sábado, 19 de março de 2022

Guiné 61/74 - P23093: Os nossos seres, saberes e lazeres (497): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (42): Em Cernache do Bonjardim e na Sertã, no dia em que aqui recebi a segunda dose da vacina (2) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 18 de Dezembro de 2021:

Queridos amigos,
Aqui se completa a viagem, de Cernache do Bonjardim até à Sertã, o pretexto fora a segunda dose da vacina e um afeto dilatado que tem pelo menos um quarto de século, quando começaram as digressões a partir da Serra da Lousã até Pedrógão Grande e depois o deslumbramento com todo este coberto florestal, sentindo que há um património injustificadamente ignorado. As vilas são aprazíveis, as redes rodoviárias de muito boa qualidade, a gastronomia de arromba, as praias fluviais acarinhadas, bons parques de campismo, impressiona o desvelo com que se trata o património religioso, há esforço cultural para trazer até à Sertã uma alargada mundividência, é o que acontece com uma iniciativa peculiar que dá pelo nome de Maratona de Leitura e que pôs a Sertã no mapa dos importantes eventos culturais. E para que se julgue o valor do seu património edificado, recorda-se que já se falou do edifício autárquico gizado por Cassiano Branco, e o leitor seguramente tomará nota de que vale a pena visitar a Igreja da Misericórdia e andar de boca aberta a contemplar a Igreja Matriz, merecedora do epíteto de estar entre as mais belas Igrejas de Portugal.

Um abraço do
Mário



Em Cernache do Bonjardim e na Sertã, no dia em que aqui recebi a segunda dose da vacina (2)

Mário Beja Santos

Pode dizer-se sem exagero que Cernache do Bonjardim acaba por ser uma capital da missionação no nosso país. Tudo começou em 1791, no velho Parque e Paços de Bonjardim arranjou-se espaço para a edificação de um seminário ajustado às necessidades do Grão-Priorado do Crato, mais tarde sairão daqui sacerdotes para as missões da China e temos um novo período da vida da instituição, torna-se no Colégio das Missões Ultramarinas (1855-1911). Cernache deixava de se confinar às missões do Oriente, agora tinha a ver com as missões ultramarinas do Padroado português, e ficava sob a alçada do Estado. Não lhe foi indiferente o que se estava a passar na constituição do III Império Português e o aumento da presença em África, e por isso o colégio formava levas cada vez maiores de alunos e missionários. Segue-se outro período, o da República, com uma nova orientação, a laicização, passava a estar destinado à propaganda civilizadora nas colónias portuguesas, formaram-se missionários que tinham fartas caraterísticas e o nome das missões de Republicanos: 5 de outubro, Cândido dos Reis, por exemplo. Os resultados não foram satisfatórios, os próprios dirigentes republicanos o confessaram. Seguem-se duas novas etapas, o Colégio das Missões Católicas Ultramarinas (1927-1932) e a partir de 1932 temos a Sociedade Missionária Portuguesa que a partir de 1934 adotou a designação de Sociedade Missionária da Boa Nova, o seu campo de ação tem vindo a alargar-se: Moçambique, Angola, Brasil, Zâmbia e Japão. Na impossibilidade de visitar a biblioteca ou a sala de ciências, deixa-se imagens de um pormenor do claustro e as lápides que recordam aonde se missionou e quem por elas deu a sua vida.

Esta instalação com beiral tipo casa portuguesa guarda as últimas recordações da Companhia Viação Cernache que à data da sua nacionalização era a terceira maior do país, com uma frota amplíssima, que excedia as recordações da minha infância, via frequentemente estes autocarros na zona da Almirante Reis, saíam daqui até à Sertã e irradiavam para vários polos. E assim satisfiz esta reminiscência da infância, a fachada foi reparada mas guarda belos azulejos, a frota tem outro nome, sempre lhe chamei Empresa de Viação Cernache, mas de facto é Companhia de Viação, fundada por Libânio Vaz Serra, um empreendedor local.

Tomada a vacina, há que voltar ao trabalho, na Sertã tenho dois objetivos, a Igreja da Misericórdia e a Igreja Matriz, estão bem próximas, visitar esta última implicou telefonema ao Sr. Padre Daniel Almeida, que concedeu todas as facilidades.
Comecei pela Igreja da Misericórdia, obra da Confraria de São João da Sertã, aí para meados do século XVI, depois o templo passou para a dependência da Santa Casa da Misericórdia. Distingue-se o esplendor da talha dourada, os azulejos figurativos em dois níveis, encimados por cornija de talha dourada. É um templo de uma só nave, com dois altares, duas sacristias e coro-alto. No teto surge pintado o brasão da Misericórdia, além de outros motivos decorativos. Segundo a literatura, a capela-mor segue o barroco de estilo nacional, teto de caixotões de brutesco, pintado no século XVIII. As paredes laterais da capela-mor são forradas de azulejos azuis e brancos com cenas marianas. Há pintura a óleo e imagens em calcário coimbrão que merecem a atenção do visitante.

E passamos para a Igreja Matriz, considerada entre as mais belas igrejas de Portugal. Entro aqui com um texto de Júlio Gil do livro “As mais belas Igrejas de Portugal”, Editorial Verbo, 1988, e passo a citar: “Conquista a nossa imediata adesão este espaço amplo, acolhedor, sereno, onde duas belas e elegantes linhas em quatro tramos de arcos quebrados separam as três naves. As arcarias apoiam-se em fortes pilares de granito, pedra que dá solidez a todo o edifício, mas suavizado pelo seu possível aspeto de agressiva dureza com os cortes em bisel de todas as arestas, mesmo dos arcos. Revestidas as paredes com valiosos azulejos quinhentistas e seiscentistas, contribuem decisivamente para o agrado que proporciona este ambiente, acrescido ainda pela qualidade das talhas douradas barrocas em que estão realizados o retábulo e o altar da capela-mor, os dois altares laterais e o elegante púlpito”.
O visitante sente-se surpreendido pelas inscrições que se posicionam ao lado da portal da fachada lateral direita, ali se diz que a igreja foi feita em honra de São Pedro e quem a executou foi João Anes Pedro de Ourém. Também ali se pode observar uma Sertã, a chave de São Pedro e a Cruz de Malta. E agora toca de entrar nesta igreja que foi construída nos inícios do século XV.

Estamos num edifício tardo-medieval cheio de intervenções, adicionaram-se capelas, ampliou-se o interior para acolher a Colegiada da Sertã, seguiu-se no século XVII o revestimento azulejar, transbordante, há o sentimento de que estamos num edifício misto, onde se entremeiam temas religiosos e palacianos. É uma igreja de três naves, apartadas por quatro arcos torais quebrados, assentes em pilares cruciformes. O olhar vai imediatamente para esta opulência de tapetes azulejares, para os painéis, e se a visita se prolongar há pintura tardo-maneirista de grande valor, sente-se mesmo influências do maneirismo e talo-flamengo.

A capela-mor é revestida de azulejos idênticos ao da nave. O grande destaque vai, porém, para o retábulo do altar-mor em talha dourada, é barroco português, e tem imponência o cadeiral da colegiada e a cobertura em abóbada de berço em cantaria, com caixotões intercetados por almofadas pintadas com figuração sacra.

Descobriram-se painéis de azulejos, belíssimos, um deles completo, outro não tanto, suficientemente impressionantes para sentirmos que neste templo religioso houve grosso investimento, artistas talentosos, aqui se guarda um património riquíssimo, um dos ex-líbris do concelho da Sertã.
E na sacristia duas imagens de São Pedro e São Paulo, belas e antigas, cuidadosamente conservadas, estão ali em jeito de despedida, a convidar novas visitas, já que a Sertã tem muito a oferecer em património natural e histórico, em museologia, em gastronomia. E aqui nos despedimos, nunca se sabe se não haverá terceira vacina e teremos então circunstância de dilatar o olhar sobre a Sertã e os seus primorosos arredores.


____________

Notas do editor:

Poste anterior de 12 DE MARÇO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23071: Os nossos seres, saberes e lazeres (495): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (41): Em Cernache do Bonjardim e na Sertã, no dia em que aqui recebi a segunda dose da vacina (1) (Mário Beja Santos)

Último poste da série de 15 DE MARÇO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23081: Os nossos seres, saberes e lazeres (496): Guerra e Desporto, mais um artigo de Alexandre Silveira publicado no Jornal Fayal Sport Club (José Câmara, ex-Fur Mil Inf)

Sem comentários: