quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Guiné 61/74 - P19409: Os nossos seres, saberes e lazeres (303): Parabéns, meu filho, Bruno Teixeira, nascido a 16 de janeiro de 1973, quando ainda se lutava e morria na guerra de África (Virgílio Teixeira)


Foto nº 1 > Vila do Conde > c. 1977/78 > Uma foto de família,  na praia de Vila do Conde: da esquerda para a direita, eu, de chapéu preto, a minha filha Nádia, a mais velha, o Bruno no meio, a minha mulher, Mnauela, e a minha filha mais nova, Diana.



Foto nº 2 > Vila do Conde > s/d >  O Bruno e um das filhas


Foto nº 3 > O Bruno com o André, meu genro, marido da minha filha mais nova,  Diana



Foto nº 4 > O Bruno numa esplanada

Fotos (e legendas): © Virgílio Teixeira (2019). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



1. Mensagem do nosso camarada Virgílio Teixeira, no  dia de aniversário do seu filho Bruno  Teixeira:




Para o melhor filho do Mundo,

Parabéns, Bruno, pelos teus 46 anos de vida!


Conforme te escrevi em 2015, já se passaram 4 anos, e a tua vida tem sido exemplar. Venho novamente repetir o que já disse, o enorme orgulho que tenho em ti, por tudo aquilo que és, o melhor pai do mundo, a tua dedicação aos teus filhos não tem paralelo; a tua dedicação à tua adorável mulher, nossa nora; o carinho e compreensão para com as tuas irmãs, pelos teus sobrinhos como se fossem teus filhos; a tua dedica ção aos teus amigos, desinteressada; o carinho, o apreço, e amizade para com os demais familiares que te rodeiam, e por todas as pessoas que têm passado pela tua vida; por tudo isso, e muito mais: enfim, pelo filho que sempre foste, amigo e sempre presente, com quem sempre podemos contar, eu e a tua mãe, sempre disponível para tudo, enfim, o melhor filho do mundo!!!...

E, por tudo isso, que Deus te ajude e aos teus!

Como já disse, não tenho outro modo de exprimir os meus sentimentos, e manifestar o amor que tenho pelos meus filhos, mas ainda vou a tempo, hoje e sempre.

Resolvi lançar esta mensagem no meu Blogue, o Blogue Luís Graça Graça & Camaradas da Guiné, ou o Blogue da Tabanca Grande, que tu mal conheces, mas que vai ficar também para os teus filhos e netos.

Nasceste em 1973, a 16 de Janeiro, 3ª feira... Nesse dia, Portugal estava em guerra, e quando eu vi que tinha um rapaz, pensei logo que um dia seria um novo militar, como o pai e o avô…

Mas o destino quis que assim não fosse, entretanto desde esse dia até ao fim da nossa guerra de África, ainda muitos militares, jovens porugueses, morreram... Sim, nesse preciso dia, em que nasceste, morreram, em combate, em Moçambique, dois militares do exército português, o 1º cabo Libânio Morais, e o alferes Manuel Pereira.

Hoje felizmente não há mais guerra, a nossa Pátria não está em guerra com mais ninguém, nem há serviço militar obrigatório... Não tiveste, pois, que trilhar, aos 20 anos, os duros caminhos que eu e muitos jovens da minha geração tivémos que trilhar, entre 1961 e 1975.

Um dia feliz, com o teu pai e a tua mãe sempre presentes, ao teu lado ou perto de ti.

Em, 2019-01-16,

Teu pai, Virgílio Teixeira

2. Comentário do editor LG: 

Bruno, a gente não se conhece, mas  tu também pertences a esta "família" que é a Tabanca Grande, onde "os filhos dos nossos camaradas nossos filhos são"...

Deixa-me dizer-te que gostei da iniciativa e do  gesto de ternura do teu pai, que te quis fazer esta surpresa... Da parte da manhã mandou-me esta mensagem, às 11h49:

Bom dia Luís,

Vou fazer um pedido,  se possível, e se não for contra os interesses do nosso Blogue.

Gostava de fazer uma mensagem em Poste, ao meu filho que faz hoje anos, seria um pequeno texto, e uma ou duas fotos.

Mas seria para sair hoje até às 21 horas por exemplo, gostaria de o mandar abrir o Blogue e ver lá a minha mensagem, junto de toda a família, no jantar de hoje.

Lembrei-me disso, agora mesmo, e antes de começar qualquer coisa, primeiro gostava de saber se pode ser ou não.

Obrigado por uma resposta.

O Amigo, Virgilio

Respondi-lhe logo nestes termos: "Claro que podes: o teu pedido é uma ordem... Tudo mereces tudo e o teu filho ainda mais"... Achei linda a ideia dele, e ainda mais linda a ternura que ele te manifesta em público...

Pois aqui tens, Bruno, com um abraço de parabéns do editor, e votos de muita saúde e longa vida. Para mais, somos de signos vizinhos, tu do Capricórnio, nós do  Aquários (, o meu filho João faz anos a 21, eu e o teu pai a 29)...

 Já agora, uma "gracinha", para a sobremesa:  o que diziam os jornais nessa 3ª feira, dia 16 de janeiro de 1973, em que vieste ao mundo... Aqui tens a capa do "Diário de Lisboa" (tenho pena de não ter aqui à mão o "Primeiro de Janeiro", do Porto)



[Clicar na imagem para ampliar] 

Citação:
(1973), "Diário de Lisboa", nº 17983, Ano 52, Terça, 16 de Janeiro de 1973, CasaComum.org, Disponível HTTP: http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_5280 (2019-1-16) 

____________

7 comentários:

Luís Graça disse...

Bucólica

A vida é feita de nadas;
De grandes serras paradas
À espera de movimento;
De searas onduladas
Pelo vento;
De casas de moradia
Caiadas e com sinais
De ninhos que outrora havia
Nos beirais;
De poeira;
De ver esta maravilha:
Meu Pai a erguer uma videira
Como uma Mãe que faz a trança à filha.

Miguel Torga

TORGA, M., Diário, 1941.

Anónimo disse...

Caro Virgilio Teixeira
Bom dia
Parabens e obrigado por mais estas magnificas partilhas.
Um abraço
IC

Anónimo disse...

Bom dia.
Luís, belos poemas que arranjas, ou teus ou dos outros, este de Miguel Torga encaixa bem nesta efeméride. Obrigado.

Uma correcção, na foto nº 2, por erro meu na informação, tudo foi feito depressa, então é assim: Não é Algarve (era outra que não foi) pois aquela roupa não dá para o Algarve. É Vila do Conde, numa esplanada, e a respectiva 'Nortada'. A minha neta, Sofia, filha do Bruno, é a filha mais velha, ele tem outro filho, o Tomas ( 8anos), que não aparece. A minha neta mais velha, filha da Nádia, tem 15 anos, e o meu neto mais velho, tem 18, filho da Nádia também.

As fotos obviamente que não estão boas de origem, curiosamente, foram tiradas com a mesma Câmara que usei na Guiné e fez milhares de fotos, lá e cá na 'peluda'. Foi posta de parte com as novas tecnologias, depois mandei retocar e ver se estava a funcionar, e estas recentes foram feitas com ela, como ficaram quase todas mal, não voltei a usar mais a máquina, já fez o seu tempo de serviço fotográfico obrigatório.
Tirando a primeira, que ainda estava em pleno uso.
É uma foto tirada com o temporizador, a Camara colocada numa cadeira, faço a focagem, depois de carregar tenho 10 segundos para o salto. Como fiz centenas de vezes, naquelas em que eu apareço.
Virgilio Teixeira

Anónimo disse...

Para o Anonimo IC, que já se identificou em mail para mim, mas não divulgo pois não estou autorizado.

Obrigado pelo comentário, já era altura de colocar o nome, não custa nada.

Virgilio Teixeira

Luís Graça disse...

Virgílio, já corrigi a legenda da foto nº 2. Parabéns, correu tudo bem, fico feliz por o teu/nosso blogue contribuir também, em modesta escala, para a tua felicidade e da tua família... É para isso que serve a nossa... "blogoterapia" diária!... Ab, Luís

Valdemar Silva disse...

Virgílio
Espero que o 'IC' não seja o Inglês Corbyn, já que não vai ser necessário um Brexit para resolvermos o caso do Sr. Caeiro.
…..áááááá.
Saúde da boa
Valdemar Queiroz

Anónimo disse...

Valdemar acho que não, o Brexit vai passar e o caso do Senhor Caeiro vamos esperar que a Neta, a Bela diga alguma coisa.

O IC vocês conhecem, por enviesamento, mas prometi, contudo, aceito palpites, e é muito fácil, não para mim que sou novo, mas para os mais antigos.

Saude e força,
VT.