terça-feira, 16 de outubro de 2007

Guiné 63774 - P2180: Blogpoesia (5): O vigésimo sexto aniversário de um gajo nada sério, Missirá, 6 de Novembro de 1970 (Jorge Cabral)

1. Finalmente recebi notícias do meu/nosso amigo e camarada Jorge Cabral a quem tinha escrito há dias telegraficamente: Jorge: Como vai isso ? A tua saúde ? A luta contra o tabaco ? A ressaca ? Precisas de muita força... Um Alfa Bravo. Luís

Querido Amigo!

Obrigado pela tua preocupação. Estou vivo, mas cada vez mais à margem deste tempo, no qual passámos de cidadãos a hiper-consumidores. Quem me dera voltar à minha Tabanca…

Pelos vistos, a fome deu em fartura. Teremos Guerra todos os dias (1). Oxalá, não se exagere. Por mim já tive a minha dose…

Escreveu-me um Camarada do Pelotão insurgindo-se contra este "consertador de catotas, engatatão de bajudas, anfitrião da putaria, oferente de soutiens, e pai de todos os meninos da Tabanca", dizendo para eu escrever "à séria". E, surpresa das surpresas, manda-me um Poema que eu fiz, no dia do meu vigésimo sexto aniversário. É este, que ora te envio. Garanti-lhe que estou reformado das bajudas e que não me tem aparecido nenhuma "catota" para consertar, embora pense não ter perdido o jeito…

Grande Abraço

P.S.: Conta com este gajo "nada sério", sexta-feira no Cinema (2).

___________

Aniversário

por Jorge Cabral

Vinte e seis ou Mil, conto pelos dedos
Os anos que vivi, eu não sonhei
Este tempo de angústia e de medos,
Que soletro e nunca sei.
Que Guerra é esta? Onde não estou!
Que rio aquele? Não cheira a Tejo!
Que combate? Combato, mas não sou.
E quando olho o espelho, não me vejo!
Aqui em Missirá, escravo e senhor
Invento-me. E guarda – prisioneiro
Bebo, fingindo em alegria, a Dor.

Hoje faço anos… e continuo inteiro.

Missirá, 6 de Nov. 1970

2. Comentário dos editores:

O Jorge Cabral foi Alferes Miliciano de Artilharia, comandante do Pel Caç Nat 63, Fá Mandinga e Missirá, Sector L1 - Bambadinca, Zona Leste, 1969/71. É autor da série Estórias Cabralianas (3), cuja publicação no nosso blogue já vem do princípio de 2006. É preciso (re)ler estas estórias para se perceber o que o Jorge Cabral quer dizer quando diz que é um gajo nada sério... Não tomem isso à letra...

Jorge Cabral, hoje jurista e professor universitário, não é mais o mesmo Cabral que nós conhecemos em Fá Mandinga, Bambadinca e Missirá, entre 1969 e 1971... O slogan mais célebre da guerra no leste foi justamente o seu célebre grito de guerra, iconoclasta e provocador, típico de um homem do non-sense, de um actor do teatro do absurdo: Cabral, só há um, o de Missirá e mais nenhum!

Jorge Cabral, que as circunstâncias obrigaram a ser comandante de um pelotão de caçadores nativos e chefe de tabanca, malgré-lui - entre muitos outros papéis sociais - foi talvez aquele de nós, milicianos, que nunca se levou a sério... Acho que isso o ajudou muito a manter em equilíbrio dinâmico a sua saúde mental... Talvez um dia alguém o eleja como case study das técnicas de sobrevivência em teatro de guerra... (LG).

_______

Notas dos editores.:

(1) Possível referência à série de documentários, A Guerra, que estreia amanhã, dia 16 de Outubro de 2007, na RTP1, às 21h00. Argumento: Joaquim Furtado. Sinopse Geral:

Moçambique…Angola…Guiné…Até onde nos levou a Guerra Colonial. Recorrendo a imagens de arquivo nunca antes vistas, esta é uma página da nossa história com muito por revelar.Mais de três décadas depois, Joaquim Furtado foi ao terreno ouvir os dois lados do conflito.Na primeira pessoa, o relato fiel dos acontecimentos.Os traumas que não se esquecem, as feridas físicas e psicológicas que teimam em não sarar. (Fonte: RTP 1).

(2) Temos encontro marcado na Culturgest, no edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos, em Lisboa, Rua Arco do Cego (vd. localização), para a estreia do filme-documentário de Diana Andringa e Flora Gomes, "As Duas Faces da Guerra", dia 19 de Outubro, às 23h, no Grande Auditório (cerca de 650 lugares)...

Quem quiser e puder chegar mais cedo, lá estarei à entrada da portaria ou no hall do Grande Auditório, por volta das 22 horas, para dois dedos de conversa... Há 15 convites para os amigos e camaradas da Guiné, por gentileza da co-realizadora Diana Andringa...

Além de mim, Luís Graça, e do Jorge Cabral, conto com mais alguns camaradas que já manifestaram a intenção de vir: o Mário Fitas, o Gabriel Gonçalves, o Luís R. Moreira, o José Martins, o Vitor Alves (ex-Fur Mil Vaguemestre da CCAÇ 12, Bambadinca, 1971/73, que vem de Santarém com mais amigos, prescindindo por isso do convite)... O Paulo Santiago também gostaria de poder vir, embora more longe (Águeda)... O Virgínio Briote prefere ir à sessão de 2ª feira, no Cinema Londres... O Humberto Reis, idem aspas, embora admita poder vir no dia 19. Contactem-me, se for necessário: Telemóvel > 93 281 0872. (LG)

(3) Vd. lista (re)ordenada das Estórias Cabralianas:

20 de Abril de 2007 > Guiné 63/7 4- P1682: Estórias cabralianas (1): A mulher do Major e o castigo do Alferes (Jorge Cabral)

23 de Abril de 2007 > Guiné 63/74 - P1688: Estórias cabralianas (2): O rally turra (Jorge Cabral)

23 de Abril de 2007 > Guiné 63/74 - P1689: Estórias cabralianas (3): O básico apaixonado (Jorge Cabral)

18 de Janeiro de 2006 > Guiné 63/74 - CDLVIII: Estórias cabralianas (4): o Jagudi de Barcelos.

23 de Janeiro de 2006 > Guiné 63/74 - CDLXXV: Estórias cabralianas (5): Numa mão a espingarda, na outra...

13 de Março de 2006 > Guiné 63/74 - DCXXIV: Estórias cabralianas (6): SEXA o CACO em Missirá

17 de Março de 2006 > Guiné 63/74 - DCXXXIX: Estórias cabralianas (7): Alfero poi catota noba

13 de Abril de 2006 > Guiné 63/74 - DCC: Estórias cabralianas (8): Fá Mandinga no Conde Redondo ou o meu Amigo Travesti

20 de Abril de 2006 > Guiné 63/74 - DCCXVII: Estórias cabralianas (9): Má chegada, pior partida

3 de Junho de 2006 > Guiné 63/74 - P836: Estórias cabralianas (10): O soldado Nanque, meu assessor feiticeiro

4 de Julho de 2006 > Guiné 63/74 - P936: Estórias cabralianas (11): a atribulada iniciação sexual do Soldado Casto

20 de Julho de 2006 > Guiné 63/74 - P974: Estórias cabralianas (12): A lavadeira, o sobretudo e uma carta de amor

28 de Setembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1128: Estórias cabralianas (13): A Micá ou o stresse aviário (Jorge Cabral)

24 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1313: Estórias cabralianas (14): Missirá: o apanhado do alferes que deitou fogo ao quartel (Jorge Cabral)

14 de Dezembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1344: Estórias cabralianas (15): Hortelão e talhante: a frustração do Amaral (Jorge Cabral)

14 de Dezembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1369: Estórias cabralianas (16): As bagas afrodisíacas do Sambaro e o estoicismo do Sousa

10 de Janeiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1419: Estórias cabralianas (17): Tirem-me daqui, quero andar de comboio (Jorge Cabral)

26 de Janeiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1463: Estórias cabralianas (18): O Dia de São Mamadu (Jorge Cabral)

18 de Fevereiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1534: Estórias cabralianas (19): O Zé Maria, o Filho, Madina/Belel e um tal Alferes Fanfarrão (Jorge Cabral)

0 de Abril de 2007 > Guiné 63/74 - P1679: Estórias cabralianas (20): Banquetes de Missirá: Porco turra e Vaca náufraga (Jorge Cabral)

24 de Abril de 2007 > Guiné 63/74 - P1696: Estórias cabralianas (21): O Amoroso Bando das Quatro em Missirá (Jorge Cabral)

12 de Maio de 2007 > Guiné 63/74 - P1752: Estórias cabralianas (22): Alfa, o fula alfacinha (Jorge Cabral)

5 de Junho de 2007 > Guiné 63/74 - P1816: Estórias cabralianas (23): Areia fina ou as conversas de Missirá (Jorge Cabral)

19 de Junho de 2007 > Guiné 63/74 - P1857: Estórias cabralianas (24): O meu momento de glória (Jorge Cabral)

29 de Junho de 2007 > Guiné 63/74 - P1900: Estórias cabralianas (25): Dois amores de guerra e uma declaração: Não sou pai dos 'piquinos Alferos Cabral' (Jorge Cabral)

27 de Setembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2135: Estórias cabralianas (26): Guerra escatológica: o turra Boris Vian (Jorge Cabral)

Sem comentários: