quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Guiné 63/74 - P5684: Parabéns a você (65): Continua livre e feliz, João Graça, agora com 26 aninhos! (Os editores)















Guiné-Bissau > Dezembro de 2009 > O novo membro da nossa Tabanca Grande, João Graça, que faz hoje 26 anos, esteve de férias na Guiné-Bissau, quinze dias, metade dos quais passados em Iemberém onde prestou cuidados médicos à população local, como voluntário.

O resto do tempo quis conhecer um pouco melhor a Guiné: as duas primeiras fotos a contar de cima, por exemplo,  são de Bafatá onde pernoitou em 15 de Dezembro. A mim, mata-me as saudades do Rio Geba e dos seus barqueiros, mas também da magia do entardecer em África... A terceira foto foi tirada na Ilha de Bubaque, no sábado, 12 (regressou a Bissau, no dia seguinte). 

A 4ª foto foi tirada em Bissau, na conhecida e conceituada Residencial Coimbra, sita na Av Amílcar Cabral, em pleno centro: da esquerda para a direita, o João, o Mamadu (músico da tabanca mandinga de Tabatô de onde é natural o Djabaté), o Vitor (cooperante espanhol), a Catarina Meireles (médica, portuguesa, de saúde pública, minha antiga aluna na Escola Nacional de Saúde Pública, natural de Vila Verde, a terra dos lenços namorados)... Os restabtes cinco elementos não sei, de momento, identificá-los.

A 5ª foto foi tirada num bar da Bissau Velha, onde o João  tocou violino com músicos locais. Ao centro, aparece o Antero, o dedicado motorista, balanta, da AD - Acção para o Desenvolvimento, que o acompanhou por todo o lado (Já fora ele que me levara, a mim e ao Nuno Rubim, à Alice e à Júlia, na viagem de visita ao sul da Guiné, de 1 a 3 de Março de 2008, por ocasião do Simpósio Internacional de Guiledje). Um grande abraço, Antero, meu e do Nuno!

As duas  últimas fotos são de Iemberém, de 9 de Dezembro: o nosso médico no centro de saúde materno-infantil; e a seguir a Cadi... A Cadi, que se tornara amiga dos casais Nuno/Júlia Rubim  e Luís Graça/Maria Alice, em Março de 2008, viemos depois a saber que tinha dado à luz um menino, a que foi dado o nome de Nuninho. Não sobreviveu ao um ataque de paludismo, aos quatro meses. E a própria Cadi esteve em risco de vida (*). Espantosa coincidência, o João vem descobri-la em Iemberém, novamente grávida. Trabalha agora na estrtutura hoteleira da AD, em Iemberém, servindo à mesa. A família vive em Farim do Cantanhez, onde o João foi uma manhã, muito cedo, com os guias, para observar um dos grupos de daris (chimpanzés) que circulam pelo Parque Nacional do Cantanhez.

O João observou a Cadi como médico, e ganhou um nova amiga. A grávida parecia estar de boa saúde e o bebé também. O João deixou-lhe roupas, dinheiro e um telemóvel. A Cadi acaba de nos telefonar hoje (!) a dizer que pariu uma minina, no domingo passado, a que pôs o nome Maria Alice...

O pai da Cadi é um antigo guerrilheiro do PAIGC ("combatente da liberddade da Pátria"). Vive em Farim do Cantanhez.

O João Graça, músico do grupo Melech Mechaya, e médico interno de psiquiatria no Hospital Fernando da Fonseca (Amadora / Sintra), ficou visivelmente apaixonado pela Guiné e pela sua gente, simples, generosa, afável, hospitaleira e talentosa (para a música, por exemplo). Deixou lá muitos amigos (a começar pelo Pepito, a Isabel, as filhas do casal, o Patrício Ribeiro, o Domingos, o Ali, o Antero...). Promete lá voltar. E promete, um dia destes, publicar aqui alguns notas do seu diário de viagem. Quanto à fotos, agora publicadas, ou já publicadas em postes anteriores (**), têm sido "roubadas" pelo seu pai... com a melhor das intenções do mundo.

Ficam aqui as palavras que o velhote dele lhe escreveu, em 2005, há cinco anos, na toalha de papel do restaurante onde se festejou  o seu 21º aniversário. Essas palavras continuam a ter plena actualidade: é preciso que nós e a geração dos nossos filhos continuemos a lutar pelo direito à liberdade e à felicidade, para eles e para todas as Cadis deste mundo. O João e a Cadi, que são da mesma geração, não tiveram, ao nascer, a mesma igualdade de oportunidades.

Para o João:

Viva quem é um sortudo
por fazer hoje vinte e um anos,
no dia 21 de Janeiro
do ano da graça de 2005!
Mais do que a efeméride,
e a capicua que não se repetirará mais,
tu és um homem privilegiado
por teres um pai e uma mãe
que te amam muito,
que sempre te amaram muito,
uma irmã que te adora,
sem falar do resto:
a tua namorada,
os teus amigos,
o teu curso,
dois violinos,
um computador,
um quarto,
uma casa,
muitos livros,
muitos CD!...
Só não tens um... cão!
Dá graças à vida por seres feliz.
É certo que o mereces
e tens procurado merecê-lo,
mas nunca te esqueças
que tens vivido
na parte habitável do planeta!...
É que quando nasceste,
o ar já era respirável
neste país
e neste recanto do mundo.
Nasceste livre e feliz!
Continua livre e feliz!
E luta sempre
para que os outros também sejam livres e felizes!

O teu velhote.
21/Janeiro/2005

Fotos: © João Graça (2009). Direitos reservados
__________

Notas de L.G.:

(*) Sobre a Cadi:

3 de Setembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3168: Ser solidário (20): Bissau: O triste caso da Cadi e a ajuda extraordinária do Tino, que trabalha na AD (Nuno Rubim)

3 de Setembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3167: Ser solidário (19): Morreu o Nuninho, da Cadi. De paludismo. De abandono (Luís Graça)

(**) Vd. postes de:

17 de Janeiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5662: Núcleo Museológico Memória de Guiledje (3): Algumas fotos do João Graça

27 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5548: Álbum fotográfico de João Graça (2): O Fatango ou macaco fidalgo (Procolobus badius) do Parque Nacional do Cantanhez

 24 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5531: Álbum fotográfico de João Graça (1): Médico em Iemberém por cinco dias

19 comentários:

Juvenal Amado disse...

Nasceste livre e feliz.

A tua felicidade espalhas à tua volta nos teus amigos e famíliares Até quem não te conhece pessoalmento como é o meu caso, nota a tua enorme alegria de viver.
Só um jovem feliz e de bem com a vida, se dá aos outros como tu te dás.
Continua assim.
Goza este dia feliz, conta muitos anos junto dos teus, esbanja a tua alegria é de "Graça" e faz bem aos outros.

Um abraço

Juvenal Amado

Anónimo disse...

21 ANOS!!!! É data que, mesmo para menos "piegas"que eu,tem muito de ESPECIAL! Como...descendente de Camarada Amigo,envio-te aqui de longe um grande abraco de Parabens.Nao sendo tao bom poeta como..."outros",envio-te uns interessantes pensamentos de Ruy Belo quanto amim apropriados aos 21 anos de uma vida. "Estar mais sózinho em meio de mais gente/inalterável forma de se ser diferente/maneira mais complexa de viver mais simplesmente/de ser-se o mesmo sempre e ser surpreendente/de estar num sítio tanto mais se mais ausente/e mais ausente estar se mais presente/ mais perto se estar se mais distante/de sentir mais o frio em tempo quente/o modo mais saudável de se estar doente/de se ser verdadeiro e revelar-se que se mente/de mentir muito verdadeiramente/de dizer averdade falsamente/de se mostrar profundo superficialmente/de ser-se mais real sendo aparente/de menos agredir mais agressivamente/se ser-se singular se mais corrente/e mais contraditório quanto mais coerente/a via enviesada para ir-se em frente/a trada actuacao de quem actua lealmente e é tao impassível como comovente/o modo mais precário de ser mais premanente/de tentar tanto mais quanto menos se sente/de ser pacífico e ao mesmo tempo combatente/de estar mais no passado se mais no presente/de se nao ter nimguém e ter em cada homem um parente/de ser tao insensível como quem mais sente/de melhor se curvar altivamente/de perder a cabeca mas serenamente/de tudo perdoar e todos justicar dente por dente/de tanto desistir e ser tao constante/de articular melhor sendo menos fluente/nao a maneira mais triste de se estar contente/mas a de inconscientemente ser consciente/como inconsequentemente ser consequente! Um grande abraco de Parabens do tamanho da distancia da Lapónia a Lisboa.

Anónimo disse...

Em humor de Lapao,o comentário anterior foi para...tenter...concurrer com os verssos do PAI orgulhoso! Aqui seguem os sinceros parabens pelos 26 ANOS de hoje. Um grande abraco!

Cesar Dias disse...

Com 21 anos quase todos nós passámos por terras da Guiné, 35 anos depois também tiveste a tua comissão, embora de 15 dias, deu para dar uma mãozinha a quem ainda precisa. Percebo porque és livre e feliz, e desejo-te muita saúde para continuares. Parabens pelo dia de hoje.
Um abraço
César Dias

Anónimo disse...

Depois de ter acabado, via telemóvel, de dar os parabéns a um dos meus 8 netos, este coimbrão (atenção que é sinónimo de conibricense e eu gosto muito mais deste termo) que fez apenas 13 anitos (mas virá a ser hoquista famoso, assim o espero) eis que deparo na Tabanca com aniversariante tão ilustre.

Ou não fosse ele filho de Homem e Mulher Grandes que souberam transmitir todas as suas boas qualidades e características genéticas, pois a sensibilidade, não só artistica, e o humanismo que demonstras, assim o comprovam.
Que esses teus atributos te acompanhem sempre, para contribuires para um Mundo Melhor, são os meus votos.

Os meus mais sinceros parabéns pelos teus anos, com muita saúde e que os repitas por muitos anos, na companhia dos que te são queridos.

Um abraço
Jorge Picado

Torcato Mendonca disse...

Não o conheço. Mas é como se o conhecesse,pois tenho o privilégio de conhecer seus Pais.

Muitos Parabéns e, como tem uma longa vida pela frente, se me o permite, siga a frase titulo deste poste e o poema de um pai babado.

Um abraço e longa vida João Graça do

Torcato

Miguel disse...

Caro João
Os meus parabéns:
Pelo Aniversário de hoje,
Pelo modo como encara a vida,
Pelo Pai que lhe saíu na rifa...

Giselda Pessoa
Miguel Pessoa

Anónimo disse...

Caro João Graça
Também já tive 26 anos mas curei-me.
Acabas de os completares e ainda por cima és médico.
Votos de uma longa vida ...tão preenchida como a que já tens nesta fase do "campeonato".
Ainda por cima fazes anos um dia depois do meu filho mais velho(que completou 40). Gente boa os Capricórnios.
Na esperança de te conhecer num futuro próximo aceita um abraço dum grande admirador do teu Pai.
JERO
(médico de 2ª. linha nos anos de 1964-66, Binta/Guidage, CCaç. 675)

Carlos Vinhal disse...

Caro João
Tive o prazer de o conhecer quando veio com a sua Banda apresentar o disco aqui na minha aldeia.

Estando na idade da imortalidade, é descabido o voto longa vida, que essa é garantida.
Desejo sim que continue a trilhar os melhores caminhos neste percurso terrestre, desempenhando a sua profissão de médico, o melhor que souber e puder, se possível acumulando com a bonita actividade musical, sempre, e até à impossibilidade, acompanhado de seus pais Alice e Luís, e mana Joana.

Deixo-lhe um abraço de parabéns, extensivo aos babados papás.
Vinhal

Colaço disse...

Parabéns João és um jovem feliz e um exemplo que a nossa juventude deve seguir,com Homens assim Portugal terá um futuro brilhante.

Colaço.

Hélder Valério disse...

Caro João Graça, muitos parabéns!

Nem é preciso repetir o que já aqui foi escrito, principalmente o poema que o 'velhote' te dedicou no 21º aniversário...
Este ano o teu aniversário comemora-se sob o efeito, os ecos, da tua experiência guineense.
Parece que ficaste 'mais um dos nossos'. Ainda bem!
Se me permites, um grande abraço!
Hélder S.

António Graça de Abreu disse...

Parabéns, meu caro João Graça!
E continua com a tua inteligência, a tua arte de médico, com o teu violino, a fazer infindáveis maravilhas.
Um abraço,
António Graça de Abreu

Jorge Narciso disse...

João

Permite-me que te trate por tu,
até, porque diria, és já um "tabanqueiro".

Deixa-me desejar-te em forma de parabens a continuação dessas tuas evidentes: disposição e disponibilidade para os outros, só possivel em quem está de bem consigo próprio.

Prova-o a forma como estiveste na Guiné.

Permite-me ainda que te revele duas "pequenas invejas".
Uma que julgo comum à minha geração, a da impossibilidade de, como tu, usufruir plenamente da nossa juventude. Outra mais pessoal, a de não conhecer, ainda, esta apesar da mesma, outra Guiné, que acabaste de visitar.

Plagiando o teu Pai (seguro que ele não se vai importar) e já agora estendendo este remate ao meu próprio filho (meia dúzia de anos mais "velho" que tu) e que também "aniversariou" há poucos dias, assim termino:

Nasceste livre e feliz!
Continua livre e feliz!

Bem hajas.

Jorge Narciso

Joaquim Mexia Alves disse...

Embora atrasado, ainda aqui venho!

Seguindo o mote do meu comentário anterior sobre o João, filho do Luís Graça, noutro poste nesta Tabanca colocado, aqui vai o que me é dado dizer!

Então o "nosso" menino já faz 26 aninhos e já é médico!!!
Oh, como o tempo passa!
Mas mais do que isso tudo, importante é que se entrega a fazer o bem!
Temos homem!
Por isso aqui fica o meu abraço camarigo, (pois então), de parabéns, para o João.

E para a Alice e o Luís
um abraço apertado
envolto num belo fado
para uma família feliz.

Anónimo disse...

Parabéns ao João e parabéns aos seus pais.
Votos de continuação de um bom trabalho como médico e músico.
Fiquem bem.
Um abraço
Filomena

Anónimo disse...

João Graça,

26 tem o filho
62 tem o papá
A ordem dos factores, no caso presente, não é arbitrária, nem se repete a capicua dos 21 que o Graça pai lhe dedicou na "toalha".
O que se repete ( pelas amostras que têm vindo a público) é a grandeza de carácter e uma grande solidariedade que passou de pai para filho.
Agor uma de "atrevido":
Que outras características, como ser adepto do GLORIOSO da águia Vitória, tenha conseguido absorver do nosso Comandante.
Um abraço de parabéns e até sempre.

Vasco A.R. da Gama

Amilcar Ventura Ex. Furriel Mil da 1ª comp BCAV8323 disse...

AMIGO DO MEU AMIGO É MEU AMIGO TAMBÉM
AO JOÃO GRAÇA
PARABÉNS A VOCÊ
NESTA DATA QUERIDA
MUITAS FELICIDADES
MUITOS ANOS DE VIDA
HOJE É DIA DE FESTA
CANTAM AS NOSSAS ALMAS
PARA O AMIGO JOÃO GRAÇA
UMA SALVA DE PALMAS.
JOÃO E QUE DAQUI A UM ANO EU TE ESTEJA CANTANDO, MAIS UM TEU ANIVERSÁRIO.

UM ABRAÇO DO TAMANHO DA GUINÉ PARA TI E TUA FAMÍLIA.

Anónimo disse...

Mensagem da Dra. Catarina Meireles, natural de Vila Verde, distrito de Braga, médica interna de Saúde Pública, minha antiga aluna da Escola Nacional de Saúde Pública, e que aparece identificada numa das fotos deste poste (Publicação da mensagem, com a competente autorização da Catarina, que faz o favor de ser minha amiga):

Olá, Professor!

Bom Ano!
Ainda vai a tempo?
(eheh)

Antes de mais, escrevo para lhe agradecer a amável citação do meu nome no seu blogue. Maravilhoso!
Não contive as lágrimas!

Que saudades!

Este jantar, em que tive a oportunidade de reunir Amigos recentes mas tão verdadeiros Amigos, foi marcante. Mesmo!

Peço desculpa por não ter ainda escrito nada para o seu blogue... mas não tenho tido mesmo disponibilidade para escrever tal qual quero.

Neste momento a minha prioridade é tratar de tudo para voltar [ Guiné-Bissau]!

Quero fazer a minha tese de doutoramento na Guiné. Ando atrás de fontes sobre este país... e por certo, um dia, vou-lhe pedir ajuda!!

Entretanto, lembranças e forte abraço a si... e ao seu João que será um grande Homem (já é!) e com isto, um assinalável médico e cidadão do mundo!

Catarina

PS - Por favor, deixe-me só fazer o reparo: não sou de Vieira do Minho mas de Vila Verde! hups!!

Luís Graça disse...

Mensagem que envi~ei, no mesmo dia, em 22 do corrente, à Catarina:

Querida Catarina:

Mas que bom saber de si! O João também a adorou. Terá todo o meu apoio, naquilo que eu puder. Por que universidade vai fazer o doutoramento ? E em que domínio ?...

A mulher do Pepito, Isabel Levy Ribeiro, também é doutoranda, pela Universidade Salamanca, na área da educação ambiental… Há tempos mandei-lhes uns textos metodológicos, meus … Tem que a conhecer. É engenheira agrónoma, portuguesa, neta de médicos, e está na Guiné desde 1974 ou 1975.

Naturalmente que a Catarina é de Vila Verde, a terra dos lenços dos namorados (!)… Foi um “lapsus linguae” da minha parte… I’ m sorry, vou corrigir…

Se mo permitir, gostaria de pôr a sua mensagem em anexo ao poste como “comentário”… A menos que ache que é pessoal… Vou encaminhá-la igualmente para o João.

Boa saúde, bom trabalho!

Luís Graça