sábado, 23 de julho de 2011

Guiné 63/74 - P8593: O Nosso Livro de Visitas (114): José Rodrigues, ex-Fur Mil TRMS da CCAÇ 1419/BCAÇ 1857 (Região do Oio, 1965/67)

1. Ontem, 22 de Julho de 2012, chegou à caixa de correio do nosso Blogue esta mensagem de um camarada que se identifica como José Rodrigues, ex-Fur Mil TRMS que fez a sua comissão de serviço na Guiné integrado na CCAÇ 1419/BCAÇ 1857:

Camarada
Não podia ficar indiferente ao ler as tuas recordações da Guiné.
Pertenci ao Batalhão de Caçadores 1857, Companhia de Caçadores 1419 e era Furriel Miliciano de Transmissões.

Estive cerca de um mês em Bissau (que saudades meu Deus daquelas ostras e cervejas) e depois fomos para Bissorã (que creio agora se chama Califórnia).
Depois de oito meses fomos para Mansabá. Quando se falava de Morés toda a malta se arrepiava, mas nem todos tiveram o privilégio de fazer duas “visitas de estudo” como a nossa Companhia.

Devo dizer-te camarada que dessas situações pouco resta na minha memória, mas o espírito de amizade e camaradagem esses nunca mais saem da minha cabeça.

Depois de tantos anos ainda não perdi a esperança de poder voltar aos mesmos sítios e recordar todos os bons e maus momentos que foram vividos.

Resta-me deixar aqui a homenagem a todos os que deram a vida (e porquê) ao serviço da pátria mas muito especialmente aos meus seis camaradas que morreram em combate.

Saudações amigas do camarada
Rodrigues
frod@sapo.pt


2. Comentário de CV:

Muito obrigado caro José Rodrigues pelo teu contacto.
A tua mensagem pode ter tido origem na leitura do Poste 8438 do nosso camarada Rui Alexandrino Ferreira, actualmente Coronel Reformado, que foi Alferes Miliciano na CCAÇ 1420 do teu Batalhão.

Provavelmente conhecerás o camarada Manuel Joaquim, ex-Fur Mil de Armas Pesadas da tua Companhia que como o Coronel Rui Alexandrino Ferreira faz parte da tertúlia do nosso Blogue.

Se quiseres pertencer a esta Tabanca Grande, manda uma foto dos teus tempos de Guiné e outra actual, junta uma pequena história que pode ser ilustrada com fotos legendadas, e passarás a fazer parte desta família de ex-combatentes que aqui querem deixar as suas memórias.

Se clicares em cada uma das palavras sublinhadas (marcadores) acederás a textos referentes ao teu Batalhão, de autoria dos camaradas Rui Alexandrino ou do Manuel Joaquim.

Ficamos à espera das tuas próximas notícias.
Recebe um abraço da Tertúlia
Em nome dos Editores do Blogue
O teu camarada
Carlos Vinhal
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 6 de Julho de 2011 > Guiné 63/74 - P8515: O Nosso Livro de Visitas (113): Virgílio Valente, a viver e a residir em Macau, ex-Alf Mil, CCAÇ 4142 (Gampará, 1972/74)

3 comentários:

Rogerio Cardoso disse...

Camarada Jose Rodrigues
Concerteza que estivemos juntos em Bissorã. Eu era Fur.Mil.da Cart 643-Aguias Negras, estive de Junho de 64 a 27 de Outubro de 65, data em que fui evacuado por ferimentos em combate, fui o celebre homem que resistiu a uma basukada que bateu em mim e não explodiu. Mas vamos ao que me interessa por agora, essa de Bissorã agora se chamar California, gostava de saber como chegas-te a essa conclusão, ou é brincadeira?
Um abraço, Rogerio Cardoso

Manuel Joaquim disse...

Olá, Zé Rodrigues, meu grande camarada da CCaç.1419! Que prazer em "ver-te" por aqui! Um grande abraço!

Anda lá, decide-te e entra cá na Tabanca! Ando por aqui sozinho a representar a CCaç.1419!
Olha Zé, acerta os tempos da 1419 na Guiné: em Bissau - dois meses e 20 dias; em Bissorã - 12 meses; em Mansabá - seis meses. Chegámos a Bissau no início de Agosto/65, saímos para Bissorã a 24/10/65 e daqui saímos para Mansabá no fim de Outubro de 1966 onde estivemos até quase ao fim de Abril/2007. Essa memória!

E agora a CALIFÓRNIA! O Rogério Cardoso até acha que pode ser brincadeira, mas não é!Ó Rogério, é assim que o GOOGLE MAPS identifica Bissorã! Não sei a razão, deve ser erro ( que existe já há muitos meses) porque não me consta que Bissorã tenha mudado de nome. É verdade que já vi um video no Youtube referente a uma ação missionária para a construção de uma escola em que está uma pequena construção com uma placa "Escuela de California" e onde um dos intervenientes fala de California, Bissorã.

Alguém por aqui pode ajudar a entender isto?

Manuel Joaquim disse...

Correção a coment. anterior:

"Abril/2007", leia-se Abril/1967