Caros Luís Graça, Carlos Vinhal
e todos os outros
Finalmente e depois de ter recebido um honroso convite para participar neste blogue, que visito algumas vezes por semana, me apresento ao mesmo.
(i) Em 24 Junho (dia de S. João no Porto), mas no ano de 1970, já lá vão 40 anos, apresentou-se este mancebo, pouco mais que 18 verdes anos, na base da Ota onde fui incorporado.
(ii) Antes, 2 ou 3 semanas, tinha sido submetido a todo o tipo de exames e provas para acesso ao curso de pilotagem, só faltava que nos virassem do avesso.
(iii) Nesse período, a ansiedade era muita, pois todos os dias entravam e saíam candidatos, uns contentes e outros desiludidos. A taxa de reprovações era enorme. Portanto no dia 23 recebi a guia de marcha para a Ota, com o almejado APTO na mesma.
(v) Depois da apresentação na Base, deram-me licença até Outubro, onde o P2/70 começava a recruta. No primeiro dia da mesma espetaram-nos nos canais de agua e esgotos da Base, no meio de tiros com balas de borracha, para que nos manter o mais próximo dos fedores. Lá chegámos ao fim e prestámos o juramento de bandeira.
(vi) Depois, e após um pequeno período de licença, fui colocado em S. Jacinto onde iniciei o curso tendo acabado o mesmo em fins de Outubro de 1971 com a classificação de 14,14 valores.
(vii) No primeiro voo em T6, estive para desistir, imaginem!, por causa do capacete... A cada instrutor (Sarg Aj Carvalho, o meu) calhou 3 alunos e só havia 1 capacete para todos. Acontece que me era extremamente apertado e durante esse voo, no meio da praxe habitual da acrobacia e manobras descoordenadas, só dizia mal da minha vida e no que me tinha metido. Felizmente passou.
(viii) Terminámos o curso 12 alunos: Vinhas, Abel, Teixeira, Gaioso, Chitas, Caldeira Pinto, Fialho, Geirinhas, Barreira, Corredeira, Vítor e Moutinho (eu). O Caldeira Pinto e o Vítor já faleceram de acidentes de avião.
(ix) De 8 de Novembro de 1971 a 6 de Abril de 1972 fiz a adaptação ao DO e fiz operacional em T6, na BA3.
Dezembro de 1971 > Foto de família de fim de Curso, com o Cap Cóias
(x) De 6 de Abril de 1972 a 28 de Dezembro de 1973 estive na BA12, e executei 497 missões em T6 e DO.
Bem, uma boa vintena delas foi em lazer para a praia de Bubaque.
(xi) No regresso à Metrópole, fui colocado na BA7 onde fiz o curso de instrutor em T6 de 5 de Janeiro a 27 de Março de 1974, tendo dado instrução até fins de Julho de 1975.
(xii) Nessa altura, com autorização da torre, fiz um tonneau a rapar a pista, o que não agradou a alguns superiores, alegando que dei mau exemplo aos alunos. Fui recambiado para Sintra, onde andei a pastar na fotografia aérea e em pleno PREC a fazer serviços de dia.
(xiii) Após algum tempo, ao abrigo de um qualquer artigo do RDM, pedi transferência para a unidade mais próxima da residência (BA7), e aparecendo lá, já estão a ver a surpresa dos "meus amigos".
(xiv) Novamente em Sintra, não demorou muito a pedir a antecipação do fim do contrato. Saí a 8 de Abril de 1976.
Tenho muitas boas recordações de todas estas ocasiões, que são de longe superiores às menos boas, principalmente as pessoas. Voltaria a fazer o mesmo percurso.
Acabei por fazer um historial da minha passagem pela FAP.
Até breve
Um abraço a todos
Gil Moutinho
Gondomar > Tabanca dos Melros > 3.º Convívio > 13 de Fevereiro de 2010 > O Gil Moutinho, à direita, recebendo das mãos do Coutinho e Lima um exemplar do seu livro A retirada de Guileje: a verdade dos factos, exempltar que será destinado ao "futuro museu da Tabanca dos Melros, os ECUS".
2. Comentário de CV:
Caro Gil Moutinho, bem-vindo. Resolveste em boa hora aderir à nossa Tabanca Grande, sendo tu próprio o anfitrião da famosa Tabanca dos Melros* que se reúne regularmente em Gondomar, no Choupal dos Melros, localizado em Fânzeres, Gondomar, espaço que puseste à disposição dos camaradas que aí se reunem desde Dezembro de 2009.
Não te pedimos aquela colaboração que gostaríamos que tivesses no nosso Blogue, pois sabemos que tens uma vida muito preenchida. Fica no entanto o convite para, de longe a longe, se tiveres algum tempo para nos dedicares, escrevas as tuas experiências enquanto piloto que sobrevoou o espaço da Guiné ao serviço da FAP.
Recebe um abraço de boas-vindas da tertúlia e dos editores.
O teu camarada
Carlos Vinhal
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Notas de CV:
(*) Vd. poste de 21 de Abril de 2010 > Guiné 63/74 - P6203: Blogues da nossa blogosfera (35): Tabanca dos Melros, com sede no Choupal dos Melros, em Fânzeres, Gondomar, aberta a todos os ECUS, ex-combatentes do ultramar...
Vd. último poste da série de 29 de Setembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7051: Tabanca Grande (245): Augusto Silva Santos, ex-Fur Mil da CCAÇ 3306/BCAÇ 3833 (Pelundo, Có e Jolmete, 1971/73)
1 comentário:
Camarada Gil Moutinho sera mesmo Porto-Gole no meu tempo não havia aquela ponte no rio, as descargas eram feitas com pranchas,e os barcos ficavam adornados com a maré baixa.a propria foto não se parece com Porto-Gole,de costas pro rio do lado esquerdo ficava a pista,na direita um vale com a horta eo poço.
Vale afoto de onde quer que seja,um Abraço.
José Nunes
Beng.447
68/70
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