quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Guiné 63/74 - P7062: In Memoriam (55): António Domingos Rodrigues (1947-2010), natural de Torres Novas, ex-1º Cabo Trms Inf, CCAÇ 2590 / CCAÇ 12 (Contuboel e Bambadinca, Maio de 1969 / Março de 1971)

Vivia em Torres Novas. Era um homem bom, afável e prestável.  Discreto.  Durante anos tinha trabalhado como empregado de armazém. Reformara-se ainda há pouco tempo. Gozava, aparentemente, de boa saúde.

Foi 1º Cabo Trms Inf da CCAÇ 12 (Contuboel e Bambadinca, 1969/71). Fomos para a Guiné juntos, em Maio de 1969, no Niassa: éramos uma família, meia centena de quadros e especialistas. Estivemos a maior do  tempo, juntos,  em Bambadinca, depois de quase dois meses a dar a instrução de especialialidade aos nossos soldados do recrutamento local.  Regressámos em Março de 1971.


Foto (acima): O António em Castro Daire, em 2009. Foto de L.G. 


Estive com ele pelo menos em três ou quatro encontros da malta de Bambadinca desse tempo: em Lisboa, na Casa do Alentejo (2007), em Castro Daire (2009) e mais recentemente em Óbidos (2010). Já confirmei com o Humberto Reis, o António não esteve connosco, no 1º convívio, em 1994, em Fão, Esposende. De qualquer modo esteve em muitos convívios mais do que eu...


O António organizara, na sua terra (ou ajudara a organizar, juntamente com o Mourão Mendes, da CCS/BCAÇ 2852), o convívio de 2008 do pessoal de Bambadinca (1968/71): CCS/BCAÇ 2852, CCAÇ 12 e outras subunidades adidas (Pel Caç Nat, Pel Rec Daimler)... Não estive presente. 


O António costumava falar lá em casa, sobretudo na vésperas dos convívios anuais, do seu tempo de Guiné. Homem de transmissões, tendo como chefe o Fur Mil Trms José Fernando Almeida (que vive hoje perto de Óbidos),  era amigo, entre outros, do ex-1º Cabo Enf Fernando Sousa (que organizou o convívio de 2006, na Trofa, e que já me mandou as duas fotos da praxe para completar o processo de entrada na Tabanca Grande, o que ainda não aconteceu por falta minha).

Ontem o António fazia anos: 63... Sentiu-se mal e deixou-nos... Assim de repente. Morte súbita. Uma ataque fulminante. Falência cardíaca. De nada lhe valeram os socorros imediatamente prestados no local. É daquelas mortes que nos deixam sem palavras. Assim, sem mais nem menos, sem um homem se poder despedir daqueles que ama. 

Recebi a dolorosa notícia, ao princípio da tarde,  através do camarada António Fernando Marques (ex-Fur Mil, da CCAÇ 12, meu parceiro da mina A/C que pisámos, em 13 de Janeiro de 1971, na estrada Nhabijões-Bambadinca). 


O António deixa uma viúva,  Rosalinda, e um filho, Pedro. Estão destroçados. Acabei de falar com o Pedro.

O  Pedro Rodrigues está contactável pelo telemóvel 919528023 (o telemóvel do pai). O funeral é no sábado, às 9h30 (a confirmar). Há também o telefone fixo, que está disponível na lista do pessoal de Bambadinca.

O corpo segue para o cemitério da freguesia de Casais da Igreja, a 15 km da sede do concelho. O nosso infortunado camarada era natural de Outeiro Pequeno. 


 O José Fernando Almeida acaba de mo confirmar, em mail recebido por volta das 10h da noite: "Falei com a sobrinha do Rodrigues, informou-me que o funeral  se realiza dia 2 de Outubro,  às 9.30 H . Sai da Igreja do Carmo (Casa Mortuária ). Fica junto à Escola da Polícia, em Torres Novas. Segue para o Cemitério de Casais de Igreja, que é uma Freguesia de Torres Novas".


A nossa família de Bambadinca fica também mais pobre. Mas o nome do António não será esquecido: pelo que ele fez por nós, e pela sua presença, discreta mas sempre agradável,  em muitos convívios, pela co-organização do convívio de 2008, na sua terra, ele merece repousar, também, à sombra do poilão da  nossa Tabanca Grande, juntando-se aos seis camadaras que da lei da morte já se libertaram...

Um abraço solidário para o Pedro e sua mãe, para a restante família e  amigos, em especial os de Bambadinca e da CCAÇ 2590/CCAÇ 12, incluindo os seus camaradas de transmissões. Um abraço de toda a tabanca Grande, em meu nome, Luís Graça,  e demais editores. (*)


_____________


Nota de L.G.:


(*) Último poste da série > 16 de Setembro de 2010 > Guiné 63/74 - P6995: In Memoriam (54): O meu amigo António Santos partiu (José Martins)

4 comentários:

Anónimo disse...

Á família enlutada do Camarada António Rodrigues expresso-lhe as minhas sinceras condolências.
A Vida por vezes reserva-nos estes imprevistos , que ninguém espera. O Camarada embarcou precocemente na "Grande Viagem".
Aos Amigos e Camaradas da CCaç.2590/CCaç 12 do António Rodrigues expresso igualmente os meus sinceros pêsames.
Luís Borrega

José Marcelino Martins disse...

Há alturas em que não há palavras!

O Rodrigues parte. N´s ficamos sem saber por quanto tempo.

Minutos, meses, anos...

Mas uma coisa é certa:

Até sempre camarada de armas!

Anónimo disse...

As minhas sinceras condolências para a família.
Descança em paz camarada!
Até sempre,
José Câmara

Cesar Dias disse...

Tão próximo e tão longe

A Tabanca tem destas coisas, também eu nasci no concelho de Torres Novas, o meu Batalhão embarcou no Niassa em Maio de 69 e regressámos no Uige em Março de 71,estivemos em zonas diferentes, tu em Bambadinca eu em Mansoa,tivemos um percurso comum sem nunca nos termos conhecido. Agora que iniciaste a Grande Viagem, descança em paz companheiro António Rodrigues.
As minhas condolências a toda a familia e amigos.

César Dias