Foto nº 1 > Em segundo plano, a Isabel Amora, em palco, no Cine Gabu, em 1970...Era acompanhada pelo teclado musical, possivelmente Yamaha (mulher, de costas, junto ao palco)... Em primeiro plano, um aspeto da assistência na primeira e segunda filas: um capitão e um tenente coronel, de costas.
Foto nº 2 > Aspecto (parcial) da assistência, constituída por militares, familiares e populaçao local, O Tino Neves, com o capacete da PU - Polícia da Unidade, está de pé, de óculos escuros, junto à porta. O outro elemento da PU era o sold básico auxiliar de cozinheiro Miranda.
Guiné > Região de Gabu > Nova Lameho > BCAÇ 2893 (1969/71) > 1970 > Atuação da cantora ié-ié Isabel Amora para as Forças Armadas
Fotos (e legendas): © Tino Neves (2021). Todos os direitos reservados.[Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
1. Mensagem de Constantino Neves, mais conhecido por "Tino" Neves, ex-1.º cabo escriturário, CCS/BCAÇ 2893, Nova Lamego, 1969/71 (hoje, bancário reformado, vivendo na Cova da Piedade, Almada; tem mais de sessenta referências no nosso blogue):
Data: segunda, 14/03/2022 à(s) 16:10
Assunto: Isabel Amora
Ela também actuou em 1970 no Cine Gabu (Nova Lamego).
Guiné > Região do Gabu > Nova Lamego > CSS/BCAÇ 2893 (1969/71) > O 1º cabo escriturário Constantino (Tino) Neves e o sold básico auxiliar de cozinheiro Miranda, em missão de PU - Polícia de Unidade.
Foto (e legenda): © Tino Neves (2007). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
(*) Vd. poste de 11 de março de 2022 > Guiné 61/74 - P23069: Foto à procura de... uma legenda (163): Uma imagem relativamente rara, esta, de uma cançonetista, de minissaia, a atuar em Jabadá, por volta de 1969/70
7 comentários:
Obrigado, Tino, pelas fotos do espetáculo com a tua vizinha Isabel Amora, no Cine Gabu, em 1970...
Cruzando com outro poste teu, vejo que quem estava de serviço contigo, nessa noite, era o Miranda...Tens hipótese de saber a data precisa ou aproximada desse espectáculo ?
Por mim terá sido no princípio de 1970, na época seca...Na mesma altura terá dado um espetáculo em Jabadá, segundo os nossos camaradas Manuel Antunes (que está no Canadá) e o Francisco Feio (que é teu vizinho, de Alhos Vedros)...
O Miranda terá desertado em Março / Abril de 1970, e sido encaminhado para a Holanda em Maio / Junho de 1970.
A Isabel Amora voltou a estar na Guiné no ano seguinte; em 31/3/1971 deu um espectáculo em Galomaro, segundo o António Tavares..
Já agora, quem terá promovido o espetáculo ? O Movimento Nacional Feminino ?
Um abraço, fica bem, aparece sempre. Luis
Não me recordo deste espectáculo de variedades em Nova Lamego.
Provavelmente estava em Canquelifá, assim como o Cândido Cunha que era musico não lhe escaparia a oportunidade. No que se pode ver dos presentes não aparece ninguém da minha CART11.
Deveria ser por essa data que apareceu em Canqueliá, pessoal fotocine e cinema e um conjunto musical rock que o baterista deu um espectáculo manga de ronco para os africanos.
Outro pormenor é a PU, também não me recordo ver a Polícia da Unidade de capacete a andar pela cidade.
continuando
Admira-me não aparecer na assistência o sr. Caeiro e as suas belas filhas, a não ser que sejam
as que estão de costas na outra fotografia.
Talvez o Abílio Duarte se recorde deste espectáculo.
Abraço e saúde da boa
Valdemar Queiroz
Valdemar, também não me lembro de ver, se é que existia, a PU - Polícia da Unidade, em Bafatá.
Olá Valdemar,
Não me recordo deste espetáculo. Se calhar andava por Pirada.
Para mim, aquela dos PU, é para encenação, e logo com básicos!!!!
Agora lembro-me muito bem, da sala, pois fui lá várias vezes, ver filmes. e onde passei a noite de Novo Ano, de 69 para 70, com comes e bebes, e bailarico, onde vi as Libanesas mais bonitas, da Guiné.
Ainda hoje recordo, essa noite, o meu Pelotão, tinha ido para a emboscada junto á ponte que ia para Piche, quando era para aí, umas 11 horas, eu e Cunha, manda mos os soldados para a tabanca, fomos ao quartel, mudas de roupa, e fomos para lá. Não me lembro se tu estavas lá também, mas a mesa era para nós o Macias e o Pais de Sousa.
Quem, é que eu vejo lá... o Cap. Aniceto Pinto, bem o gajo olhou para nós com uma cara do caraças, e fechou-se em copas. Bons tempos.
Abraço
Abílio Duarte
Boa lembrança estas fotos do Cine Gabu.
Passei lá muitas vezes, nunca vi um espectáculo ao vivo, era só cinema.
Passavam por lá as senhoras da terra, a Esposa do Administrador, dos filhos, a esposa do Ten/capitão Cortez médico, e as inevitáveis filhas do Caeiro, e também tenho umas fotos, com ele e a mulher.
Que lembranças! Tantos anos se passaram, agora estamos a caminhar para o fim, vamos prolongar esta coisa.....
Nunca vi Policia da Unidade no meu tempo até Fev/69.
Abraço,
Virgilio Teixeira
Eu sou o "PU" de óculos, 1º. Cabo Escriturário, o básico é o outro.
Mais informo, que não era usual haver "PUs" na Vila, mas como havia esse espetáculo, o Capitão
resolveu criar a "PU" para sair do quartel. Como o Furriel de Sargento de Dia, baldou-se, eu como Cabo de Dia, o Capitão destacou-me para esse serviço. Mais informo, que eu era o seu Escriturário ao seu serviço.
O Capitão da CCS do Batalhão de Caçadores 2893, que era o Capitão que está com a mão à frete da cara, e ao lado da sua esposa. Capitão Gaspar Borges.
O outro que se encontra atrás não estou reconhecendo.
Na foto 2, está o Capitão da Companhia 2618 do nosso Batalhão, Capitão Duarte, que é o senhor à civil na primeira fila com a perna cruzada e as mãos sobre a mesma.
Não sei se estaria alguém da CART 11, mas se não havia, talvez por o espetáculo ser patrocinado pelo meu Batalhão (especulo).
Tino Neves
Enviar um comentário