sábado, 23 de julho de 2011

Guiné 63/74 - P8594: Fotos à procura de... uma legenda (3): Cais do Xime, o "princípio da autoestrada do leste"... Álbum do Arlindo Roda (campeão de damas, ex-Fur Mil At Inf, CCAÇ 12, Bambadinca, 1969/71)


Guiné > Zona Leste > Sector L1 (Bambadinca) > Cais do Xime > Reconheço ao centro o Fur  Mil At Inf António Branquinho, da CCAÇ 12 (Bambadinca, 1969/71)... Vive em Évora, deve estar aposentado do Centro Regional da Segurança Social. Não o vejo desde o século passado. Os outros dois furriéis não os identifico, embora "esteja a ver" as suas caras...

Foto: © Arlindo Teixeira Roda (2010). Todos os direitos reservados.  

1. Tenho cerca de 300 fotos ou, melhor, imagens digitalizadas convertidas dos "slides" do meu amigo e camarada Arlindo Roda... Leiriense, de Pousos, vive há muito em Setúbal onde é professor do ensino secundário (ou foi, não sei se já está aposentado) e é jogador de damas, aliás campeão... Dizem-me que e pai babado de duas filhas...

Não o vejo há mais de década e meia... Ele teve, entretanto,  a gentileza de me mandar, o ano passado, em CD-ROM, o seu precioso álbum fotográfico da Guiné através do nosso comum amigo e camarada Benjamin Durães (ex-Fur Mil Op Esp, da CCS/BART 2917, Bambadinca, 1970/72; vive hoje em Palmela, bancário reformado, DFA)... Mas não me mandou as legendas... Esta é uma delas... 

Fica à espera de um leitor, com paciência, boa vontade, curiosidade e melhor memória, para completar a legenda... É o nosso "passatempo de verão"... A foto é de 1969 ou 1970, no máximo princípios de 1971. Foi tirada no cais do Xime, que era o princípio da "autoestrada" do leste... Milhares de camaradas, de viaturas,  milhares de toneladas de géneros, munições e outros artigos que alimentavam o "ventre da guerra", passaram por aqui, a caminho de Bambadinca, Bafatá, Nova Lamego... (LG)

PS - Um abraço de saudade para todos estes camaradas que conviveram comigo em Bambadinca...
______________

3 comentários:

Anónimo disse...

Cais do Xime foi para mim "local de inspiração" para algumas das minhas canções que, ao olhar para a mata do Enxalé em frente e o barulho das águas do Geba, me faziam saltar para o papel as letras de cada uma e os versos que fazem a "História da Minha Vida Militar".
A todos os que passaram por este Cais deixo o meu Abraço Camarigo.
Manuel Moreira ex.1ºCabo Mec. Auto da C.ART 1746

Anónimo disse...

Caro Camarigo;
Venho apenas confirmar que o António Branquinho, o do meio que foi por ti reconhecido, efectivamente, reside em Évora e encontra-se aposentado da Administração Regional de Saúde de Évora, conheço-o e damos-nos bem.

Quando o encontrar, dir-lhe-ei para vir ao blogue e ver esta fotografia de quando ele tinha para aí uns 40 ou 50 Kgs. a menos.

Um abraço Camarigo, do
Joaquim Sabido
Évora

José Nascimento disse...

Caro Camarada,
O furriel que está à esquerda é o Fernandes e o da direita é o Cabral, ambos da Cart 2520 que à data estava aquartelada no Xime.
Um abraço,
José Nascimento (Fur. Cart 2520)