segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Guiné 61/74 - P19376: O nosso blogue em números (58): em 2018, tivemos 3900 comentários, uma média de 3,3 comentários por poste... Voto para 2019: recuperar a média de 2015, de 4 comentários por poste...



Fonte: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2019)


1.  Relativamente ao ano anterior  estamos com dificuldade em apurar o número exato de comentários que forem feitos aos 1189 postes publicados. O nosso servidor só nos permite listar os últimos mil, o que corresponde aos postes publicados deste 17 de outubro último até hoje, Há um problema técnico que que ainda conseguimos resolver... 

Podíamos somar os comentários um a um, o que seria trabalhoso. Utilizámos uma amostra dos 400 primeiros postes, a que correspondem 1177 comentários, e dos 243 últimos (de 17/10 a 31/12/2018), a correspondem  935 comentários...

O número de comentários, em 2018, não terá diferido do ano passado: aplicando a regra de três simples, deu-nos um total de 3923 comentários. A dividir por 1189 postes, temos uma média de 3,3 comentários por poste.

No final de 2017, o número de comentários tinha  atingido, no final do ano de 2017 um total de 70700. Com mais 3900 em 2018, teremos um total de 74600.  O número de comentários (, tal como o número de postes)  tem vindo a decrescer desde 2010 (Gráfico 6).

O número médio de comentários por poste, em 2017, foi o mesmo (3,2) do ano de 2009 (Gráfico 7). O recorde é 6 comentários, em média, por poste, nos anos de 2011 e 2012 em que publicámos um total de 1756 e 1604 postes, com 11 mil e 10,5 mil comentários, respetivamente... Em 2018 terá uma ligeira melhoria, com um número médio de 3,3 comentários por poste.

Os 74600 comentários registados no nosso blogue estão "limpos" de SPAM (mensagens não desejadas, publicitárias e outras), que é uma das pragas com que tivemos de lidar no passado. O nosso servidor, o Blogger, tem um sistema muito eficiente de filtragem de mensagens não desejadas, na caixa de comentários, se bem que isso possa inibir ou desmotivar alguns leitores, menos familiarizados com este procedimento.

2. Qualquer leitor, mesmo não registado no Blogger ou sem conta no Google, pode comentar como "anónimo"... As nossas regras exigem, no entanto, que no final da mensagem deixe o seu nome. Como "anónimo", o leitor terá sempre que "clicar" na caixa que diz "Nâo sou um robô"... (Ver exemplo abaixo.)

O ideal é usar a conta do Google: toda a gente um endereço de @gmail... Os comentários dão mais vida ao nosso blogue!...

Recorde-se que uma parte desses comentários pode dar (e tem dado) origem a postes, por iniciativa em geral dos editores mas também, nalguns casos, por sugestão dos autores. Por outro lado, alguns leitores queixam-se de terem perdido extensos comentários, certamente por terem tocado numa tecla errada... Nestes casos, é preferível escrever o texto em word, à parte  e no fim, fazerr "copy & paste"... É mais seguro...

Em 2019, para comemorar os 15 anos de existência do blogue,  vamos aumentar a atividade dos comentadores... Esperemos que se atinja pelo menos a média de 2015, de 4 comentários por poste... Camarada, não te inibas: escreve, na caixa de comentários, só para dizer que concordas ou discordas em relação ao que foi dito... No Facebook, sabemos que é mais fácil: gostas, não gostas, é tudo instantâneo como o pudim flã...

____________

Notas do editor:

1 comentário:

Anónimo disse...

Os comentários:
Luís, o problema dos comentários é que implica escrever, estar num computador, estar disponível, e muita gente já não tem paciência para isso. Isto é da idade, não há muita gente do nosso tempo, que esteja ‘viva’, que tenha a garra que tens, eu falo por mim, e não sou dos que escreve menos.
Eu por exemplo ainda não consegui ultrapassar a ‘chatice’ de depois do comentário, passar pela grelha do ‘robot’ por vezes tenho de passar por 5 ou 6 grelhas, e por vezes desaparece tudo e depois já não escrevo mais.
Agora por exemplo, resolvi escrever tudo em primeiro lugar numa folha de Word, pois esta não foge, e quando acabar vou tentar meter na caixa dos comentários, fazendo copia e colar.
Eu nem acredito que tantos artigos interessantes, passem uma semana na página inicial dos Postes, e não haja um único comentário!
Depois de sair da página de abertura, já não vou mais procurar o Poste, saiu, acabou, fica gravado lá na ‘Cloud’ .
A média de comentários é muito pouca, e a maioria são do seu ‘editor’, senão nalguns casos a totalidade, não aparece mais ninguém.
Eu não quero acreditar que não haja as visualizações, eu não consigo ver isso, mas depois é preciso escrever, pensar o que dizer, é preciso o assunto interessar, não sei o que se passa.
Eu próprio em muitos casos não comento, uns porque não me interessam os assuntos dos Postes, tenho de ser sincero, e outros não sei o que dizer…
Com certeza, no facebook, que não tenho, e quase toda a gente tem, deve ser mais fácil, apenas clicar no gosto, ou não gosto. E fica o assunto arrumado.

Faz-me pensar o que será, mais ano menos ano, isto irá acabar, certo?
O que vai ser feito depois com o Blogue? Vamos perder tudo, nunca mais vamos poder ver e consultar?
São questões pertinentes, eu não faço ideia e não é por isso que deixo de mandar mais Temas e material para postar, para a malta ver e rever-se.
Virgílio Teixeira