quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Guiné 61/74 - P19410: Agenda cultural: Encerra amanhã a exposição "Movimento Estudantil no Técnico 1967-1974", com colóquio às 18h00, no IST - Instituto Superior Técnico. moderado pelo historiador José Pacheco Pereira (Fernando Cerdeira)


Cartaz do colóquio a realizar amanhã, 6ª feira, às 18h00, no Instituto Superior Técnico (IST),  Universidade de Lisboa, no Salão Nobre, Campus Alameda, Lisboa. com o apoio da IST, da respetiva associação de estudantes e da Ephemera - Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira


1. Mensagem do nosso leitor Fernando Cardeira


Data - Terça-feira, 8 jan 2019  09h18
Assunt o - Encerramento da Exposição do IST com colóquio no dia 18 de Janeiro, 18H00


Caros amigos,

A exposição "Movimento Estudantil no Técnico 1967-1974",  inaugurada a 8 de Novembro de 2017,  vai encerrar no dia 18 de Janeiro de 2019, 18H00. com um Colóquio. Nele participarei ao lado de Luís Pessoa, Baptista Alves e Carlos Costa. A moderação estará a cargo de José Pacheco Pereira.
Uma hora antes é feita uma homenagem ao antigo dirigente associativo João Crisóstomo.
Contamos com a vossa presença.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Guiné 61/74 - P19409: Os nossos seres, saberes e lazeres (303): Parabéns, meu filho, Bruno Teixeira, nascido a 16 de janeiro de 1973, quando ainda se lutava e morria na guerra de África (Virgílio Teixeira)


Foto nº 1 > Vila do Conde > c. 1977/78 > Uma foto de família,  na praia de Vila do Conde: da esquerda para a direita, eu, de chapéu preto, a minha filha Nádia, a mais velha, o Bruno no meio, a minha mulher, Mnauela, e a minha filha mais nova, Diana.



Foto nº 2 > Vila do Conde > s/d >  O Bruno e um das filhas


Foto nº 3 > O Bruno com o André, meu genro, marido da minha filha mais nova,  Diana



Foto nº 4 > O Bruno numa esplanada

Fotos (e legendas): © Virgílio Teixeira (2019). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



1. Mensagem do nosso camarada Virgílio Teixeira, no  dia de aniversário do seu filho Bruno  Teixeira:




Para o melhor filho do Mundo,

Parabéns, Bruno, pelos teus 46 anos de vida!


Conforme te escrevi em 2015, já se passaram 4 anos, e a tua vida tem sido exemplar. Venho novamente repetir o que já disse, o enorme orgulho que tenho em ti, por tudo aquilo que és, o melhor pai do mundo, a tua dedicação aos teus filhos não tem paralelo; a tua dedicação à tua adorável mulher, nossa nora; o carinho e compreensão para com as tuas irmãs, pelos teus sobrinhos como se fossem teus filhos; a tua dedica ção aos teus amigos, desinteressada; o carinho, o apreço, e amizade para com os demais familiares que te rodeiam, e por todas as pessoas que têm passado pela tua vida; por tudo isso, e muito mais: enfim, pelo filho que sempre foste, amigo e sempre presente, com quem sempre podemos contar, eu e a tua mãe, sempre disponível para tudo, enfim, o melhor filho do mundo!!!...

E, por tudo isso, que Deus te ajude e aos teus!

Como já disse, não tenho outro modo de exprimir os meus sentimentos, e manifestar o amor que tenho pelos meus filhos, mas ainda vou a tempo, hoje e sempre.

Resolvi lançar esta mensagem no meu Blogue, o Blogue Luís Graça Graça & Camaradas da Guiné, ou o Blogue da Tabanca Grande, que tu mal conheces, mas que vai ficar também para os teus filhos e netos.

Nasceste em 1973, a 16 de Janeiro, 3ª feira... Nesse dia, Portugal estava em guerra, e quando eu vi que tinha um rapaz, pensei logo que um dia seria um novo militar, como o pai e o avô…

Mas o destino quis que assim não fosse, entretanto desde esse dia até ao fim da nossa guerra de África, ainda muitos militares, jovens porugueses, morreram... Sim, nesse preciso dia, em que nasceste, morreram, em combate, em Moçambique, dois militares do exército português, o 1º cabo Libânio Morais, e o alferes Manuel Pereira.

Hoje felizmente não há mais guerra, a nossa Pátria não está em guerra com mais ninguém, nem há serviço militar obrigatório... Não tiveste, pois, que trilhar, aos 20 anos, os duros caminhos que eu e muitos jovens da minha geração tivémos que trilhar, entre 1961 e 1975.

Um dia feliz, com o teu pai e a tua mãe sempre presentes, ao teu lado ou perto de ti.

Em, 2019-01-16,

Teu pai, Virgílio Teixeira

2. Comentário do editor LG: 

Bruno, a gente não se conhece, mas  tu também pertences a esta "família" que é a Tabanca Grande, onde "os filhos dos nossos camaradas nossos filhos são"...

Deixa-me dizer-te que gostei da iniciativa e do  gesto de ternura do teu pai, que te quis fazer esta surpresa... Da parte da manhã mandou-me esta mensagem, às 11h49:

Bom dia Luís,

Vou fazer um pedido,  se possível, e se não for contra os interesses do nosso Blogue.

Gostava de fazer uma mensagem em Poste, ao meu filho que faz hoje anos, seria um pequeno texto, e uma ou duas fotos.

Mas seria para sair hoje até às 21 horas por exemplo, gostaria de o mandar abrir o Blogue e ver lá a minha mensagem, junto de toda a família, no jantar de hoje.

Lembrei-me disso, agora mesmo, e antes de começar qualquer coisa, primeiro gostava de saber se pode ser ou não.

Obrigado por uma resposta.

O Amigo, Virgilio

Respondi-lhe logo nestes termos: "Claro que podes: o teu pedido é uma ordem... Tudo mereces tudo e o teu filho ainda mais"... Achei linda a ideia dele, e ainda mais linda a ternura que ele te manifesta em público...

Pois aqui tens, Bruno, com um abraço de parabéns do editor, e votos de muita saúde e longa vida. Para mais, somos de signos vizinhos, tu do Capricórnio, nós do  Aquários (, o meu filho João faz anos a 21, eu e o teu pai a 29)...

 Já agora, uma "gracinha", para a sobremesa:  o que diziam os jornais nessa 3ª feira, dia 16 de janeiro de 1973, em que vieste ao mundo... Aqui tens a capa do "Diário de Lisboa" (tenho pena de não ter aqui à mão o "Primeiro de Janeiro", do Porto)



[Clicar na imagem para ampliar] 

Citação:
(1973), "Diário de Lisboa", nº 17983, Ano 52, Terça, 16 de Janeiro de 1973, CasaComum.org, Disponível HTTP: http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_5280 (2019-1-16) 

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Guiné 61/74 - P19408: Historiografia da presença portuguesa em África (145): Meu Corubal, meu amor (4) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 15 de Junho de 2018:

Queridos amigos,
Não deixa de provocar assombro como neste período tão tumultuoso da I República, em que à Guiné arribaram por vezes governadores sem o mínimo de preparação, ter havido a preocupação de lançar inquéritos para toda a administração da colónia com questões minuciosas sobre a geografia, os recursos hídricos, as matas e florestas, a natureza das populações, a justiça, o produzir e o modo de produzir, o comércio, a cobrança dos impostos, e muito mais.
O Capitão Castro Fernandes, digo-o sem exagero, deixou-nos um documento de grande vivacidade, era conhecedor do território que administrava e quando se quiser fazer o estudo elaborado desta década de 1910 no Quínara e no Forreá este relatório é de consulta indispensável, sem margem para dúvidas.

Um abraço do
Mário


Meu Corubal, meu amor (4)

Beja Santos

Nos Reservados da Sociedade de Geografia de Lisboa consta um dossiê assim apresentado: Província da Guiné – Relatório de autor ignorado (mas que julgamos ter sido elaborado pelo antigo administrador de Buba, Capitão José António de Castro Fernandes, natural da Índia, cujo filhos residem, ainda, na Guiné. O original existia em poder do falecido Capitão Alberto Soares, antigo administrador do concelho de Bolama, combatente das campanhas de pacificação). Quem datilografou em 1931 diz que faltam as primeiras páginas, o que reproduz inicialmente está cheio de tracejado, é manifestamente incompreensível. O manuscrito, como iremos ver, é da década de 1910.

O documento datilografado (presumivelmente em 1931) começa por dizer tratar-se de Cópia – Extraída de um relatório, feito por autor desconhecido. Quem terá datilografado foi António Pereira Cardoso, funcionário colonial vastamente referido em diferentes relatórios das décadas de 1930 e 1940.

O mínimo que se pode dizer deste relatório é de que se trata de um valioso retrato de observação de alguém que, sem sombra de dúvida, percorreu todos os cantos da sua administração, fala com propriedade dos recursos hídricos, das etnias ali residentes, do que se produz e como se produz, das práticas de justiça, do trabalho indígena, do grau de civilização das populações.

Estamos agora no trabalho indígena, ele associa-o às obras dentro da circunscrição: capinação e limpeza dos caminhos, pranchas em todos os cursos de água – trabalho que não é remunerado por ser do interesse comum. E adianta que se faz capinação três vezes ao ano em Buba, o trabalho não é remunerado mas já foi, com ração e o pagamento de 10 centavos, quando executado por indígenas de povoações longínquas.
E elenca outras atividades:
“Construção das palhotas para os Postos do Corubal, Quínara e Cubisseco e renovação anual das suas coberturas. Remunerado com ração diária de arroz, regulada pelos chefes dos Postos e por minha ordem, à razão de 10 a 15 centavos por cada trabalhador.
Renovação anual da cobertura da palhota de Buba, para régulos e indígenas em trânsito. Não remunerado por ser de interesse comum.
Abertura de valetas em Buba. Trabalho exclusivamente executado por Papéis, assalariados a 24 centavos diários.
Demarcação de 20 mil hectares de terreno concedidos a Souza e Almeida, no Forreá e Corubal. Trabalho remunerado directamente pelo agrimensor, regulado a ração ou em dinheiro, uns a 15 outros a 20 centavos diários, conforme menor ou maior actividade demonstrada no trabalho.
Construção da linha telegráfica de Buba a Cacine. Remunerado a 15 centavos diários cada indígena.
Construção do cais-ponte em Buba e respectivo aterro. Trabalharam Papéis, pessoal menor da Administração, presos e Fulas.
Corte de lenha para as canhoneiras. Trabalho remunerado a um escudo a tonelada. Condução de malas do correio. Remunerado, regulado a 50 centavos diários. Condução de cargas de funcionários públicos em trânsito, e bem assim os transportes para estes. Não remunerados por ser não só da praxe nada pagar, como também por ser uma obrigação dos impostos nas cláusulas do tratado de submissão na guerra de 1895, quando batidos no Forreá”.

Esclarece que a população da circunscrição tem aumentado de uma forma progressiva, sobretudo nos regulados de Contabane, Quínara e Cubisseco. Tendo sido perguntado como faz o arrolamento, responde assim:
“Nos territórios do Forreá e Corubal o arrolamento é feito a cavalo, gastando-se 22 dias. Nos territórios do Quínara e Cubisseco é feito de lancha a vapor, gastando-se 25 dias. Não tendo a circunscrição um barco a vapor, e sendo este fornecido pela Capitania, com indicação dos dias em que pode ser utilizado, há a sujeitar-se a esta indicação.
Chegado a uma tabanca, a contagem das palhotas, sempre mandei que fosse feita pelo ‘grande’ do régulo que me acompanha, limitando-me eu a verificar a exactidão do arrolamento anterior: nomes dos indivíduos que passaram para outras povoações; nome dos que entraram de novo ou de outras povoações e nome dos falecidos no penúltimo ano. Estes esclarecimentos são fornecidos pelo régulo. Por esta forma não podem ser lesados os interesses do Estado, o que de contrário se sucederia, pois que o indígena quando se aproxima a época do arrolamento, reduz ao mínimo o número das palhotas, aproveitando para moradias as cozinhas, as palhotas destinadas aos cavalos na época pluviosa, as palhotas destinadas para a arrecadação do milho e do arroz, enchendo de palha e milho as que são habitadas, para fingirem que são arrecadações, e, finalmente, espalhando no solo estrume de cabras e carneiros, para fingirem que são palhotas destinadas a resguardo destes.
As palhotas habitadas por indigentes e bem assim as dos impossibilitados de trabalhar e que vivem da caridade pública, nunca deixei de dispensar de pagamento, desde que se reconheça que são dos próprios, o que facilmente se distingue pela construção e estado interior e exterior da palhota.
Num dos arrolamentos a que procedi, encontrei sucessivamente em três tabancas um indigente que tinha a mão com falta de dedos, por onde, se pode calcular, quanta ardileza emprega o indígena, como aliás todos os povos, para se esquivarem ao fisco.”

Questionado quanto ao grau de civilização em que se encontram os povos da sua jurisdição, responde deste modo:
“Os Fulas, Mandingas e mesmo os Beafadas, estão, em relação aos Balantas, Brames e Manjacos, num grau de civilização bastante adiantado. O seu vestuário, os seus usos, e a forma amável e hospitaleira como recebem demonstram o grau bastante elevado da sua civilização.
Os Balantas, Brames e Manjacos, algo atrasados, o que demonstram no seu vestuário, nos usos e costumes e nas suas questões de família, estão mergulhados num grosseiro feiticismo, prestando culto a diversas árvores, principalmente aos poilões, onde em todas as circunstâncias difíceis vão consultar para receber esclarecimentos sobre o futuro ou saber o significado de algum facto já realizado. Quem conhece estas raças nos seus territórios de Cacheu ou Mansoa, fica surpreendido de os ver no território do Quínara, com a mudança radical dos seus hábitos de selvajaria, produzida pela aproximação de raças mais adiantadas. Não é fácil nem rápida a transformação de hábitos inveterados numa raça. Toda a circunscrição está por completo pacificada, tendo para isso exercido uma grande influência não só à administração local directa, o êxito das últimas guerrilhas e a estada do régulo Cherno Kali e ‘grandes’ em Portugal, aquando do centenário da Descoberta da Índia, em 1898.
Pode-se avaliar o grau de pacificação completa pela docilidade e submissão com que todos, sejam Fulas, Brames ou Balantas, se apresentam na administração para fazer as suas queixas ou apresentar as questões de família; pela prontidão com que apresentam carregadores e sem relutância desempenham os serviços de limpeza dos caminhos; e, ainda, como no dia em que lhes for indicado, pagam o respectivo imposto de palhota, na maioria na sede da circunscrição em Buba.”

(Continua)




Estas três imagens foram retiradas do livro de Francisco Tenreiro, “Acerca da casa e do povoamento da Guiné (Estudos, Ensaios e Documentos) ”, Ministério das Colónias, 1950. Atenda-se à observação que o professor Orlando Ribeiro pôs nestes registos de grande pendor humanístico.
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Nota do editor

Último poste da série de 9 de janeiro de 2019 > Guiné 61/74 - P19386: Historiografia da presença portuguesa em África (143): Meu Corubal, meu amor (3) (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P19407: Álbum fotográfico de Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (São Domingos e Nova Lamego, 1967/69) - Parte LX: A Casa Caeiro e os comerciantes libaneses de Nova Lamego


Foto nº 1


Foto nº 1 >  A Família Caeiro, na sala de cinema do Gabu, nas últimas filas.  Da direita para a esquerda: eu, o senhor Caeiro, a sua filha e uma amiga. Nova Lamego, na sala de cinema do Gabu, 21 Fevereiro de 68. Foto nº 1A - Detalhe: O sr. Caieiro e a filha (que ostenta, na foto, a capa de uma revista humorística brasileira, popular na época, "Vamos Rir!", de periodicidade mensal, da "Rádio Editora Lda...)



Foto nº 2 >  Uma das primeiras fotos tiradas naquela terra quando cheguei a Nova Lamego. Estou no 1º andar do edifício do Conselho Administrativo,  do BCAÇ 1933,  no terraço do mesmo, e por trás pode ver-se a loja da Casa Caeiro. Nova Lamego, Outubro de 1967.


Foto nº 3  > Vistas da Casa Caeiro, uma casa comercial que pensava ser de Libaneses, mas já alguém me disse que não eram Libaneses. Foto tirada do 1º andar das instalações do CA.  Nova Lamego, Set / Out 1967.


Foto nº 4 > Nova Fotografia das instalações da Casa Caeiro.  Foto tirada do 1º andar das instalações do CA.  Nova Lamego, Janeiro de 1968.



Foto nº 5 > Instalações fortificadas [, protegidas por bidões com areia, ao nível térreo... ]do CA – Conselho Administrativo. Em cima, no  1º andar do edifício do Comando do Batalhão,  o autor e mais 2 elementos do CA, Furriel Pinto Rebolo e o nosso 1º Cabo Seixas.  Nova  Lamego, c. Set / Out 1967.


Foto captada em Nova Lamego, a partir da Rua Principal, das instalações do CA, no mês de Janeiro de 68.

Guiné > Região de Gabu > Nova Lamego > CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) > Nova Lamego

Fotos (e legendas): © Virgílio Teixeira (2018). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]





1. Continuação da publicação do álbum foto-
gráfico do nosso camarada Virgílio Teixeira, 


[Foto à esquerd , o Virgílio e a esposa Manuela, o grande amor da sua vida, na Tabanca de Matosinhos, Restaurante Espigueiro (ex-Milho Rei), 5 de setembro de 2018. O casal vive em Vila do Conde. (Foto: LG, 2018)]



CTIG - Guiné 1967/69 - Álbum de Temas:

T060 – A CASA CAEIRO

Comerciantes Libaneses em Nova Lamego


VISTAS DO EDIFICIO DO COMANDO


I - Anotações e Introdução ao tema:

1 - O Meu Batalhão – BCAÇ 1933 – instalou-se em Nova Lamego, Sector militar L3, no Leste da Guiné. O comando do Batalhão, ficou com um dispositivo de 18 unidades independentes, ao longo de 1/5 do território do CTIG.

Nova Lamego, também conhecida por Gabu, é uma cidade de porte médio, com varias infraestruturas locais, nomeadamente, correios, escola, cinema, café e bar, algumas casas de comidas e bebidas, bem como, algumas lojas de comércio.

O concelho do Gabu é governado por um Administrador de Circunscrição, com sede em NL, e um Administrador de Posto com sede em Piche.

De todas as lojas, a que mais se destacava era a famosa Casa Caeiro, mesmo no centro da cidade. Ali vendia-se de tudo o que precisávamos e mais o que não era preciso para nada.

O Senhor Caeiro, dono da referida casa comercial, tinha uma bela filha, branca,  libanesa, coisa a não desperdiçar, em terra de pouca mulher branca, a qual era acompanhada por várias vezes com outra rapariga branca, que não sei qual a relação com eles.

A Casa Caeiro localizava-se mesmo do outro lado da rua, frente a frente, onde estava o gabinete do Conselho Administrativo, e do respectivo Comando do Batalhão.

Era um edifício tipo colonial, e ficávamos no 1º andar desse edifício, e logo se poderia ver todo o andamento e movimento da loja, a Casa Caeiro, que não era nada pequena, e que era frequentada pelas variadas etnias locais.

De tal modo que era um passatempo, vir para o varandim, e ver as pessoas, locais e outras pessoas europeias ou não, com os seus negócios, e acima de tudo, quando a filha do Caeiro saia à rua, logo era alertado por alguém o grito do Ipiranga, para irmos todos ver a beldade de mulher a sair à rua, com o seu corpo formoso para aquelas paragens.

Posto isto, a Casa Caeiro era visitada quase diariamente pela ‘malta’ nem que fosse para comprar uma caixa de fósforos, ou um abano para o calor.

Era gente simpática, o que está escrito é que eles apenas se dedicavam ao comércio, não alinhavam a sua actuação nem de um lado nem de outro, eram independentes, o que já seria uma tarefa difícil numa zona de guerra, como era aquela.

Quanto à filha do Caeiro, apenas falei com ela na loja, cruzávamos na rua, no café ou no pequeno cinema semanal, não sei a vida que eles levavam fora das horas de serviço.

Resolvi tirar este Tema do grande tema de Nova Lamego, com cerca de 200 fotos, e fazer um pequeno Poste de 5 fotos, para dar um pouco de ar fresco àquela zona tórrida e seca.

Este Tema já havia sido enviado para postar num grande conjunto sobre Nova Lamego, e agora foi alterado para formato mais pequeno.

Já foi revisto e corrigido várias vezes, para melhor clarificar certas fotos e inseri-las do contexto do tema. Acho que agora já não há mais nada para corrigir.

Estas fotos não estão nada bem, por um lado por falta de prática, depois são outros a tirá-las, sendo eu a focar a máquina, mesmo assim não prestam.

Por outro lado, a qualidade inicial do rolo e do papel de revelação não era nada bom, e com 50 anos metidas numa caixa e em várias sítios e garagens, a humidade e o tempo fizeram o resto, o bolor foi-as comendo, apesar disso hoje já estão digitalizadas.



Guiné > Região de Gabu > Nova Lamego > c. 1966 > A rua principal de Nova Lamego... Do lado esquerdo vê a Casa Caeiro e o edifício que era o comando do batalhão do BCAÇ 1894... Do lado direito, um edifício não editificado e depois a estação dos CTT(Correios, Telégrafos e Telefones)...

Foto do álbum de Manuel Caldeira Coelho (ex- fur mil trms, CCAÇ 1589 / BCAÇ 1894, Nova Lamego e Madina do Boé, 1966/68)

Foto: © Manuel Caldeira Coelho (2011). Todos os direitos reservados, [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné ]


II - Legendas das fotos:

F01 – A Família Caeiro, na sala de cinema do Gabu, nas últimas filas.

Vemos junto a mim, o Senhor Caeiro, a sua bela e avantajada filha e outra rapariga que não parece filha, e nunca soube a sua relação. Não vejo a esposa do Sr. Caeiro. Pensava ser na casa dele, mas acredito mais ser na sala de cinema do Gabu, pela forma de estar e pelas cadeiras.

Foto captada em Nova Lamego, na sala de cinema do Gabu, em 21 Fevereiro de 68.

F02 – Uma das primeiras fotos tiradas naquela terra quando cheguei a Nova Lamego. Estou no 1º andar do edifício do Conselho Administrativo, no terraço do mesmo, e por trás pode ver-se a loja da Casa Caeiro, a mais conhecida do local, especialmente pela especialidade da sua filha. Mais atrás podem ver-se enormes árvores – poilões, mangueirais, ou outras espécies.

Foto captada em Nova Lamego, no 1º andar das instalações do Conselho Administrativo, em Outubro de 67.

F03 – Vistas da Casa Caeiro, uma casa comercial que pensava ser de Libaneses, mas já alguém me disse que não eram Libaneses. Os fulas e outros muçulmanos, sentados na sombra da casa, o calor aperta. A atravessar a rua, vou à frente e atrás vem o nosso Furriel Rocha – O Algarvio, com a sua boina e a sua sombra.

Foto captada em Nova Lamego, do 1º andar das instalações do CA, entre os meses de Set-Dez 67.

F04 – Nova Fotografia das instalações da Casa Caeiro, comerciante Libanês, é ainda muito cedo, pois as sombras são menores e o movimento não é grande.

Foto captada em Nova Lamego, do 1º andar das instalações do CA, no mês de Janeiro de 68.

F05 – Instalações fortificadas do CA – Conselho Administrativo, no 1º andar do edifício do Comando do Batalhão. Em cima, o autor e mais 2 elementos do CA, Furriel Pinto Rebolo e o nosso 1º Cabo Seixas. Outras das primeiras fotos captadas na Guiné e em Nova Lamego.

Foto captada em Nova Lamego, a partir da Rua Principal, das instalações do CA, no mês de Janeiro de 68.

NOTA FINAL DO AUTOR:

# As legendas das fotos em cada um dos Temas dos meus álbuns, não são factos cientificamente históricos, por isso podem conter inexactidões, omissões e erros, até grosseiros. Podem ocorrer datas não coincidentes com cada foto, motivos descritos não exactos, locais indicados diferentes do real, acontecimentos e factos não totalmente certos, e outros lapsos não premeditados. Os relatos estão a ser feitos, 50 anos depois dos acontecimentos, com material esquecido no baú das memórias passadas, e o autor baseia-se essencialmente na sua ainda razoável capacidade de memória, em especial a memória visual, mas também com recurso a outras ajudas como a História da Unidade do seu Batalhão, e demais documentos escritos em seu poder. Estas fotos são legendadas de acordo com aquilo que sei, ou julgo que sei, daquilo que presenciei com os meus olhos, e as minhas opiniões, longe de serem ‘Juízos de Valor’ são o meu olhar sobre os acontecimentos, e a forma peculiar de me exprimir. Nada mais. #


«Propriedade, Autoria, Reserva e Direitos, de Virgílio Teixeira, Ex-alferes Miliciano do SAM – Chefe do Conselho Administrativo do BCAÇ1933 / RI15 / Tomar, Guiné 67/69, Nova Lamego, Bissau e São Domingos, de 21Set67 a 04Ago69».

Em, 2019-01-14.

Corrigido o texto e as legendas das fotos, hoje.

Guiné 61/74 - P19406: Agenda cultural (668): Absolutamente a não perder: RTP1, todas as 2ªs feiras, às 23h45, a partir de 14/1/2019, "As Rotas da Escravatura", em 4 episódios de 53 m cada... Do séc. VII até hoje, a África foi o epicentro de um gigantesco tráfico global de seres humanos: mais de 20 milhões de africanos foram deportados, vendidos e submetidos à escravatura: Núbios, Fulas, Mandingas, Songais, Sossos, Akans, Iorubás, Igbos, Bacongos, Ajauas, Somalis...



Fotograma do vídeo de apresentação do documentação (1º episódio, RTP1, 14/1/2019) (com a devida  vénia...)


A história da escravatura do séc. VII até aos dias de hoje: documentário em 4 episódios, na RTP1




Esta é a história de um mundo onde o comércio de escravos desenhou os seus territórios e as suas próprias fronteiras. Um mundo onde a violência, a opressão e o lucro impuseram as suas rotas.
A história da escravatura não começou nos campos de algodão. É uma tragédia muito mais antiga que se desenrola desde os primórdios da Humanidade.

A partir do séc. VII e durante mais de mil anos, a África foi o epicentro de um gigantesco tráfico global. Este sistema criminal moldou o nosso mundo e a nossa história. A amplitude deste tráfico é tal que, durante muito tempo, foi impossível explicar todos os seus mecanismos.

Nesta série documental volta-se a percorrer as rotas da escravatura, abordando as suas consequências na sociedade contemporânea.

Segundas, às 23h45, na RTP1, a partir de 14/1/2019

As Rotas da Escravatura

1º episódio > 476-1375: Para Além do Deserto,  14 jan 2019 [Pode ser revisto aqui no prazo de 7 dias]

Sinopse:

A partir do séc. VII e durante mais de mil anos, a África foi o epicentro de um gigantesco tráfico global. Núbios, Fulas, Mandingas, Songais, Sossos, Akans, Iorubás, Igbos, Bacongos, Ajauas, Somalis... Mais de 20 milhões de africanos foram deportados, vendidos e submetidos à escravatura. Este sistema criminal moldou o nosso mundo e a nossa história. A amplitude deste tráfico é tal, que durante muito tempo foi impossível explicar todos os seus mecanismos.

2º episódio: 1375-1620: Por Todo o Ouro do Mundo, 22 jan 2019

Sinopse:

No século XIV, a Europa abre-se ao mundo e apercebe-se de que se encontra à margem da mais importante zona de trocas comerciais do planeta.

Este mapa, o "Atlas catalão", aguça o apetite de conquistas dos europeus. Mapa dos ventos, o Atlas guia os marinheiros como viajantes por terra firme. Mapa político faculta informações sobre as forças em presença. Por fim, como mapa económico, indica as rotas comerciais com destino a África e aos seus recursos.

Um pequeno reino é o primeiro a lançar-se ao assalto das costas africanas: Portugal. Na sua esteira, desenha-se uma nova rota da escravatura.

Sinopses dos próximos episódios (nº 3 e 4) ainda não disponível

Ficha Técnica

Título Original:  Les Routes de l´esclavage
Realização:  Daniel Cattier, Juan Gelas, Fanny Glissant
Produção: Compagnie des Phares et Balises, ARTE France, Kwassa Films, RTBF, LX Filmes, RTP, Inrap
Música: Jérôme Rebotier
Ano: 2017
Duração de cada episódio: 53 minutos

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Guiné 61/74 - P19405: In Memoriam: Os 47 oficiais oriundos da Escola do Exército e da Academia Militar mortos na guerra do ultramar (1961-75) (cor art ref António Carlos Morais da Silva) - Parte VII: ten inf Alberto Santiago de Carvalho (Unhais da Serra, Covilhã, 1935 - Damão, Índia, 1961)






1. Continuação da publicação da série respeitante à biografia (breve) de cada um dos 47 Oficiais oriundos da Escola do Exército e da Academia Militar que morreram em combate no período 1961-1975, na guerra do ultramar ou guerra colonial (em África e na Ásia).

Trabalho de pesquisa do cor art ref António Carlos Morais da Silva, instrutor da 1ª CCmds Africanos, em Fá, adjunto do COP 6, em Mansabá, e comandante da CCAÇ 2796, em Gadamael, entre 1970 e 1972. Foi cadete-aluno nº 45/63, do corpo de alunos da Academia Militar.

2. A história da Academia Militar remonta ao tempo de D. João IV, e ao ano de 1641, ou seja, ao início da guerra da restauração: a "Lição de Artilharia e Esquadria" é considerada a primeira escola de formação de oficiais do nosso exército. Mas em 1790, ao tempo da D. Maria, com a designação de "Academia Real de Fortificação, Artilharia e Desenho", é que passa a ser uma instituição de ensino superior das ciências e técnicas militares. 

Em 1837, passa a designar-se por Escola do Exército, por iniciativa de Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo, Marquês de Sá da Bandeira. (Será o seu mais ilustre comandante, entre 1851 e 1876).

Depois teve diversas desinações: (i) Escola do Exército (1837-1910);  (ii) Escola de Guerra (1911-1919); (iii) Escola Militar (1919-1938); (iv) de novo Escola do Exército  (1938-1959); e (v) e por fim Academia Militar (desde 1959 até hoje), com sede no Rua Gomes Freira, em Lisboa, e um polo na Amadora.
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Nota do editor:

Último poste da série 13 de janeiro de 2019 > Guiné 61/74 - P19399: In Memoriam: Os 47 oficiais oriundos da Escola do Exército e da Academia Militar mortos na guerra do ultramar (1961-75) (cor art ref António Carlos Morais da Silva) - Parte VI: ten pilav António Seabra Dias (Mealhada, 1932 - Serra da Cananga, Angola, 1961)

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Guiné 61/74 - P19404: Notas de leitura (1141): Um grande arquivo do nacionalismo emergente na África Portuguesa por Ronald H. Chilcote (Mário Beja Santos)


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 14 de Dezembro de 2018:

Queridos amigos,
É obra, pôr no grande ecrã todos os figurantes envolvidos na chamada guerra de África ou guerra de libertação ou guerra colonial. As tomadas de posição, os programas, os documentos que passaram para a História, estão nesta obra os vencedores e os vencidos, os movimentos de libertação que se extinguiram e os que vingaram, uma recolha surpreendente, a moeda corrente do tempo eram os documentos a favor ou contra, de modo algum era usual expor todas as posições, todos os atores, sem interjeições nem quaisquer subtilezas de simpatia ou camaradagem. Talvez por isso mesmo este acervo documental gigantesco de Ronald H. Chilcote jaz hoje na penumbra, mesmo na historiografia portuguesa contemporânea.

Um abraço do
Mário


Um grande arquivo do nacionalismo emergente na África Portuguesa

Beja Santos

Ronald H. Chilcote é hoje um octogenário que levou uma carreira de prestígio na ciência política, ao nível da Universidade da Califórnia, no que toca aos estudos da África Portuguesa, do Brasil e da América do Sul. Para saber mais sobre o seu currículo profissional, as suas investigações e os livros publicados recomenda-se o site:

https://en.wikipedia.org/wiki/Ronald_H._Chilcote

O terceiro importante trabalho deste investigador foi edição documental referente ao nacionalismo emergente na África Portuguesa, edição da Hoover Institution Press, Stanford University, 1972. Projeto ambicioso e muitíssimo bem-sucedido, reconheça-se que estão aqui as peças documentais essenciais para analisar as posições do Estado Novo, da oposição interna ao regime, a evolução dos movimentos de libertação nas colónias portuguesas, uma análise da liderança dentro desses movimentos, tendo no seu termo uma impressionante lista de abreviaturas de todas estas organizações, mais um glossário de termos portugueses.

Em sequência, de modo a que os leitores interessados conheçam elementarmente os grandes tópicos, Ronald Chilcote começa por contextualizar a posição oficial do Estado Novo, dando uma sequência de discursos de Salazar e Castro Fernandes, procede à leitura de Gilberto Freire, mostra a Lei Orgânica do Ultramar, a posição de Cunha Leal e Manuel Homem de Mello, Henrique Galvão e Humberto Delgado; temos depois o itinerário dos movimentos revolucionários de Angola, com destaque para discursos e tomadas de posição da UPA/FNLA de Holden Roberto, do GRAE (Governo Revolucionário de Angola no Exílio), as resoluções da FLEC, os documentos ideológicos de Mário de Andrade e Viriato da Cruz, Agostinho Neto, a documentação básica referente ao MPLA, as resoluções das suas conferências, o acervo de documentos que o Movimento enviou a instituições internacionais; temos, logo a seguir, o nacionalismo da Guiné Portuguesa e no arquipélago de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, Ronald Chilcote agendou um texto sobre os massacres em São Tomé, em 1953, as intervenções de Amílcar Cabral, de Henri Labéry, François Mendy, Miguel Trovoada, são inseridos os estatutos do PAIGC, da União Geral dos Trabalhadores da Guiné, isto a par da documentação da FLING, o memorando do PAIGC para o Governo Português (1/12/1960), bem como o memorando que Cabral remeteu para a Assembleia das Nações Unidas, em 1961, excertos de diferentes intervenções, por vezes com exageros colossais propagandísticos, como dizer que as tropas portuguesas tinham tido elevadas centenas de mortos na batalha do Como; segue-se o nacionalismo em Moçambique, é um acervo igualmente rico, com dados históricos de Moçambique, o desenvolvimento do seu nacionalismo apresentado por Eduardo Mondlane, a momentosa situação dos refugiados exposta pela sua mulher, Janet Rae Mondlane, as diferentes forças envolvidas na criação da Frelimo e de outros movimentos posteriormente desaparecidos também têm aqui lugar, como certas regras de liderança, houve quem tentasse afastar Eduardo Mondlane acusando-o de que estava ao serviço dos americanos, os programas da Frelimo, da UDENAMO (União Democrática Nacional de Moçambique, do Comité Secreto da Restauração da UDENAMO, da FUNIPAMO (Frente União Anti-Imperialista Popular Africana de Moçambique), do COREMO (Comité Revolucionário de Moçambique), e não faltam artigos como o de Marcelino dos Santos no contexto da Conferência das Organizações Nacionalistas das Colónias Portuguesas (CONCP), em Casablanca, em abril de 1961, onde também tomaram a palavra Viriato da Cruz, Adelino Gwambe, Miguel Trovoada, são feitas referências à declaração geral produzida na II Conferência das Organizações Nacionalistas das Colónias Portuguesas que se realizou em Dar es Salaam, em outubro de 1965. No termo da obra, o cientista norte-americano apensa um conjunto de documentos que se prendem com tomadas de posição da ONU sobre o modo de resoluções, discussão até sobre a possibilidade de expulsar Portugal de várias agências. Em apêndice, o autor inclui notas da oposição, pré nacionalista e nacionalista com interesses na África Portuguesa, de diferente índole.

Um acervo documental único, mais de 600 páginas, estávamos em 1972, tanto quanto se sabe era a primeira vez que um estudioso congregava nas águas do mesmo rio a posição portuguesa, a oposição ao Estado Novo, de vários matizes, e a ascensão e consolidação dos movimentos de libertação da África Portuguesa. Documento incontornável para a história comparada de todos estes nacionalismos emergentes. Estranhamente, esta preciosa documentação é escassamente citada na bibliografia da especialidade.

Holden Roberto
Eduardo Mondlane
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Nota do editor

Último poste da série de 11 de janeiro de 2019 > Guiné 61/74 - P19395: Notas de leitura (1140): Os Cronistas Desconhecidos do Canal do Geba: O BNU da Guiné (68) (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P19403: (Ex)citações (350): Ponto e contraponto: calão, crioulo, linguagem obscena, racismo, colonialismo e nacionalismo... (Cherno Baldé / António Rosinha)


Guiné- Bissau > Bissau > Maio de 1997 > "Eu e a minha mãe"

Foto (e legenda): © Cherno Baldé (2011). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


Comentários ao poste P19396 (*)


(I) Cherno Baldé [, n. c. 1960 em Fajonquito, setor de Contuboel, região de Bafatá, estudou na Ucrânia e em Portugal, quadro superior na GB, gestor de projetos, vive em Bissau, nosso colaborador permanente, especialista em questões etnolinguísticas]

[...] Convém ter em conta que parte das expressões apresentadas [, no Pequeno Dicionário da Tabanca Grande,]  como sendo "crioulo",  podem ser invenções da tropa metropolitana e seus soldados indígenas,  e que os guineenses dito crioulos nunca ou quase nunca utilizavam por representar caricaturas de crioulo. 

Por exemplo,  "Partir mantenha, partir catota, cabaço, mama-firme", entre outras expressões, podiam representar formas impróprias e pouco respeitosas para com os nativos, vistos como inferiores e pouco dignos do respeito devido às pessoas civilizadas, nesse caso aos portugueses da metrópole.[...] 

O uso do calão ou do baixo calão pode ser normal e existe em todas as sociedades humanas. O que pode chocar é a sua utilização com caracter racista e/xenófobo como era o caso na Guiné durante a guerra. No inicio, até 1970, pareciam-nos expressões normais no convivência com a tropa, sobretudo porque a maioria era originária do Norte de Portugal, mas quando começaram a chegar as mulheres (as senhoras) brancas, esposas de alguns oficiais, constatamos com desagrado que todo o arsenal de obscenidades era só e unicamente reservado a nossa gente e de forma especial as nossas mulheres, sem distinção entre casadas e mulheres grandes. Isto não era só calão, era racismo e abuso do poder sobre os dominados, portanto, inaceitável. Se os militares não tivessem posto um ponto final na guerra em 74, com a nossa geração de jovens escolarizados e nacionalistas, certamente que não seria a mesma coisa. E penso que é isso que explica, entre outras coisas, a adesão do grupo de Domingos


(II) António Rosinha:

(i) beirão, tem mais de 115 referência no nosso blogue;

(ii) é um dos nossos 'mais velhos' e continua, ativo, a participar, com maior ou menor regularidade, no nosso blogue, como autor e comentador;

(iii) andou por Angola, nas décadas de 50/60/70, do século passado;

(iv) fez o serviço militar em Angola,  em 1959, sendo fur mil, em 1961/62;

(v) diz que foi 'colon' até 1974 e continua a considerar-se um impenitente 'reacionário' (sic);

(vi) 'retornado', andou por aí (, com passagem pelo Brasil, já sem ouro, nem pedras preciosas...), até ir conhecer a 'pátria de Cabral', a Guiné-Bissau, onde foi 'cooperante', tendo trabalhado largos anos (1987/93) como topógrafo da TECNIL, a empresa que abriu todas ou quase todas as estradas que conhecemos na Guiné, antes e depois da 'independência';

(vii) o seu patrão, o dono da TECNIL, era o velho africanista Ramiro Sobral;

(viii) é colunista do nosso blogue com a série 'Caderno de notas de um mais velho'';

(ix) pelo seu bom senso, sabedoria, sensibilidade, perspicácia, cultura e memória africanistas, é merecedor do apreço e elogio de muitos camaradas nossos, é profundamente estimado e respeitado na nossa Tabanca Grande, fazendo gala de ser 'politicamente incorreto' e de 'chamar os bois pelos cornos';

(x) ao Antº Rosinha poderá aplicar-se o provérbio africano, há tempos aqui sabiamente citado pelo Cherno Baldé, o "menino e moço de Fajonquito": "Aquilo que uma criança consegue ver de longe, empoleirado em cima de um poilão, o velho já o sabia, sentado em baixo da árvore a fumar o seu cachimbo". ]



Não concordo com a ideia do Cherno sobre os motivos de adesão à luta e ao nacionalismo de figuras como Domingos Ramos e Amílcar Cabral, coisas como a falta de respeito pelas mulheres grandes e as mulheres africanas.

A juventude de Domingos Ramos e de Amílcar nunca foi semelhante à vida de "quartel" que o Cherno foi obrigado a conhecer e a viver, não só porque só havia quartéis nas capitais, e a tropa europeia era praticamente reduzida a alguns sargentos e oficiais, e alguns cabos, isto, antes da guerra (1961).

Essa realidade que Cherno conheceu, não existia em 1959, quando Domingos Ramos fez a sua recruta, frequentando o 1º CSM - Curso de Sargentos Milicianos.

Nesse tempo, os mestiços ou brancos de 2ª ou pretos escolarizados (Domingos Ramos), já tinham outros motivos para as suas independências que iam muito além de qualquer descriminação racial, ou complexos de superioridade da parte do branco.

No caso das colónias portuguesas já havia uma convicção absolutamente formada na cabeça dos estudantes da simples 4ªa classe, preto ou branco de 2ª  que eles estavam muito mais preparados para tomar conta da sua terra, do que os «atrasadinhos» que vinham da metrópole. 

Cherno, no minha recruta e CSM (Huambo 1959),  éramos 30 no meu pelotão, dividamos, 10, como eu da metrópole, 10 eram "Domingos Ramos", e outros 10 Amílcares à mistura com dois ou três brancos de 2ª

Cherno, aí já eramos nós,  os dez da metrópole,  as grandes vítimas discriminadas, que nem sabíamos jogar à bola, que vínhamos abanar a árvore das patacas, minhotas com pernas peludas, ainda se fôssemos ingleses ou franceses...e outro mimos  que nem menciono, porque seria uma ladainha que nunca mais acabava.

Até que veio o 15 de Março de 1961, "para Angola e em força" do Salazar, e dos "Ramos" e dos "Amílcares", muito pouquinhos se passaram, e foi ao lado de muitos que eu fiz a minha guerra de 13 anos em Angola.

Embora a realidade de Angola e Guiné fosse diferente, sabemos que o MPLA e PAIGC foram irmãos, de maneira que facilmente encontro semelhanças.

Cherno, a vida que conheceste (tropa e guerra) não tem a mínima semelhança com o sonolência que se passava com os velhos chefes de posto, velhos comerciantes, velhos régulos, a rotina dos fanados e cultura do arroz, tudo ao ritmo de travessias de jangada, passa quando passa,  uma morte lenta, em que além do chefe de posto e do isolado comerciante, muitas tabancas não viam mais qualquer branco ou qualquer alteração da rotina, durante meses, e na própria capital da "colónia" era ao domingo o Benfica x Sporting a maior movimentação de massas.

Claro que houve e há "doutrinações" que podem ser aproveitadas para vários fins, mas não no caso de Domingos Ramos ou  do  Amílcar, creio eu.  (**)

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Nota do editor:


Guiné 61/74 - P19402: Guerra colonial - cronologia(s) - Parte II: A nova "união sagrada": "A Pátria deve estar, em todas as circunstâncias, acima do regime"... mas "o regime [também] deve estar, em todas as circunstâncias, à altura da Pátria" (Diário de Lisboa, 18 de março de 1961)



[Fundação Mário Soares > Portal Casa Comum > Pasta: 06541.079.17211 > Título: Diário de Lisboa > Número: 13743 > Ano: 40 > Data: Sábado, 18 de Março de 1961 > Directores: Director: Norberto Lopes; Director Adjunto: Mário Neves > Edição: 2ª edição > Observações: Inclui supl. "Diário de Lisboa Magazine", "Diário de Lisboa Juvenil" > .Fundo: DRR - Documentos Ruella Ramos. (Com a devida vénia...)


Citação:
(1961), "Diário de Lisboa", nº 13743, Ano 40, Sábado, 18 de Março de 1961, CasaComum.org, Disponível HTTP: http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_16336 (2019-1-9)



1. Uma espécie de  "união sagrada", 45 anos depois do 13º governo da I Primeira República, liderado por António José de Almeida para fazer face à declaração de guerra da Alemanha em 1916 contra Portugal...

"A Pátria deve estar, em todas as circunstâncias, acima do regime"... mas "o regime [também] deve estar, em todas as circunstâncias, à altura da Pátria" (Diário de Lisboa, 18 de março de 1961). A nota do dia ("O mal e a caramunha"), do "Diário de Lisboa", de 19 de março de 1961, deve ser entendida como "uma no cravo e outra na... censura". O jornalista Norberto Lopes, desassombrado, transmontano, conhecedor de África (, contrariamente ao Salazar...), não pode deixar de ser o autor desta espécie de "editorial", disfarçada de "nota do dia"...

Jornal independente, conotado com as correntes ditas moderadas da chamada oposição democrática ao Regime do Estado Novo, o "Diário de Lisboa" era um dos jornais mais vigiados pelos coronéis da censura... Daí não surpreender este apelo, subliminar, não já a uma "nova união sagrada", impensável com Salazar, mas a um pacto (provisório) de regime para o país, em uníssono, dar uma resposta firme e imediata à insurreição desencadeada pela UPA  - União dos Povos de Angola (mais tarde, FNLA - Frente Nacional de Libertação de Angola] no norte de Angola...

Salazar teve de resolver alguns "problemas domésticos" (e nomeadamente a tentativa de golpe de Estado palaciano do seu ministro da defesa, o gen Botelho Moniz, que ingenuamente esperava o apoio dos americanos...),  antes de tentar galvanizar e mobilizar a Nação para a resposta, já tardia, que as populações angolanas exigiam: a frase histórica, "Para Angola, rapidamente e em força" é  de... 13 de abril de 1961... E o primeiro continente para reforço da guarnição militar de Angola só lá vai chegar em 1 de maio de 1961: "Chegada a Luanda dos primeiros contingentes transportados por via marítima [BCAÇ 88, BCAÇ 92, CART 85, CART 86, CART 87, CART 100]." (1)

O seu primeiro biógrafo, académico,  historiador encartado, mas "estangeirado", diz  seguinte sobre ele, Salazar:

"Sobre o prisma da retórica do regime, o maior fracasso de Salazar ao longo das suas quatro décadas no poder terá sido a sua incapacidade de proteger a população branca e os seus trabalhadores no Norte de Angola em 1961". 

(In; Menezes, Filipe Ribeiro de  -  Salazar : uma biografia política ; trad. do ingl.,  Teresa Casal. Alfragide : Dom Quixote,  D.L. 2014, [Expresso], vol . 6, p. 13.)

De qualquer modo, parece que ninguém estava preparado para a guerra que se seguiu, guerra colonial para uns, guerra do ultramar para outros.. Não apenas o exército português, como os movimentos nacionalistas que reivindicam hoje o protagonismo da história da luta pela independência de Angola: o MPLA em 4 de fevereiro, a UPA em 15 de março de 1961, sem esquecer a Unita (que surgirá mais tarde)...

Por outro lado, em 1961, o regime beneficiou do "efeito de choque" que foram as notícias, trágicas, que chegavam de Angola, com algum atraso, à metrópole, e que alguns tiveram mais "liberdade" do que outros para publicar... (A censura tinha vários pesos e medidos, conforme os jornais diários, a maioria "afeta" ao poder vigente: O Século, o Diário de Notícias, etc. Apesar de 1961 ser o "annus horribilis" de Salazar, terá havido um certo  cerrar de fileiras das elites políticas, incluindo as do "reviralho", à volta do "para Angola, rapidamente e em força"... E o tema tornou-se "tabu"... A malta do "reviralho" bem quis levantar, timidamente, o "problema do ultramar" nas eleições de 1965 para a Assembleia Nacional, mas levou logo nas orelhas, e enfiou a viola no saco, deixando a União Nacional a falar a uma só voz... Até outubro de 1969...

Nessa época, em março de 1961,  muitos de nós, ainda usavam o bibe da escola e jogavam ao pião... Acabou também para sobrar, "aquela guerra",  para nós que nem sequer sabíamos onde ficava o "ultramar", Nambuangongo ou Guileje, Pedra Verde ou Fiofioli ... LG
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Nota do editor:

Último poste da série > 9  de janeiro de  2019 > Guiné 61/74 - P19385: Guerra colonial - cronologia(s) - Parte I: 1961, Angola

domingo, 13 de janeiro de 2019

Guiné 61/74 - P19401: Blogues da nossa blogosfera (108): Jardim das Delícias, blogue do nosso camarada Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547 (25): Palavras e poesia


Blogue Jardim das Delícias, do Dr. Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547/BCAÇ 1887, (Canquelifá e Bigene, 1966/68), com a devida vénia, reproduzimos esta publicação da sua autoria.

PARAÍSO

ADÃO CRUZ

© ADÃO CRUZ


Não há portas do paraíso
Nem caminhos para lá chegar
Mas entre lágrimas e riso
Ninguém quer acreditar.
No fim sobram os passos
Sem mais caminho para andar.
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Nota do editor

Último poste da série de6 de janeiro de 2019 > Guiné 61/74 - P19372: Blogues da nossa blogosfera (107): Jardim das Delícias, blogue do nosso camarada Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547 (24): Palavras e poesia

Guiné 61/74 - P19400: Blogpoesia (603): "Revolução dos cravos", "Sementes de lusitanidade" e "O Arco do Triunfo", da autoria de J. L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil da CCAÇ 728

1. Do nosso camarada Joaquim Luís Mendes Gomes (ex-Alf Mil da CCAÇ 728, Cachil, Catió e Bissau, 1964/66) estes belíssimos poemas, da sua autoria, enviados, entre outros, ao nosso blogue, que publicamos com prazer:


Revolução dos cravos

Numa madrugada de Abril,
deflagrou em Lisboa uma revolução.
Em vez de sangue, uma núvem de perfume encheu todas as ruas.
Foram cravos rubros que cobriram o chão, as lapelas e os canos das espingardas.

Para trás ficaram sepultados todos ódios e vexames.
Uma nova aurora boreal banhou de esperança a noite negra em que se vivia.
Enormes vagas de entusiasmo varreram as almas dos lisboetas.
Pouco a pouco se espalharam por todos os campos e aldeias.

Uma era nova se abriu.
Ficou mais perto o mundo inteiro.
Um sonho lindo.
Um sonho apenas que não mais esqueceu...

Ouvindo Carlos Paredes

Berlim, 6 de Janeiro de 2019
7h3m
Jlmg

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Sementes de lusitanidade

Caíram, há séculos, as sementes de lusitanidade nas ruas de Lisboa.
Cresceram, floriram, frutificaram e se expandiram por todo Portugal.
Cobriram as encostas e os vales, desde a montanha até ao mar.

Um país laborioso e destemido, de operários, lavradores e marinheiros
se fixou e afirmou.
Adoptou a cruz de Cristo como bandeira branca e azul.
Se abalançou aos mares e, pioneiro, devassou os continentes, se cobrindo de glória.

Assimilou povos tão diferentes na cor e nos falares.
Se caldeou tão profundamente que, ainda hoje, se ouve o falar de Camões por essas paragens tão longínquas
e todos nos querem bem.

Quando a história os recolheu a casa, mesmo assim, seus talentos se espalham por todo o mundo,
sendo reconhecidos como os melhores dos melhores,
no campo das artes e das ciências.

Ouvindo Carlos Paredes

Berlim, 7 de Janeiro de 2019
7h18m
Jlmg

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O Arco do Triunfo

Porta larga e alta sempre aberta.
Passa por ele o mundo
na busca curiosa de Lisboa.
Tem um arco de volta inteira.
Duas colunas fortes o sustentam.
Tem a força da paz e liberdade.
Sua sombra não chega ao chão.

Recebe o sol logo ao nascer.
Se despede dele ao cair da tarde.
Saúda o Tejo seu forasteiro desde outrora.
O convida a ver o mar.

Ponto de chegada e de partida para quem vem e vai.
Se banha de alegria vendo as gentes que o contemplam.
Seu gesto é sempre o mesmo:
- Voltem sempre!

Ouvindo Carlos Paredes

Berlim, 10 de Janeiro de 2019
7h8m
Jlmg
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Nota do editor

Último poste da série de 6 de Janeiro de 2019 > Guiné 61/74 - P19371: Blogpoesia (602): "Desespero das flores", "Olhares enviezados" e "Pontes de Lisboa", da autoria de J. L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil da CCAÇ 728

Guiné 61/74 - P19399: In Memoriam: Os 47 oficiais oriundos da Escola do Exército e da Academia Militar mortos na guerra do ultramar (1961-75) (cor art ref António Carlos Morais da Silva) - Parte VI: ten pilav António Seabra Dias (Mealhada, 1932 - Serra da Cananga, Angola, 1961)








1. Continuação da publicação da série respeitante à biografia (breve) de cada um dos 47 Oficiais oriundos da Escola do Exército e da Academia Militar que morreram em combate no período 1961-1975, na guerra do ultramar.

Trabalho de pesquisa do cor art ref António Carlos Morais da Silva, instrutor da 1ª CCmds Africanos, em Fá, adjunto do COP 6, em Mansabá, e comandante da CCAÇ 2796, em Gadamael, entre 1970 e 1972.