quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Guiné 63/74 - P5683: Núcleo Museológico Memória de Guiledje (7): Seguir o exemplo do meu pai e do seu amor por essa terra (Maria Eugénia Neto)

1.  Comentário de Maria Eugénia Neto, filha de José Neto e Júlua Neto, ao poste de 19 de Janeiro de 2010> Guiné 63/74 - P5677: Núcleo Museológico Memória de Guiledje (6): Júlia Neto em Bissau, com a família do Dauda Viegas (Pepito)


É com muita emoção que leio o relato do Pepito (perdoe-me a familiaridade) e vejo as fotos da minha mãe  nessa estadia memorável na Guiné [ Foto à esquerda]. Com emoção e uma pontinha de inveja, devo confessar.

Estas experiências, e estes relatos acerca do meu pai (*), saber dele detalhes que não conhecíamos, conhecê-lo através dos olhos dos outros, são de repente muito perturbadores. Perturbadores, mas agradáveis. Contribuem para o contínuo processo de actualização do "retrato" que a nossa memória selectivamente faz daqueles que nos deixaram.


Espero que esta viagem seja a primeira, e que outras se lhe sigam; que possamos lá ir, a mãe e nós, as irmâs, com os filhos. Que encontremos forma de contribuir e cooperar com a AD ou outras entidades, seguindo o exemplo do meu pai e do seu amor por essa terra [ Foto à direita].

Muito obrigada pelo que nos proporcionaram. Até breve,

Maria Eugénia Neto
(segunda filha do Zé Neto)


  ______________

Nota de L.G.:

(*) José Neto (1929-2007), que foi 2º Sargento CART 1613 (Guileje, 1967/68); esteve 10 anos em serviço em Macau; passou também pela Guarda Fiscal; reformou-se como Capitão; foi o primeiro membro da nossa tertúlia que a morte nos roubou. Teria sido para ele uma enorme alegria voltar a ver, erguida das cinzas, a sua capela, nessa  terra de fé e de coragem que foi Guileje.

Sem comentários: