quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Guiné 61/74 - P19391: (Ex)citações (349) a minha faca de mato e o meu canivete de marinhagem (Patrício Ribeiro, ex-grumete fuzileiro, Fragata NRP Comandante João Belo, Angola, c. 1969)







Faca de mato e canivete de marinhagem

Fotos (e legenda): © Patrício Ribeiro (2018). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]




Patrício Ribeiro, grumete fuzileiro (**),
na fragata NRP Comandante
João Belo
, c. 1969..[ O comandante João Belo
 foi avô do nosso Zé Belo, régulo da Tabanca da Lapónia]
1. Mensagem do Patrício Ribeiro em resposta a um pedido lançado no poste P19383 (`)

Date: quarta, 9/01/2019 à(s) 22:17
Subject: Re: faca de mato dos fuzos


Boa noite, Luís

As minhas facas ainda as utilizo.

Junto fotos das duas,  que nos eram distribuídas.

Por vezes tinha algumas guerras com os colegas de "aventura", porque elas ou desapareciam e eram negociadas e trocadas.

Esta minha faca do mato fez a minha comissão em Angola, assim como a  de um dos meus irmãos (mais novo 2 anos), no Sul de Angola.

Com tanta aventura, perdemos o interior do cabo, em Angola.

A navalha ainda hoje anda sempre comigo quando ando nos meus trabalhos, pelos campos do Baixo Vouga.

A faca é utilizada para cortar carnes difíceis, como o presunto,  etc.

Ao fim de 50 anos, ainda as guardo com muito carinho... recordando o que já fomos ... (***=


Abraço

Patricio Ribeiro

2. Comentário de Luís 'Saci' Pereira:

Muito obrigado, Luís!

Já troquei um mail com o Patrício sobre o assunto, porque ele tem uma.

Já estive também a ver as respostas ao inquérito, mas giram todas em torno das facas de mato de Icel ou das alemãs, fabricadas em Solingen.
De qualquer maneira disseram-me que foram distribuídas entre 1968 e 1973.


Muito obrigado por tido

Abraço

Luís Pereira
 _______________

Notas do  editor:

(***) Último poste da série > 18 de dezembro de 2018 > Guiné 61/74 - P19302: (Ex)citações (348): O 'cinema Paraíso'... de Fajonquito e de Nova Lamego.. Recordações de nhô Manel Djoquim, o homem do cinema ambulante (Cherno Baldé / Vital Sauane)

Sem comentários: