Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
quinta-feira, 9 de maio de 2024
Guiné 61/74 - P25500: A minha ida à guerra (João Moreira, ex-Fur Mil At Cav MA da CCAV 2721, Olossato e Nhacra, 1970/72) (42): Os meus pedidos aos soldados do meu 4.º Grupo de Combate
"A MINHA IDA À GUERRA"
João Moreira
OS MEUS PEDIDOS AOS SOLDADOS DO MEU 4.º GRUPO DE COMBATE
A CCAV 2721 chegou à Guiné no dia 11 de Abril de 1970 e chegou ao Olossato em 13 do mesmo mês.
Em 31 de Maio, durante a "Operação JAGUAR VERMELHO" sofreu as baixas do capitão Moura Borges, comandante da Companhia e do alferes Silva, comandante do nosso 4.º grupo de combate.
Na falta do alferes, passei a comandar o meu 4.º Grupo de Combate, por ser o furriel mais antigo do grupo e da Companhia.
Nessa altura falei com o Grupo de Combate sobre a nova situação e para levarmos mais munições para morteiro 60, bazuca, HK-21, etc.
Esse acréscimo seria distribuído por todos, eu incluído, porque preferia irmos e virmos carregados do que precisar de munições e não as ter. O pessoal concordou e excluiu-me da sobrecarga para me poder deslocar mais facilmente por todo o Grupo de Combate.
Pedi-lhes também concentração e responsabilidade porque no fim da comissão queria que viéssemos os mesmos 28 elementos do grupo que levei do Regimento de Cavalaria 4, de Santa Margarida.
Também lhes pedi que não abusassem do álcool, porque os efeitos eram mais gravosos do que na metrópole.
Além disso, deviam ter especial atenção ao álcool nos dias de segurança ao quartel e nos dias de saída para o mato. Nestes dias deviam reduzir o consumo do álcool.
Se alguma vez, tivessem algo a festejar deviam guardar para o dia de trabalhos ao quartel, mas preferencialmente não abusarem da bebida.
E FELIZMENTE VIEMOS OS MESMOS 28 MILITARES QUE TINHAM SAÍDO DE SANTA MARGARIDA.
(continua)
_____________
Nota do editor
Post anterior de 2 DE MAIO DE 2024 > Guiné 61/74 - P25470: A minha ida à guerra (João Moreira, ex-Fur Mil At Cav MA da CCAV 2721, Olossato e Nhacra, 1970/72) (41): HISTÓRIA DA COMPANHIA DE CAVALARIA 2721: População recuperada ao PAIGC
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário