domingo, 6 de janeiro de 2019

Guiné 61/74 - P19374: Estou vivo, camaradas, e desejo-vos festas felizes de Natal e Ano Novo (16): Prometo dar mais uma volta ao meu baú... (António Ramalho, ex-fur mil at cav, CCAV 2639, Binar, Bula e Capunga, 1969/71)





Lisboa > MNAA - Museu Nacional de Arte Antiga > 6 de janeiro de 2019 > Detalhes do "Presépio dos Marqueses de Belas" > Sala do Presépio Português, que dá acesso à  famosa Capela das Albertas. A peça central é o "Presépio dos Marqueses de Belas", com cerca de 3 centenas de figuras, um dos maiores presépios portugueses a seguir ao da Basílica da Estrela.

Aqui não faltam os Reis Magos, incluindo o Baltasar, o negro que passou a representar a África, para mostrar a "universalidade" do cristianismo... Neste presépio,  ele aparece dentro de uma tenda, "a espreitar", montado num elefante!... Deliciosa iconografia!... Dizem que foi Machado de Castro (1731-1822) o primeiro escultor a fazer um rei mago negro, uma ousadia para a época...

O "Presépio dos Marqueses de Belas" é uma  encomenda  de finais do século XVIII,  feita pelo colecionador José Joaquim de Castro ao escultor e presepista Barros Laborão (1762-1820). Foi acabada em inícios do séc. XIX sob a direção deste. Sofreu recentemente um complexo trabalho de restauro de cerca de 6 meses. envolvendo uma meia dúzia de técnicos. Assisti hoje, embevecido a uma visita guiada orientada para crianças... E fiquei rendido ao nosso presépio português barroco (sec. XVII e XVIII) e grato à dedicação e competência dos trabalhadores do MNAA, agora renovado mas sempre a lutar com inúmers dificuldades (a começar pela falta de recursos humanos e financeiros)... Enfim, uma boa notícia,  em dia de Reis, a (re)abertuda sala do Presépio Português e da Capela das Albertas... Tive igualmente o privilégio de ver "ao vivo"  o célebre quadro a óleo, "Adoração dos Magos", de Domingos Sequeira (1768-1837), recentemente adquirido pelo MNAA por "crowdfunding"... Trata-se de uma obra-prima da pintura portuguesa que estava nas mãos de privados...

Enfim, amigos e camaradas, o MNAA é um espaço nobre da cidade que merece ser melhor e conhecido e acarinhado por todos nós!...E tem um ótimo restaurante com esplanada e um belo jardim  com vista para o Tejo e para o nosso "saudoso" Cais da Rocha Conde de Ódibos... Tomem boa nota, camaradas e amigos, partilhem a informação... e deem mais corda aos sapatos em 2019!

È também uma forma do nosso blogue agradecer a todos os amigos e camaradas da Guiné que nesta longa quadra festiva quiseram honrar-nos com os seus votos de Bom Natal e Feliz Ano Novo... Não vamos citá-los a todos, porque corríamos o risco de deixar sempre alguém de fora. De grande parte parte publicámos as suas mensagens em duas séries (vd. marcador Boas Festas 2018/19). O último texto a ser publicado, em princípio, será o do António Ramalho.

Fotos de Luís Graça (2018), com a devida vénia ao MNNA, detentor da obra e dos seus direitos de imagem...

1. Mensagem de António Ramalho, ex-fur mil at cav, CCAV 2639 (Binar, Bula e Capunga, 1969/71), natural da Vila de Fernando, Elvas, membro da Tabanca Grande, com o nº 757:


Date: sábado, 5/01/2019 à(s) 15:57

Subject: Um excelente 2019 para todos!

Caro Luís, boa tarde.

Consulto diariamente o nosso blogue, todavia não tinha a noção que tinham decrescido os "postes". (*)

Presumo haver imenso material interessante nos baús, irei dar mais uma volta ao meu! Presumo que algum desapareceu ou foi destruído.

Acho interessantíssimos os textos publicados, cada um em seu estilo, leio-os todos.

Também noto que da minha Companhia [, a CCAV 2639,]  além de mim, do Mário [Lourenço] e do Vitor Garcia não aparece mais ninguém, mas há Net em todo o país!

O meu tempo continua escasso pelos compromissos assumidos e com a chegada de mais uma neta, contudo conto estar presente num próximo almoço da Tabanca da Linha.

Não sei se por lapso ou esquecimento deveria ter informado da data do meu nascimento - 3 de Janeiro de 1948 - o mesmo dia de Michael Schumacher, sou um fã da F1.

A foto com que me identificam com o ontem e hoje tem uma história, no próximo almoço eu conto-te.

Façam favor de continuar e progredir pois há por aí gente muito capaz!


Renovo os meus votos de um Bom Ano Novo para todos.

Um forte abraço

António Fernando Rouqueiro Ramalho (membro da Tabanca Grande nº 757)
____________


Sem comentários: