da Guiné
Caro Luis
Nas minhas andanças pela BNF - Biblioteca Nacional de França, em Paris, descobri um mapa muito interessante que mostra a região da Guiné nos anos 1680. Aparentemente o mapa est baseado nas viagens de um Michel de la Courbe que era delegado da companhia do Senegal e que visitou Cacheu, Bissau e Farim.
Aqui vão as imagens.
Um grande abraço
João Schwarz da Silva
2 comentários:
Ou eu estou a ver mal, ou está errada a legenda da 4.ª imagem, onde se diz Feloupes dociles sont portugaises | Felupes pacíficos são portugueses. O que eu leio no mapa é feloupes dociles com um ponto final imediatamente a seguir e, à frente, fort portuguais. Para que se traduzisse para ...são portugueses, teria que estar escrito ...sont des portugais ou o seu correspondente na ortografia francesa do séc. XVII.
Fernando, tens toda a razão- Já corrigi: "felupes pacíficos... forte português... Aliás havia dois na regiao de Cacheu, um em Cacheu, na margem esquerda do rio e outro do lado oposto, em Bolola (?)...
As imagens têm pouca resolução...
Enviar um comentário