sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Guiné 61/74 - P22965: (Ex)citações (400): A Suécia... sempre original (José Belo) - Parte I: as "renoducts", pontes para as renas sobre as linhas férreas e estradas da Laponia...


No país dos Samis (, lapões, é um termo racista...)... As renas do Zé Belo, que também estão ser a vítimas das alterações climáticas... Foto do álbum do autor (2021)



José Belo

José Belo, jurista, o nosso luso-sueco, cidadão do mundo, membro da Tabanca Grande, reparte a sua vida entre a Lapónia (sueca), Estocolmo e os EUA (Key West,  Nova Orleans...); (ii) foi nomeado por nós régulo (vitalício) da Tabanca da Lapónia, agora jubilado; (iii) na outra vida, foi alf mil inf, CCAÇ 2391, "Os Maiorais", Ingoré, Buba, Aldeia Formosa, Mampatá e Empada, 1968/70); (iv) é cap inf ref do exército português; (v) durante anos alimentou, no nosso blogue, a série "Da Suécia com Saudade"; (vi) tem 215 referências no nosso blogue; e (vii( faz hoje anos.


1. Mensagem do José Belo:


Data - terça, 1 fev 2022, 12:34

Assunto - A Suécia... sempre original (*)


Caro Luís


Um pouco de ar de New Orleans (ou NOLA como se diz localalmente)...

Seguem dois artigos, do jornal inglês "The Guardian", um sobre corvos "funcionários camarários" para apanhar "beatas", e outro relacionado com as pontes construídas para as renas sobre algumas autoestradas da Laponia.

Um grande abraco com votos de saúde. J. Belo

https://www.theguardian.com/world/2021/jan/20/sweden-to-build-bridges-for-reindeer-to-safely-cross-roads-and-railways

https://www.theguardian.com/environment/2022/feb/01/swedish-crows-pick-up-cigarette-butts-litter


2. Comentário do editor Luís Graça

Tens razão, a tua segunda pátria (?) , a terra dos teus filhos,  onde já vives há mais anos do que aqueles que viveste em Portugal e no seu ex-império, é um país... "original".  Pelo menos onde se pode dizer que economia, concertação social, democracia, equidade social (igualdade de oportunidades) e ecologia até podem "rimar"...

Essa de construir pontes para renas sobre estradas e linhas férreas na Lapónia, nunca lembraria ao diabo em Portugal... Primeiro porque não há renas, muito menos rebanhos de renas,  em Portugal  (, a não ser no "jardim zoológico"...) e o diabo é capaz de ser mais amigo dos contribuintes portugueses do que das renas samis... Não há renas, mas há outra bicharada, dos linces aos veados, que também são trucidados nas autoestradas e caminhos de ferro... 

Vamos ao "teu" primeiro artigo, deixando o outro para melhor ocasião, ou para a II parte deste poste...

O primeiro é  da autoria de  Jon Henley, e foi publicado no jornal inglês The Guardian, quarta-feira, 20 de janeiro de 2021 13h16 GMT... Tem mais de um ano, avisam-nos. Faço uma adaptação, com tradução mais ou menos livre, e nalguns casos reproduzindo alguns excertos.

Espero que este poste seja, em 4 de fevereiro de 2022,  no dia dos teus anos, uma boa "prenda de aniversário" para ti (**)... e para as tuas renas!... Se tivesses ovelhas no Alentejo estavas bem pior... com a seca com que começámos o primeiro mês do  ano da graça de 2022...  Ainda me lembro do tempo, em que os putos da escola praguejavam, para poder fazer fazer gazeta: "Quem dera que chova três dias sem parar!"...  Eram cheias certas no Rio Grande da minha vilória, construída em antigo leito de mar... (LG)


3. A Suécia, para fazer face às alterações climáticas,  está a construir pontes para renas sobre estradas e linhas férreas

A Suécia vai construir uma dúzia de pontes para que as renas possam atravessar,  em segurança,  as linhas férruas e as principais estradas do Norte do país,  como resposta ao problema do  aquecimento global  que obriga os animais  a percorrer maiores distâncias em busca de comida.  

A medida tem o apoio de investigadores na área da ecologia e das ciências agrárias...para quem “num clima em mudança com condições difíceis de neve, será extremamente importante encontrar e ter acesso a  pastagens alternativas”...Os  pastores de renas também foram consultados sobre a localização e as especificações técnicas  das pontes bem como sobre este projeto, deveras original.

A primeira destas pontes terá começado já  a ser construída  (ou estará construída) em 2021,  na cidade oriental de Umea, segundo a emissora pública Sveriges Radio. “Renoducts” é o nome destas pontes,  uma junção da palavra reno (renas) e  de viaduct (viaduto). 

O  aquecimento global está já ter  um impacto devastador nas 250 mil  renas da Suécia e nos 4.500 proprietários indígenas Sami (lapões),  com licença para as pastorear. (Em média, 55,5 renas por rebanho..).  Algumas pastagens de inverno ainda estão a  recuperar de secas e incêndios florestais que atingiram, sem precedentes,  o Norte da Suécia.

Os líquens  constituem uma parte fundamental da dieta das renas. Ora está-se a tornar difícil para elas encontrar os líquens, no inverno, agora mais quente e húmido. Em vez de neve, cai chuva. Quando as temperaturas descem abaixo de zero,  formam-se  entretanto camadas impenetráveis ​​de gelo  no solo  em vez da normal  crosta de neve macia. Nestas circunstâncias, as renas são incapazes de sentir o cheiro do líquen  ou de escavar para chegar até ele...

Estes animais, para além do sua função ecológico e cultural, têm grande importância económica para as populações locais, sendo criadas pelo valor  da sua  carne, da sua pele e das suas hastes...

As renas são agora obrigadas a deslocar-se  para  mais longe em busca de comida. Pelo caminho, têm de atravesar  linhas férreas ou estradas principais, muitas vezes vedadas,   e onde correm o risco de serem atropeladas e mortas.

As doze "renoducts" cuja construção está planeada   n Norte, nos condados de Norrbotten e Västerbotten,  pretendem mitigar ou aliviar a situação...  E, pelo menos,  as autoridades já não terão, 
de futuro,  de fechar a principal autoestrada norte-sul, a  E4,  quando um rebanho estiver em  trânsito.

[ Tradução, adaptação livre, fixaçáo  de texto, para efeitos de publicação neste poste: LG]

Fonte: Jon Henley - Sweden to build reindeer bridges over roads and railways. The Guardian, 20Wed 20 Jan 2021 13.16 GMT... Com a devida vénia...

 
___________

Notas do editor:

(*) Último poste da série > 19 de janeiro de 2022 > Guiné 61/74 - P22920: (Ex)citações (399): Ética na guerra ? O caso do "matador" do comandante de bigrupo Mário Mendes (1943-1972): "Não se mata um homem de costas", disse ao António Duarte, o apontador da HK 21, do 4º Gr Comb da CCAÇ 12... (Seria o Cherno Baldé ?)

1 comentário:

Hélder Valério disse...

Caro JBelo

Esta ideia parece ser uma coisa justa.
E, certamente, iremos achar (cá está, o "achismo" lusitano) uns que é uma ideia excelente e "amiga dos animais" e outros que se trata de um "estado despesista" e que o dinheiro seria bem melhor empregue em.... (aqui é costume enumerar três ou quatro coisas que façam os cidadãos abanar afirmativamente a cabeça. É só escolher.
Mas, em abono da verdade, é preciso que também se diga que por cá, por esta "santa terrinha", também tem havido alguma preocupação em facilitar a vida aos animaizinhos, só que não através de "viadutos" mas sim por intermédio de "passagens inferiores".
Um forte abraço
Hélder Sousa