segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Guiné 61/74 - P24040: Memórias de Luís Cabral (Bissau, 1931 - Torres Vedras, 2009): Factos & mitos - Parte II: O comandante Pombo que intercedeu junto do 'Nino' Vieira por causa da situação humilhante em que se encontrava o Luís Cabral, detido no Forte da Amura, sem cinto nas calças e atacadores nos sapatos, depois do golpe militar de 14/11/1980


Foto nº 1 > Guiné > c. 1972/74 > O comandante Pombo aos comandos de um Cessna dos  TAGP (Transportes Aéreos da Guiné Portuguesa) (era uma aeronave muito melhor equipada com instrumentos de navegação do que a DO-27)


Foto nº 2 > Guiné > c. 1972/74 > Imagens do Cessna, vermelho, pilotado pelo comandante Pombo (foto nº 1), dos TAGP (Transportes Aéreos da Guiné Portuguesa) em que o nosso camarada Álvaro Basto, ex-fur mil enf, CART 3492 (Xitole, 1971/74)  fez várias viagens entre o Xitole e Bissau, nos anos da sua comissão.

Fotos (e legendas): © Álvaro Basto (2008). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1º Srgt Pombo, piloto de F-86-F Sabre,
BA 5, Monte Real, 1961.

1. Há histórias que andam por aí perdidas, no nosso blogue, na floresta-galeria dos mais de 24 mil postes publicados desde 2004, e que fazem mais sentido se as situarmos num contexto de "memórias cruzadas". Por outro lado, é difícil dizer onde começa(m) e acaba(m) a(s) nossa(s) história(s), mesmo que seja(m) com h pequeno.

No seu livro de memórias (*), o Luís Cabral (1931-2009) não fala do seu piloto privativo, o comandante Pombo, pela simples razão de que o livro acaba no dia seguinte ao assassinato do irmão Amílcar Cabral (1924-1973).  

Ao que parece, esteve ( prometido um segundo livro com as "memórias presidenciais" (1973-1980) que, infelizmente, nunca chegaram a ser escritas ou, pelo menos, publicadas. E nesse segundo volume talvez o Luís Cabral quisesse (u pudesse) fazer a justiça de evocar, pelo menos, o nome do dedicado piloto, português,  do seu avião a jato, presidencial, um Falcon...

O mítico comandante Pombo, José  Luís Pombo  Rodrigues (1934-2017),  também já não está, fisicamente, entre nós. Morreu há seis anos, em 2/9/2017. Tinha 83 anos, feitos em 3 de junho desse ano.  

Tive o privilégio de falar com ele, duas ou trêz vezes, não na Guiné mas já cá, a primeira vez foi em 3/2/2015: tinha regressado, por razões de saúde, do Brasil (para onde fora viver em 2010). Tivemos uma longa conversa ao telemóvel. Depois conhecemo-nos pessoalmete e  estivemos juntos, pelo menos duas vezes, na Tabanca da Linha. 

Ao telefone, o nosso camarada, José Luis Pombo Rodrigues, popular e carinhosamente conhecido como o comandante Pombo, começou por falar-me dos problemas de saúde que o preocupavam então, e que terão motivado o seu regresso a Portugal. Transmiti-lhe os nossos votos de rápidas melhoras, em nome dos amigos e camaradas da Guiné, depois disso, recuperada a saúde, ele arranjaria, por certo, tempo e disposição para passar à escrita muitas das suas histórias e memórias da FAP e da Guiné, antes e depois da independência, e partilhá-las connosco. Infelizmente isso não chegou a acontecer. Mas ingressou, postumamente, na Tabanca Grande, e a sua presença, sob o nosso poilão, honra-nos a todos. (*)

O Pombo era então capitão piloto reformado.  Tinha feito, segundo bem percebi, 4 comissões na Guiné. Vivia em Bucelas, sendo grande amigo do major gen paraquedista Avelar de Sousa, que passou pelo TO da Guiné, integrando o BCP 12, como comandante da CCP 123 (1970/71), e foi ajudante de campo, entre 1976 e 1981, do gen Ramalho Eanes, 1º presidente da República eleito democraticamente no pós 25 de abril. E esse facto é relevante para se perceber a influência, discretíssima, que o comandante Pombo terá tido na libertação do ex-1º primeiro ministro da Guiné-Bissau, Luís Cabral, depois do golpe de Estado do ‘Nino’ Vieira em 1980.  Pareceu-me que não haver aqui imodéstia ou fanfarronice.

O comandante Pombo privou com os dois, o Luís Cabral e o 'Nino' Vieira. Dos dois era inclusive "amigo". Ao ‘Nino’ Vieira tratava-o mesmo por tu. E o Pombo continuou a ser o comandante Pombo, depois da independência da Guiné-Bissau. 

Terá havido, ao que parece,  um acordo entre as novas autoridades de Bissau e o governo português para que ele ficasse na Guiné... Desconheço as condições em que ele lá ficou. Sabemos que o PAIGC não tinha pilotos (muito menos MiG ou outros aviões). O comandante Pombo pilotava o pequeno Falcon que fora oferecido ao Luís Cabral, já não sei por quem (talvez pelos suecos). 

O Luís Cabral gostava muito do cmdt Pombo, e sempre que viajava com ele trazia-lhe uma garrafa de... champagne. (É interessante que o PAIGC não tinha ido buscar um piloto cabo-verdiano como o antigo sargento piloto, da FAP, o Honório Brito da Costa  (de resto mais novo, nasceu em 1941, sendo também um perfeito conhecedor dos céus da Guiné: depois de servir na FAP, no CTIG, onde terá feito duas comissões, regressou à sua terra; foi piloto comercial nos TACV - Transportes Aéreos de Cabo Verde, onde terá chegado a comandante).

Depois veio o golpe militar do ‘Nino’ em 14/11/1980 e o Luis Cabral ficou preso na Fortaleza da AmuraSem cinto, por alegadas razões de segurança!... (E possivelmente sem atacadores nos sapatos: é dos livros.)

O comandante Pombo foi visitá-lo e encontrou-o sem cinto, com as calças na mão, numa situação caricata e humilhante para um ex-chefe de Estado… Diziam-lhe, os seus carcereiros, que era para ele não poder fugir. Achando essa uma situação indigna, o Pombo foi falar ao seu amigo ‘Nino’, que lhe deu razão…

Mais tarde o Pombo moveu as suas influências, junto do seu amigo e camarada Avelar de Sousa… O presidente Ramalho Eanes, como é sabido publicamente, exerceu forte influência junto de ‘Nino’, no sentido de obter a libertação de Luís Cabral, preso há 13 meses. Primeiro, foi para Cuba e mais tarde veio para Portugal, tendo passado também, antes, por Cabo Verde.  Acabou por viver o resto da sua vida (cerca de 25 anos) em Portugal: viria a morrer, no antigo Hospital do Barro, em Torres Vedras, em 30/5/2009. Ramalho Eanes e Luís Cabral tinham muita estima mútua.

2. A este propósito o António Rosinha que viveu e trabalhou na República da Guiné-Bissau (era topógrafo na empresa TECNIL), depois da independência, entre 1979 e 1993, escreveu o seguinte comentário no poste P24031 (*):

"(...) Até certo ponto, o Presidente Ramalho Eanes teria dois motivos para receber bem, muito bem, o exilado Luís Cabral. E se não estou equivocado, também foi atribuída uma "mesada" ao presidente exilado.

Mas um dos motivos no meu entender, para Ramalho Eanes receber bem Luís Cabral, seria motivo político, era um ex-presidente de um PALOP.

O segundo motivo, no meu entender, seria um caso pessoalmente muito motivador, é que Luís Cabral proporcionou uma recepção na Guiné ao Presidente Ramalho Eanes, de tal maneira calorosa que passados mais de 2 anos dessa visita (1978), ainda se viam grandes cartazes com a foto do nosso Presidente, intactas e bem tratadas, nas mais importantes ruas da cidade de Bissau.

Mais tarde já com Nino na presidência, Ramalhos Eanes também foi bem recebido, mas não com tanta euforia. (...)"


Voltando ao comandante Pombo: contrariamente ao boato que corria na Guiné, no tempo da guerra colonial, ele nunca esteve feito com os “turras”… E a prova disso é que umas das aeronaves (não era um Cessna, era uma outra avioneta tipo DO 27…) foi perseguida por dois mísseis Strela, já depois do último avião da FAP ter sido abatido (em 31/1/1974, no leste do território)…

Ele contou-me os pormenores ao telemóvel: deve ter sido, deduzo eu, por volta de março ou mesmo abril de 1974, um ano depois do aparecimento dos Strela. O comandante Pombo vinha de Bissau para Farim, na “carreira normal” dos TAGP (Transportes Aéreos da Guiné Portuguesa)… O PAIGC (o Manecas dos Santos) conhecia o horário e os apontadores do Strela estavam à espera da aeronave nas imediações de Farim…

Havia a indicação de que a guerrilha queria mesmo cortar todas as ligações aéreas com o nordeste da Guiné. Deve ter havido falhas na segurança militar, nas imediações da pista de aviação… Para iludir os guerrilheiros, o comandante Pombo vinha com a sua avioneta a baixa altitude e a baixa velocidade. como mandavam as regras de segurança emitidas pela FAP no período pós-Strela. Mas antes de chegar ao destino ele fez inteligentemente uma mistura de combustível que não deixava rasto, isto é, "fumaça"… E, antes de aterrar, terá feito uma manobra de subida, na vertical, seguida de um voo a pique…

Foi o que eu percebi, desculpem-me se o relato é tecnicamente grosseiro… Mesmo assim não se livrou de ver passar-lhe, por perto, dois mísseis que lhe vinham dirigidos… Conseguiu, por fim, aterrar em segurança… "Não ganhei para o susto: os auscultadores saltaram-me da cabeça!", confessou-me ele...

3. Esta é umas das suas muitas histórias de piloto lendário, desde a famosa "Missão" de 1961, que já aqui foi contada (**)... De facto, o que muita gente também não sabia (eu incluído…) é que o comandante Pombo era um orgulhoso sobrevivente da “Operação Atlas”, a primeira (e única) travessia Monte Real – Bissalanca, feita pela Esquadra 51/201 (BA 5), constituída por aviões F-86F “Sabre”, realizada em agosto de 1961… Era então um jovem 1.º sargento piloto, com 27 anos...

O comandante Pombo esteve depois muitos anos no antigo Zaire em Kinshasa a trabalhar como piloto da companhia Sicotra Aviation (aviões de carga). Trabalhou ainda em Angola antes de ir para o Brasil em 2010.

O  que o Pombo nunca foi, isso não,  foi "piloto privativo" do Sékou Touré, a seguir à independência da Guiné-Bissau, como chegou a constar por aí... Esse boato foi desmentido pela filha, Maria João Pombo Rodrigues. 

Nas conversas que tive com ele, apercebi-me apenas que tinha pilotado o pequeno Falcon da presidência da Guiné-Bissau, tendo estado ao serviço do Luís Cabral e depois do 'Nino"... E que nessa condição chegou a levar várias vezes o presidente de São Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa, isso sim, no avião que era do Luís Cabral e que este emprestava ao seu amigo são-tomense... 

O comandante Pombo tem 24 referências no nosso blogue.  Já agora publicamos a seguir uma foto de grupo, tirada na BA 12, Bissalanca, em 1973, em que aparece o Pombo. Cortesia do Miguel Pessoa e do blogue dos Especialistas da BA 12, Guiné 65/74). (****)




Guiné > Bissalanca > BA 12 > 1973 > Foto (histórica) de grupo com diversos pilotos (sargentos e oficiais, alguns já nossos conhecidos e referenciados no nosso blogue, como por exemplo - citamos de cor - o cor Moura Pinto, o ten cor Lemos Ferreira ou o cap Branco) e duas enfermeiras (a Giselda e a Piedade). O Pombo (que nessa altura já estava nos TAGP, não sabemos quando entrou) é o terceiro da primeira fila, a contar da direita para a esquerda. (E em quinto lugar, o nosso então ten pilav Matos, António Martins de Matos, hoje ten gen ref; o Miguel Pessoa não aparece na foto, pode ter sido ele o fotógrafo.)

Foto (e legenda): © Miguel Pessoa (2014). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
___________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 2 de fevereiro de 2023 > Guiné 61/74 - P24031: Memórias de Luís Cabral (Bissau, 1931 - Torres Vedras, 2009): Factos & mitos Parte I: Ainda não foi desta que o autor nos contou toda a verdade...

Vd. também o poste de 4 de março de 2009 > Guiné 63/74 - P3983: Nuvens negras sobre Bissau (16): O Nino e o Luís Cabral que eu conheci, em 1979-1993 (António Rosinha)


(***) Vd. poste de 4 de fevereiro de 2015 > Guiné 63/74 - P14218: Gloriosos Malucos das Máquinas Voadoras (32): Falei ao telefone com o comandante Pombo, amigo de Luís Cabral e de 'Nino' Vieira... e sobretudo um orgulhoso sobrevivente dos Strela (em 1973/74) e da "Operação Atlas", em agosto de 1961 (travessia, com uma esquadra de F-86F “Sabre”, Monte Real-Bissalanca, num total de 3888 km e o tempo de 7h50 sobre o Atlântico) (Luís Graça, com José Cabeleira, cap TMMA ref, Leiria)

(...) No dia 8 de agosto de 1961, oito F-86F "Sabre" descolaram da BA-5 para dar início a uma longa viagem que os levaria até Bissalanca (!)... Os aviões escolhidos para a missão foram os seguintes 5307, 5314, 5322, 5326, 5354, 5356, 5361 e 5362. A missão foi executada com êxito, os 8 aviões aterraram em Bissalanca no dia 15 de agosto. Segundo informação do blogue dos nossos camaradas "Especialistas da BA 12, Guiné, 65/74", o Pombo terá levado para Bissalanca o F-86F "Sabre" 5314.  (...)



(****) Blogue Especialistas BA12 Guiné 65/4 > 28 de fevereiro de 2014 > Voo 3068 > A Minha Colaboração (Miguel Pessoa, cor pilav, Lisboa)

3 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Mera curiosidade... Quem teria oferecido o Falcon ao Luís Cabral, na qualidade de 1º presidente da nova República da Guiné-Bissau ? Os amigos suecos ? Era novo ou em segunda mão ? E quanto poderia custar na altura ?...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Seria um Falcon 10, da francesa Dassault ? Fabricou-se entre 1970 e 1989... 226 aeronaves. Uma aviãi para executivos de grandes empresas...

A preços de 2018,o seu valor andaria entreos 300 e 600 mil dólares... Uma ninharia.

https://en.wikipedia.org/wiki/Dassault_Falcon_10

Manuel Luís Lomba disse...

O Falcon foi-lhe oferecido pelo presidente de um país africano (rico), não me lembro qual.