Pesquisar neste blogue

sábado, 9 de agosto de 2025

Guiné 61/74 - P27104: In Memoriam (558): Dúnia Ivone Ramos Gonçalves (1976-2025), filha do nosso camarada Carlos Filipe Gonçalves, ex-fur mil amanuense, CefInt / QG / CTIG, Bissau, 1973/74): o funeral é amanhã, às16h00, no Cemitério da Várzea, Praia, Cabo Verde



1. Da página do Facebook de Ana Gonçalves, filha do nosso camarada Carlos Filipe Gonçalves, transcrevemos a seguinte mensagem:

Comunicado de Falecimento:

É com profundo pesar e imensa dor que a família comunica o falecimento de Dunia Gonçalves (@Nasha Gonçalves), vítima de doença prolongada, ocorrido hoje na Cidade da Praia.

Deixa o seu filho Rafael Lopes, os pais Ana Gonçalves e Carlos Filipe Gonçalves, as irmãs Monika e Ana Carla, sobrinhos, cunhado e demais familiares, que com grande tristeza partilham esta notícia.

O velório realiza-se na segunda-feira, 11 de agosto, no salão da Igreja do Nazareno, no Platô, Praia.

O funeral terá lugar no mesmo dia, pelas 16h00, no Cemitério da Várzea, com partida do salão da Igreja do Nazareno pelas 15h00.

A família agradece desde já todas as manifestações de apoio e solidariedade neste momento de luto.




A Dúnia é a primeira, da esquerda.
Foto: Ana Gonçalves (2025).
(Com a devida vénia...)




2. Outro excerto da página do Facebook da Ana Gonçalves:

(....) Éramos 3 ... sempre juntas que até misturávamos os nossos nomes, vou ser sempre a tua MoAna,  como dizias quando querias me chamar mas chamavas primeiro a Monika ...

Já não vou ouvir a tua voz na rádio nem nas publicidades.

Não vais ver o Francisco (txukin) e a Catarina (txorona) a crescerem.

Eu sei que lutaste ... agora descansa ... vou ter muitas muitas saudades. (...)



3. Nota do editor LG:

Carlos Filipe Gonçalves, nosso antigo camarada na Guiné (foi fur mil amanuense, CefInt/QG/CTIG, Bissau, 1973/74), é uma figura pública no seu país, Cabo Verde: radialista, jornalista, escritor, etnomusicólogo...  

Natural do Mindelo, vive na Praia. É autor, no nosso blogue, da série "Recordações de um furriel miliciano amanuense (Chefia dos Serviços de Intendência, QG/CTIG, Bissau, 1973/74) (Carlos Filipe Gonçalves, Mindelo)"

Ainda recentemente escreveu aqui, em poste de 5/7/2025:

(...) "50 anos depois, estou aposentado. Casado, tenho três filhas (49, 47 e 41 anos de idade), quatro netos (26, 18, 3 anos, neta recém nascida com um mês e meio). Vivi a grande aventura do depois da «Independência»… no que me concerne, já escrevi como vivi e o que se passou na história recente da rádio (livro ainda não publicado) e também já escrevi sobre a história da rádio no antes da Independência (um dos livros já publicado, o 2.º à espera de ser editado).

"E para completar, já escrevi o que vi e vivi na Guiné de 1973 a 1975, porque memórias de cabo-verdiano de ambos os lados, na Guiné, antes e depois das Independências, também precisam ser conhecidas". (..:)

Sabíamos que tinha a filha mais velha, Dúnia, de 49 anos, no hospital, na Praia, a lutar contra um cancro da mama. Ainda ontem, e sem ter notícias dele desde 28 de julho passado, lhe mandei às 23:21 a seguinte mensagem:

(...) "Carlos: (...) quero saber como tem evoluído o estado de saúde da tua filha. Imagino quanto ela e a vossa família estão a sofrer. Estou solidário contigo. Não sei rezar, mas espero que os deuses e os bons irãs a protejam e a salvem. Um abraço fraterno, Luís." (...)

Esta manhã soube pelo Zeca Macedo do desfecho fatal: nem os deuses nem os bons irãs salvaram a Dúnia. Para a família, destroçada, do nosso camarada de Cabo Verde, Carlos Filipe Gonçalves, pai, mãe, filho e irmãs da Dúnia, e demais família e amigos íntimos, vão os votos de pesar da nossa Tabanca Grande. Os filhos dos nossos camaradas nossos filhos são. (*)

Foto à esquerda: o nosso camarada, Carlos Filipe Gonçalves, em 8 de agosto de 2014, com a filha mais velha, Dúnia: "Estou feliz e orgulhoso! Coloquei hoje a fita na minha filha Dunia, finalista do curso de Comunicação Social. Parabéns Dunia! Cerimonia esta tarde na UNIPIAGET".


____________________

Nota do editor:

Último poste da série  > 29 de julho de 2025 > Guiné 61/74 - P27066: In Memoriam (557: Rita Mascarenhas (1978-2025), filha do nosso camarada José Rodrigues (ex-fur mil trms, CCAÇ 1419, Bissau, Bissorã e Mansabá, 1965/67): o velório terá lugar na 5ª feira, dia 31, a partir das 12 horas na Igreja Paroquial da N. Stra. do Cabo, Linda-a-Velha; às 16 horas haverá missa de corpo presente, seguindo o funeral, às 16.30, para o crematório do cemitério de Barcarena

8 comentários:

Carlos Vinhal disse...

Para o nosso camarada Carlos Filipe Gonçalves, sua esposa, filhas e demais familiares, o meu mai sentido pesar.
Carlos Vinhal

Anónimo disse...

Um abraço de condolências para o nosso camarada extensivel aos familiares atingidos por esta dor
Juvenal Amado

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Escreveu a mana Ana Gonçalves (julgo que a mais nova das 3 manas Gonçalves), na sua página do Facebook, ontem sábado, dia 9, às 20:30:

A morte não é nada.
Eu sou eu. Vocês são vocês.
O que eu era para vocês, continuo a ser.
Chamem-me pelo nome que sempre me chamaram.
Falem comigo como sempre fizeram.
Não mudem o tom de voz.
Continuem a rir daquilo que nos fazia rir juntos.
Sorriam e pensem em mim.
Que o meu nome seja pronunciado em casa como sempre foi,
sem exageros nem tristeza forçada.
Por que razão eu estaria fora dos vossos pensamentos,
só porque já não me veem?
Não estou longe.
Apenas estou do outro lado do caminho.

Anónimo disse...

Digo-te, valha isso o que valer, que estou contigo neste momento de indescritível dor, para ti, camarada Carlos Gonçalves. Valor mais alto não poderás jamais perder. Não sei se te alivia alguma coisa dizer-te, convictamente, que ninguém perde em absoluto aquilo que fez e teima em fazer parte de nós. Um grande abraço de solidariedade com o teu sofrimento.
Carvalho de Mampatá

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Dunia Gonçalves (@Nasha Gonçalves): o símbolo @ está a indicar o nome de utilizador ou identificador da Dunia pessoa nas redes sociais (ou em plataformas "online"). A sua página no Facebook já foi bloqueada.

Anónimo disse...

Imagino o que estás a passar e quero apenas que saibas que neste momento de dor também eu estou contigo. Força, meu caro.
João Nova Iorque

Anónimo disse...


Carlos Filipe Gonçalves (bvy email)
domingo, 10/08/2025, 12:50

Caro, amigo,

Só hoje vi este email, que passo a responder. Obrigadíssimo pela tua msg de solidariedade neste email e o abraço fraterno que me enviaste. Obrigadíssimo, pelo post sobre o falecimento da minha filha… Vi esta manhã no FB e no blog. Obrigado aos camaradas que comentaram os post, com apresentação de condolências e solidariedade, para comigo e minha família.

Um forte abraço para ti e para todos.

Carlos Filipe Gonçalves

Tabanca Grande Luís Graça disse...

No espaço de menos de duas semanas, dois camaradas nossos perdem duas filhas...Meu Deus!...