domingo, 2 de janeiro de 2022

Guiné 61/74 - P22870: O nosso blogue em números (72): afinal, nem tudo correu mal... Em mais um "annus horribilis", o de 2021, publicámos 1140 postes, o que está dentro da média dos últimos cinco anos...


Infografia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2022)



1.  Bom ano de 2022, caros/as leitores/as!... Livre da maldito SARS-CoV2 e suas variantes...

E nós começamos por vos "massacrar" com o nosso "relatório & contas"... Não é nenhum imperativo legal, como no caso das empresas, mas gostamos de ter "memória", e estes dados estatísticos, para além da prestação de contas (aos membros da Tabanca Grande, a quem nos lê, a quem nos comenta, a quem nos escreve, a quem nos divulga, a quem nos segue, a quem nos acarinha...), também servem para memória futura. (*)  

Em boa verdade, à força de ouvir, ver e ler quase há dois anos (desde março de 2020), a estatística da pandemia de Covid-19, os nossos leitores ficaram, compreensivelmente, com alergia ou intolerância aos números...

Mas é já uma tradição, esta, a da prestação de contas do nosso blogue, logo no princípio do ano seguinte, com a publicação de estatísticas do nosso movimento bloguístico durante o ano anterior (**).

E começando pelo Gráfico nº 1, vê-se que "ainda estamos vivos", depois de quase 18 anos a "blogar"... Enfim, apesar dos problemas de saúde de alguns de nós, e do desaparecimento de outros, apesar das restrições impostas pela pandemia (, mais um ano em que as nossas tabancas não puderam abrir postas...), podemos no mínimo dizer  que "nem tudo correu mal", face às perspetivas pessimistas que se adivinhavam... Ou seja: segurámos o barco...

Recorde-se que o nosso blogue nasceu timidamente, e por acaso, em 23/4/2004... E nesse ano só se publicaram... quatro (!) postes. Ninguém, seguramente, previa a sua longevidade: 18 anos na Net é uma "eternidade... 


2. O número de postes publicados, durante o ano de 2021, mais outro  "annus horribilis" que se seguiu ao anterior, foi de 1140, ligeiramente inferior ao de  2019 (n=1157) e de 2018 (n=1187), mas ainda assim um bocado abaixo do ano passado (n=1202), e muito mais abaixo dos números dos melhores anos (2009-2014).

O número de postes dos últimos cinco anos (2017-2021) situa-se agora nos 1194, abaixo portanto dos 1200. 

O nosso record, inultrapassável, foi o ano de 2010, em que atingimos um valor máximo de 1955 postes publicados (!).

A média anual dos melhores seis anos (2009-2014) foi de 1735 postes, também impossível de alcançar nesta fase da vida, descendente, do nosso blogue... Já não temos a mesma genica, a mesma saúde, a mesma motivação... E muitos de nós já esgostaram as "memórias" do seu baú... Enfim, o blogue já não pode ter a mesma frescura, o mesmo encanto dos melhores anos (. grosso modo, até 2014).

Valha-nos, aos menos, os "periquitos" que têm entrado (e os novos que irão entrar em 2022)... Esperemos que possam compensar as "pesadas baixas" que temos tido nos últimos anos e, em particular, nestes dois últimos... 

A nossa gratidão a quem, em 2021, alimentou o nosso blogue, mandando-nos material para publicar!... Seria impossível listar todos os "autores" dos 1140 postes publicados. Bem hajam! (LG)
____________

Notas do editor:

1 comentário:

José Emídio Marques disse...

Caro camarada Luís Graça & camaradas da Guiné.
Foi com atenção que percorri os números do blogue e não posso de os deixar de felicitar pelos milhares de visualizações e posts que o blogue teve.
Naturalmente pela ordem da vida , alguns vão deixando de estar conosco, como é o caso do "alfero cabral" ou de Cristóvão Aguiar e os participantes vão sendo em numero menor.
Ontem ,por acaso passei, depois de estar numa escritura nas Amoreiras em Lisboa à porta do célebre Anexo do HMP. E naturalmente lembrei-me dos tempos que ali passei,dos milhares de feridos, estropiados que a guerra para ali atirou. O serviço de ortopedia onde se encontravam internados todos os amputados e que muitos deles eu tratei no serviço de recuperação(actualmente fisioterapia).
Parei ao portão olhei lá para dentro . Está tudo restaurado e funcionam os Serviços Geográficos Cadastrais. Mas a base da guarita aplicada no passeio ainda lá está.Para memória futura. Um abraço e bem hajam.