terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Guiné 61/74 - P22955: O nosso blogue em números (79): Em 2021 publicámos em média 95 postes por mês... e não falhámos um único dia do ano... Palmas, por favor, para a nossa pequena equipa editorial que já pratica o teletrabalho muito antes da pandemia...



Gráfico nº 11 - Nº de postes publicados por mês no ano de 2021(n=1142)

Infografia: Carlos Vinhal (2022)





Quadro nº 1 - Mapa-resumdo do nº de postes publicados por mês e por editor, no ano de 2021 (n»1142)

Infografia: Carlos Vinhal (2022)


Gráfico nº 12 - Nº de postes publicados por mês  e por editor no ano de 2021(n=1142)

Infografia: Carlos Vinhal (2022)


1. É bom que os nossos leitores saibam que este blogue é mantido por uma pequena equipa que funciona à distância, e há muitos anos: neste momento, temos 4 editores, mas na prática, o essencial do trabalho assenta em duas pessoas, o Carlos Vinhal (que vive em Leça da Palmeira, Matosinhos, distrito do Porto), e o Luís Graça (que vive, desde o início da pandemia de Covid-19, em março de 2020, essencialmente na Lourinhã, distrito de Lisboa).  

Temos ainda o Eduardo Magalhães Ribeiro (Maia) e o Jorge Araújo (sediado em Almada, mas vivendo neste momento em Abu Dhabi, nos Emiratos Árabes Unidos). 

Até 2009 ainda pudémos contar com a colaboração ativa (e preciosíssima) do Virgínio Briote.  Razões imponderáveis de saúde fizeram  com que ele hoje seja um editor jubilado, mas de cujo conselho nunca prescindimos sempre que a ocasião se oferece: contimua também a estar ao alcance de um clique ou de uma chamada de telemóvel.

O Jorge Araújo devia já estar tecnicamente habilitado a editar os seus próprios postes, e nomeadamente os das séries "Memórias cruzadas...", "(D)o outro lado combate", "Tabanca dos Emiratos"... Na prática, quem é o "editor final" dos seus trabalhos é o Luís Graça. 

2. Em 2021 publicámos 1142 postes: o mês de fevereiro foi o que teve mais postes (n=125) e o mês de agosto o que teve menos (n=80) (Gráfico nº 11). A média mensal andou nos 95. 

No Quadro nº 1 e no Gráfico nº 12, faz-se a distribuição por mês e por editor.  No total de postes editados pelo Luís Graça (n=577) estão contabilizados 17  que são da autoria do Jorge Araújo.

O Jorge Araújo tem passado, desde 2019, algumas temporadas nos Emiratos Árabes Unidos, onde a sua esposa é professora numa prestigiada universidade árabe. Por outro lado, no ano lectivo de 2020/21 ele estava ainda no activo, como professor do ensino superior politécnico, E neste momento continua em Abu Dhabi, a ultimar dois livros, o que lhe deixa pouco tempo livre para alimentar o nosso blogue com os seus postes sempre originais e surpreendentes.

Em 2020  a havia já  mais de meia centena de referências com o marcador "Jorge Araújo". Boa parte tinha a ver com os postes da sua autoria, relacionados com séries como "(D)o outro lado do combate"  ou "Memórias cruzadas" ou ainda "Ensaios"... 

Esses postes eram  enviados diretamente por ele para o blogue, em formato de rascunho. A inserção de fotos e os "acabamentos" ficavam por conta do editor Luís Graça. E como tal eram contabalizados.  Agora está a enviá-los só por email. Continuamos à espera de poder resolver esse problema, com tempo e vagar, e dando assim o seu a seu dono. 

O Magalhães Ribeiro tem-se limitado, nos últimos anos, a editar os postes do José Saúde, que lhos envia diretamente.

3. Como já o dissémos em anos anteriores, uma das  particularidades do nosso blogue é que, quer faça sol, quer faça chuva, seja domingo ou feriado, há sempre alguém a trabalhar e a publicar, todos os dias, um poste ou mais postes... E isso verificou-se ao longo de mais estes doze meses pandemia de Covid-19. Não creio que tenhamos falhado algum dia...

Alguns dos postes que editamos todos os dias podem ficar "agendados" de um dia para o outro (, é o caso, por exemplo,  dos postes da série "Parabéns a vocês", que estão ao cuidado do Carlos Vinhal)... Como se costuma dizer, é comida pronta a usar, que fica no frigorífico de um dia para o outro...

Há uma boa articulação entre os  editores, em especial o Carlos Vinhal e o Luís Graça, que se apoiam mutuamente... Estão de resto, os dois sempre à distância de um clique... tal como o Jorge Araújo (, também reformado de fresco...) e o Eduardo Magalhães Ribeiro (que se reformou já  em 2019).
 
4. Como fazemos todos os anos,  fica aqui, desde já, registado, em letra de forma, um voto de louvor aos nossos coeditores, os dois  do Norte, o Carlos Vinhal e o Eduardo Magalhães Ribeiro, e o outro do sul, o Jorge Araújo: na qualidade de fundador do blogue, eu, Luís Graça, não me canso de louvar a sua lealdade, dedicação, generosidade e competência. 

São valores que não têm preço, a par do forte espírito  de corpo que nos anima há muito. Mas tenho que destacar aqui o nome do Carlos Vinhal que, na realidade, tem sido o pilar do blogue, desde há muito... 

Disse-o o ano passado, e não era exagero: se ele cair, o blogue cai...Por isso rezo todos os dias, aos nossos bons irãs, acocorados no alto do poilão da Tabanca Grande, para nos deem vida e saúde para continuar a poder dar voz aos "amigos e camaradas da Guiné". 

(Infelizmente, para mim, o ano de 2021 foi um "annus horribilis" com problemas de saúde que ainda não superei na totalidade, daqueles que nos tocam a todos à medida que a idade vai avançando... Mesmo assim acho que me aguentei, menos mal!... E continuo  dizer, não sem algum  humor negro, citando  o "meu pai, meu velho, meu camarada": "Mais vale andar neste mundo em muletas do que no outro em carretas"...). 

(Continua)
___________

Nota do editor:

(*) Último poste da série > 15 de janeiro de 2022 > Guiné 61/74 - P22907: O nosso blogue em números (77): em 2021, apesar da dupla fadiga pandémica e bloguística, tivemos uma média de 4,5 de comentários por poste, igual à do ano anterior...


Vd postes anteriores da série:

10 de janeiro de 2022 > Guiné 61/74 - P22895: O nosso blogue em números (76): Quem nos visita continua a usar o Chrome (38,7%) como navegador, e o Windows (72%) como sistema operativo.

7 de janeiro de 2022 > Guiné 61/74 - P22885: O nosso blogue em números (75): Globalizados, somos vistos em muitos países, com natural destaque para Portugal (40%), EUA (25%), Brasil (5%), França (5%) e Alemanha (4%)... Pela primeira vez, aparece a Suécia no "Top 10" e a Guiné-Bissau no "Top 20"

4 de janeiro de 2022 > 4 de janeiro de 2022 > Guiné 61/74 - P22875: O nosso blogue em números (74): em 2021, tivemos 25 "baixas mortais" e 31 novos membros da Tabanca Grande (dos quais 13 a título póstumo)... Somos agora, entre vivos e mortos, 855 grã-tabanqueiros

4 de janeiro de 2022 > Guiné 61/74 - P22875: O nosso blogue em números (73): em 2021, tivemos 25 "baixas mortais" e 31 novos membros da Tabanca Grande (dos quais 13 a título póstumo)... Somos agora, entre vivos e mortos, 855 grã-tabanqueiros

10 comentários:

José Botelho Colaço disse...

Notícias de hoje a "nossa" Guiné continua envolvida em mais uma tentativa de golpe de Estado é uma tristeza!

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Joaquim, a LDG com aquelas duas peças Bofors de 40 mm, a bombordo e a estibordo, davam alguma tranquilidade... Mais o morteirte 60!... Fiz o rio Geba, várias vezes, Xime-Bissau, para cima e para baixo... O PAIGC não se metia com as LDG... Mas estas viagens eram inesquecíveis... Mas "melhor ainda" era ir no "barco turra"...

A. Murta disse...

Camaradas da equipa editorial do nosso Blogue.

Não podia deixar passar esta oportunidade sem vos deixar a minha homenagem e admiração pelo vosso incansável trabalho. Não me imagino, a cada noite, visitar o Blogue e não encontrar nada de novo, ou, pior ainda, já não o encontrar, por falta de quem o "alimente".

Sobretudo ao Luís Graça e ao Carlos Vinhal faço uma respeitosa reverência pelo belo e continuado trabalho ao longo de tantos anos. Às vezes, os meus longos silêncios podem parecer afastamento, mas não. (Há outras razões). Diariamente faço aqui as minhas breves leituras, tendo sempre presente que as devo a vocês e à vossa generosidade. E quanto eu já aprendi neste Blogue, sobre uma guerra que, por nela ter sido envolvido, julgava saber tudo. Além de outras temáticas, naturalmente.

Por isso vos deixo um grande abraço de reconhecimento e gratidão.
António Murta.

Hélder Valério disse...

Caros Editores

Sim, o vosso trabalho é meritório, altamente meritório e todos os encómios não serão demais.
Todos beneficiamos.
Os que procuram os relatos dos atos de guerra.
Os que procuram as recordações dos locais.
Os que aproveitam para conhecer outros locais, paisagens, culturas, etc..
Os que aproveitam para conhecer o que se pensa das leituras dos outros.
Enfim, conforme os "humores" de cada um, assim se vai aproveitando o que diariamente se transmite pelo Blogue.
Agradecido
Hélder Sousa

José Teixeira disse...

São muitos anos de canseiras e trabalhos para manter o nosso blogue em movimento. Estou muito grato pelo vosso trabalho e pelas amizades que ajudastes a construir.
O Blogue é uma ponte de ligação humana entre os combatentes da Guiné, que andavam dispersos e encontraram um ponto de encontro onde podem expor as suas experiências e vivências, bem como conhecer tantas outras que todos nós vivenciamos.
Um espaço de partilha que importa alimentar.
Bem hajam.

Valdemar Silva disse...

Realmente, é uma missão do caraças.
Este nosso blogue tem de ser apresentado a alguém para começar a ser digitalizado pra ficar nos anais dos "Grandes Testemunhos Escritos" sobre a guerra na Guiné.
O Luís Graça e o Carlos Vinhal têm de ver esse reconhecimento enquanto ainda podem aguentar esta difícil missão.

Obrigado e saúde da boa
Valdemar Queiroz

Eduardo Estrela disse...

Aos companheiros que têm tido a coragem de manter o blog activo quero deixar aqui expresso o meu agradecimento pelo extraordinário trabalho em prol da nossa memória colectiva.
Bem hajam.
Abraço fraterno.
Eduardo Estrela

Carlos Vinhal disse...

Caros amigos
Sinto-me sem jeito para responder aos vossos comentários. São para mim e para o Luís, principalmente, um insentivo à missão que se nos vai tornando pesada. Pode parecer que não, mas todos estes anos, com dedicação diária, estejamos bem de saúde ou não, acarreta um esforço psicológico considerável. Já vai esquecendo esta ou aquela tarefa, os olhos já não permitem tantas horas em frente ao ecrâ e os joelhos já se manifestam quando mudamos da posição de sentados para a de pé.
Todos temos uma vida para além do blogue mas este condiciona e de que maneira a vida privada dos editores.
A fadista diz que cantará até que a voz lhe doa, nós estaremos por aqui, ao vosso dispor, até que queiram.
Sempre convosco o amigo e camarada de armas
Carlos Vinhal

Hélder Valério disse...

Caros amigos

Este último comentário do Carlos Vinhal (o Carlos V, como por brincadeira às vezes o identifico) é bem o espelho da realidade e é também, para além do agradecimento, uma espécie de grito de solicitação de apoio.
Realmente, bem vistas as coisas, são já muito mais do que se dizia numa canção do Paulo de Carvalho que "dez anos, é muito tempo, muitas horas, muitos dias a cantar".
Aqui não se trata de "cantar" e isso dos "dez anos" também já lá vão....
Carlos, um grande abraço.

Hélder Sousa

Carlos Vinhal disse...

Obrigado, amigo Hélder V.
Não são 10 anos a cantar mas 16 de Blogue e 15 a blogar.
Continuação de bom domingo
Abraço
Carlos Vinhal