sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Guiné 61/74 - P24054: Ser solidário (253): A ONGD "Na Rota dos Povos", com sede em Gondomar, na sua segunda viagem, por via terrestre, levando mais uma carrinha adaptada para pessoas com mobilidade reduzida, até Catió (Joaquim Costa)


Foto nº 1 - Gondomar > Escola Secundária  > 9 de fevereiro de 2023 > ONGD "Na Rota dos Povos " > Os professores  David Freitas e Joaquim Costa (diretor escolar duranate 25 anos)


Foto nº 2 > Gondomar > Escola Secundária  > 9 de fevereiro de 2023 > ONGD "Na Rota dos Pobos " >  A carrinha (adaptada) vai fazer a viagem solidária Gondomar-Catió


Foto nº 3 > Gondomar > Escola Secundária  > 9 de fevereiro de 2023 > ONGD "Na Rota dos Pobos " >  "Viagem há só uma, a que se faz com o coração"... David Freitas, de 47 anos, nascido em França, é professor de Informática do Agrupamento de Escolas nº. 1 de Gondomar.  


Foto nº 4 > Gondomar > Escola Secundária  > 9 de fevereiro de 2023 > ONGD "Na Rota dos Pobos " >  Um viagem que levará 63 horas de carro e 918 horas a pé. Cinco mil km até Catió.
  

Foto nº 5 > Gondomar > Escola Secundária  > 9 de fevereiro de 2023 > ONGD "Na Rota dos Pobos " >   O prof David explicando a missão... Um das realziações da ONGD é a Casa da Mamé.

Na página da ONGD "Na Rota dos Povos" lê-se:

A “Casa da Mamé” acolhe crianças que perderam a sua mãe durante o parto. Perder a mãe nos primeiros suspiros é certamente a forma mais dura e injusta de entrar no nosso mundo. Um mundo, onde, infelizmente, tantas vezes se mistura o milagre e a beleza da vida com a dor da perda.

A “Na Rota dos Povos” tem assumido o papel de abraçar essas crianças que, num país onde a taxa de mortalidade infantil é uma das mais elevadas do mundo, teriam o seu futuro hipotecado.

Para continuarmos a dar a mão às nossas crianças e caminharmos com elas rumo a um futuro melhor, é essencial a vossa ajuda."


Fotos (e legendas): © Joaquim Costa (2023). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem do Joaquim Costa, ex-fur mil at Armas Pesadas Inf, CCAV 8351 (Cumbijã, 1972/74); membro da Tabanca Grande desde 30/1/2021; autor da série "Paz & Guerra: memórias de um Tigre do Cumbijã (Joaquim Costa, ex-mil arm pes inf, CCAV 8351, 1972/74)" (de que se publicaram 28 postes, desde 3/2/2021 a 28/7/2022. Tirou o curso de engenheiro técnico, no ISEP - Instituto Superior de Engenharia do Porto; foi professor do ensino secundário; vive em Fânzeres, Gondomar.


Data - 10/2/2023 01:43  
Assunto -  ONGD "Na Rota dos Pobos " 

Olá, Luís

Hoje foi um dia especial para mim. Quero partilhá-lo contigo, enviando enviando algumas fotos
Não podia deixar de ir hoje (09/02/2023) dar um abraço ao meu amigo David Freitas (Prof. da Escola Secundária de Gondomar), na partida para a sua segunda viagem, por via terrestre, levando mais uma carrinha adaptada para pessoas com mobilidade reduzida até Catió, Guiné-Bissau. Terra que amo mas que já muito “odiei”. Nesta maravilhosa terra de gente boa, que não merecem o que lhes aconteceu e muito menos o que lhes está a acontecer, passei dois anos da minha juventude.

Boa viagem David e companhia. Se passares por Buba, Mampatá, Quebo (antiga Aldeia Formosa), Cumbijã e Nhacobá, dá a todos um abraço amigo do “Furriel Pequenina”

Joaquim Costa
____________

Nota do editor:

9 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Joaquim, que bons ventos os levem e tragam de volta, aos teus amigos de Gondomar. Palmas para eles e a sua ONGD. Um abraço solidário para a sua missão. Pede-lhes que façam também umas fotos da "nossa" Guiné-Bissau para o nosso blogue.

Estou no Porto, vim ontem, até domingo, mas não dá para te visitar. Venho ver doentes mais doentes do que eu. Estou neste momento no Hospital de São João. Saúde para ti e os teus. LG

gil david moutinho de sousa neves disse...

Caro Luís Graça
Amanhã há convívio da tabanca dos Melros.
Vou-te buscar e levar onde estiveres e o Joaquim Costa de certeza que também viria.
Também haverá a apresentação de um livro ,autor Helder Neto que esteve em Angola.
Diz algo
Abraço e saúde
Gil moutinho


José Botelho Colaço disse...

O que me surpreende é como é que esta juventude dos anos 60 ainda arranja forças para ajudar aquele sacrificado povo é como o Luís diz vou visitar outros mais doentes que eu, Aqui o Joaquim vai ajudar outros mais necessitados que ONG. O povo da Guiné Bissau aqueles que ainda resistem dos anos 60 deve recordar com saudade aqueles que nos anos 60 combateu e a tramóia" que lhe armaram com promessas nunca cumpridas.

Valdemar Silva disse...

Grande Costa. Sempre, sempre ao lado do povo.

Abraço e saúde da boa
Valdemar Queiroz

Anónimo disse...

Amigo e vizinho Gil, seria de facto uma boa oportunidade para ver o Luís e confraternizar com a boa gente da Tabanca dos Melros.
Infelizmente este sábado tenho a festa de anos da minha neta que faz 1 ano.
Contudo insiste com o Luís que lhe vai fazer bem os ares da Quinta dos Melros.
Espero uma nova oportunidade para nos encontrarmos, mais não seja na Padaria Trigal ou no Mercadona.

Grande Valdemar. Sempre alerta como bom sentinela.
É verdade amigo: sempre com o poBo, como escrevi no e-mail enviado para o Luís, ou não seja eu um homem do Norte...Carago!!!
Um grande abraço para todos.
Joaquim Costa

Eduardo Estrela disse...

Bem hajam os que fazem da solidariedade e da fraternidade a sua bandeira da vida.
O Homem quando quer faz os outros mais felizes.
Boa viagem
Abraço fraterno
Eduardo Estrela

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Gil, fico muito lisonjeado pelo teu convite, prova de uma amizade e camaradagem sinceras. Mas como te disse ao telefone, estou aqui, na Madalena, V. N. Gaia, para dar apoio e o máximo de carinho ao meu cunhado Augusto Pinto Soares e aos meus sobrinhos: a nossa Nitas, irmã da Alice, esposa do Gusto, mãe de dois sobrinhos meus, está hospitalizada com gravidade no São João. Os meus filhos vêm amanhã de Lisboa para estar expressamente com a família do Norte. Somos todos muito chegados, muito íntimos, os do Porto e dos de Lisboa...

E regressamos juntos no domingo, nós e os nossos filhos. O tempo é muito curto para te poder dar um abraço a ti, ao Joaquim Costa e demais camaradas da Tabanca dos Melros. Õutras oportunidades, espero bem, não faltarão. Foi na tua tabanca (um magnífico e caloroso espaço de convívio), que eu conheci o Joaquim Costa.

Fica bem. Bom convívio, amanhã. Luís

Anónimo disse...

Joaquim Costa (by email)
segunda, 23/01/2023, 12:56


Meu caro amigo Luís

Continuemos a falar da “nossa” Guiné que tanto odiamos e hoje tanto amamos.

Deixo aqui uma linda história de amor às gentes da Guiné por, jovens (como o teu filho), que não fizeram a guerra, mas estão em guerra com a pobreza extrema deste país que teima em não se afirmar como tal.

David Freitas, meu grande amigo: Professor da minha ex-escola e onde tive o privilégio de ser Diretor durante 20 anos.

Com gente assim continuaria mais 20.

Aqui te deixo um link com a reportagem da publicação do Público “Fugas” sobre as idas deste meu amigo a Catió.

Não deixar de visualizar os filmes: “Ambulance for Hearst” e “Rota dos Povos”

As imagens falam por si.


O Sentido David pressupõe uma grande viagem e ajudar quem mais precisa | Perfil | PÚBLICO


https://www.publico.pt/2023/01/19/fugas/perfil/sentido-david-pressupoe-viagem-ajudar-precisa-2035302


Um grande abraço

Joaquim Costa

Carlos Vinhal disse...

Sou dos que defendem o pleno direito a todos os povos à sua independência e soberania.
Fiz a guerra porque a isso fui obrigado, mas felizmente nunca disparei um tiro contra ninguém. Também não me considero um colonizador ou opressor de quem quer que seja.
Lamento profundamente que um país independente há 50 anos ainda não tenha encontrado o seu caminho e continue dependente das ajudas externas mais básicas. Não vai ser para os nossos dias ver o povo da Guiné-Bissau ter o mínimo para atingir um nível que lhe permita ser verdadeiramente independente.
Carlos Vinhal
Leça da Palmeira