segunda-feira, 6 de maio de 2024

Guiné 61/74 - P25485: Os 50 anos do 25 de Abril (17) : Conversas sobre "Portugal-África. Guerra Colonial. Madrinhas de Guerra", com Marta Martins Silva e 3 antigos combatentes, Hélder Sousa, Luís Graça e Jaime Silva. 3ª feira, dia 7 de maio, no ISCSP-ULisboa, Campus Universitário do Alto da Ajuda

 


Cartaz do evento "Vozes e Pensamento em Torno de uma Revolução", a ter lugar no auditório Oscar Soares Barata, ISCSP - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa, 

Campus Universitário do Alto da Ajuda
Rua Almerindo Lessa - 1300 - 663, Lisboa
+351 213 619 430 | +351 213 619 442 



Às 16h00 de amanhã, 3ª feira, dia 7 de maio, haverá uma conversa sobre "Portugal-África. Guerra Colonial. Madrinhas de Guerra". Os convidados são Marta Martins Silva (jornalista e escritor), e os antigos combatentes da guerra do ultramar / guerra colonial  Hélder Sousa e Luís Graça (TO da Guiné) e Jaime Silva (TO de Angola).

A participação destes três membros da nossa Tabanca Grande nasceu de um desafio (e convite) lançado ao "régulo" da Magnífica Tabanca da Linha, Manuel Resende, no passado dia 14 de março de 2024. A professora associada, especialista em antropologia,  do ISCSP, Sónia Frias, esteve pessoalmente com alguns de nós, já no fim do almoço do 55º convívio, em Algés. 

Originalmente estavam previstos 3 nomes,  o Hélder Sousa, o Luís Graça e o Virgínio Briote. Por razões de datas, o Virgínio Briote (que previa por esta altura ter que fazer uma operação a uma catarata) foi substituído pelo Jaime Bonifácio Marques da Silva (que vem trazer outra experiência como antigo alferes miliciano paraquedista, BCP 21, Angola, 1970/72). A conversa entre os três é centrada sobre a sua experiência pessoal como antigos combatentes da guerra do ultramar / guerra colonial. 

O evento é aberto ao público. A conversa é moderada por dois alunos da prof Sónia Frias (cremos que um da licenciatura de antropologia, e outro de serviço social). 

Segue-se, às 18h00, uma conferência sobre a "componente externa" do 25 de Abril, a cargo de Fernando Jorge Cardoso (UAL).

Recorde-se que o ISCSP (que tem diversos cursos e programas de licenciatura, mestrado e doutoramento em antrolopologia, serviço social, sociologia, ciência política, ciênicas da comunicação,  relaçõe internacionais, gestão de recursos humanos, administração pública e políticas do território) é uma instituição já centenária, com forte ligação aos países de língua portuguesa.

____________

Nota do editor:

Último poste da série > 2 de maio de 2024 > Guiné 61/74 - P25469: Os 50 anos do 25 de Abril (16): O fotornalismo da guerra, que os senhores do lápis azul deixavam passar, às vezes, em revistas como a "Flama", órgão oficial da JEC-Juventude Escolar Católica (1937-1983)

Sem comentários: