terça-feira, 16 de outubro de 2007

Guiné 63/74 - P2181: Álbum fotográfico do Hugo Costa (1): A mãe e os seus filhos, o direito à esperança (Bissau, Abril de 2006)

Guiné-Bissau > Bissau > Abril de 2006 > Mãe e filhos na antiga Praça do Império do tempo colonial... O direito à esperança, trinta e três anos depois da independência, mas também um símbolo de ternura: tira postal p'ra gente.... (1)

Foto: © Hugo Costa / Albano Costa (2006). Direitos reservados.


1. Mensagem do Albano Costa:
Caro Luís Graça:

«O direito à esperança»... Ainda bem que publicas a foto da Senhora com os dois meninos em pleno centro de Bissau, mais propriamente na Praça do Império, tendo em fundo a avenida que vai em direcção ao mar... O Hugo na altura disse que a senhora pediu muito para tirar postal, e ele tirou, e disse-me:
- Se tivesse meio de fazer chegar esta foto ao seu destino eu enviava-a.
E eu respondi-lhe:
-Tivesses pedido a direcção da senhora.

Mas confesso que não era fácil chegar ao seu destino. Os correios na Guiné ainda têm muitas falhas, o que é pena. Por isso nada melhor que aparecer no nosso blogue. Obrigado pelo teu gesto, eu e o Hugo em nome da senhora ficamos muito gratos.

Um abraço grande, Albano Costa

2. Comentário de L.G.:

Albano: O teu puto tem grande sensibilidade e talento para a fotografia e para o fotojornalismo… Vou dar mais visibilidade/destaque às fotos do ano passado, da viagem Porto-Bissau, Abril de 2006… Já agora diz-me: houve algum pormenor especial que tenha chamado a atenção do Hugo, para além da ternura com que a jovem mãe pediu ao Hugo para lhe tirar uma foto, a ela e aos filhos ? Uma foto que ela nunca chegará a ver! ?
Dá-lhe um grande abraço meu…

PS – Quero fazer um post com a foto e as tuas informações complementares… Pode ser que a foto chegue ao seu destino… Seria bonito, embora pouco provável… Em todo o caso, nunca digas nunca...
Por outro lado, eu soube há tempos - por intermédio dos teus amigos de Guifões - , que tu herdaste o negócio do teu pai... E agora passaste o bichinho ao teu filho, Hugo Costa. São três gerações de fotógrafos. O bichinho da fotografia e do vídeo mas também o teu grande amor pela Guiné e pelas suas gentes. A prova disso é o Hugo ter voltado lá em Abril de 2006. Ele merece uma série só para ele, tu já tens uma (embora aguarde novos posts, novas fotografias, mas a culpa não é tua...) (2).
___________

Notas de L.G.:


(2) Vd. posts de:
(...) "O Albano Costa já era fotógrafo (profissional) quando fez a sua comissão de serviço, como 1º cabo, operacional, na CCAÇ 4150 (Guidage, Bigene, Binta, 1973/74).
"A sua paixão pela fotografia fez com que ele seja, de longe (com o Humberto Reis), um dos nossos tertulianos com mais documentação sobre a Guiné, de ontem e de hoje.
"Ele já aqui nos contou como, em Novembro de 2000, quebradas as últimas resistências psicológicas, voltou à Guiné, agora como simples turista, revisitando sítios por onde estivera vinte e seis anos antes e conhecendo muitos outros de que só ouvira falar...
"Nessa viagem de 15 dias (...), com um grupo de camaradas, ele não só fez um excelente vídeo (realização, montagem e insorização do Hugo Costa, seu filho) como tirou muitas e óptimas fotografias, que eu já tive o privilégio de ver, em Guifões, Matosinhos, no seu estabelecimento comercial"...

Sem comentários: