quinta-feira, 2 de novembro de 2006

Guiné 63/74 - P1237: Lembranças do David Payne (Torcato Mendonça / Beja Santos)

1. Mensagem do Beja Santos, de 30 de Outubro de 2006:

Caro Luís, gostei muitíssimo das recordações do Torcato Mendonça sobre o Payne. Como sabes, conheci o Payne nas manifestações estudantis de 62, depois a vida separou-nos e reencontramo-nos no Uíge, em Julho de 68. Fiquei-lhe a dever inúmeras atenções, sobretudo com a forma tão disponível como ele recebia regularmente as populações civis de Missirá e Finete. Só faz sentido eu atrelar-me a esta saudação se tu tiveres espaço. Prefiro escrever quando tu me disseres que é oportuno. Recebe um abraço do Mário.

2. Resposta de L.G.:

Mário: A nossa conversa é como às cerejas… Seria justo evocar aqui os médicos (mas também os enfermeiros) que estiveram connosco. Dentro das tuas prioridades, escreve sobre o Payne, quando quiseres. Prometo publicar o teu texto logo a seguir.

3.Mensagem, a seguir, do Torcato Mendonça, de 30 de Outubro de 2006

Caro Luís Graça:

Foi, através de uma das estórias do Beja Santos, que soube do desaparecimento do Payne. Fiquei triste. Se há pessoas que gostava de voltar a ver, ele era uma era uma delas. Tive conversas com o Payne sobre os mais variados assuntos. A saúde física e mental das NT, das populações e... muito mais, muito mais.

Ele estava em Bambadinca com a mulher. O conhecimento do Beja Santos é mais forte, quer pelas razões por ele aduzidas no mail quer pela convivência em Bambadinca. È bom saber que alguém vai escrever, vai relembrar um amigo. Os afectos vindos de lá são diferentes. Mesmo divergindo nalguns pontos, a nossa união, chamemos-lhe assim, é superior ou transcende mesmo o normal. É, ou foi a vivência das situações de perigo. Creio que sim.

Posso não concordar com algumas coisas que escreves, Beja Santos. Além de gostar de ler, respeito a tua forma de sentir e relatar o passado. Fala do Payne. Merece ser relembrado quem ajudou tantos, discordando da guerra.

Luís Graça: o primeiro morto da CART 2339 foi um enfermeiro. Foi ferido na Moricanhe (1). O desempenho deles era fundamental para as NT. Em operações e nos aquartelamentos.

Parece que [ainda] ninguém falou das Enfermeiras Paraquedistas. Fui evacuado e tratado por uma, em Nova Lamego. Contactei várias vezes com elas nas evacuações. Vezes demais. Era interessante alguém, que as tenha conhecido bem ou, alguma delas, escrever sobre a Guiné.

Um abraço aos dois do

Torcato Mendonça
_________

Nota de L.G.:

(1)Moricanhe: destacamento de milícias e tabanca em autodefesa, entre o Xime e Mansambo, na ZA da CART 2339, Mansambo,1968/69, mais tarde abandonado pelas NT, no decurso da reacção do PAIGC à Op Lança Afiada (8 a 18 de Março de 1969): vd. post de 30 de Dezembro de 2005 > Guiné 63/74 - CDI: Mansambo, um sítio que não vinha no mapa (3): Memórias da CART 2339 (Carlos Marques dos Santos)

Sem comentários: