Concerto de Bubacar Djabaté
Arte & Manha
Espaço Cultural Lusófono
Av Duque de Loulé 22
1050-090 Lisboa
Sala Carlota Joaquina
23 de Julho de 2011, Sábado, 23h
Entrada 5€
Bubacar Djabaté é da Guiné-Bissau, de Tabatô, a já mítica tabanca (aldeia) de didjius situada no leste do país, a escassos 12 km de Bafatá, e donde é natural o grande Kimi Djabaté.
Nasceu no seio de uma família de músicos (o clã Djabaté) e toca os instrumentos tradicionais: Balafon, Djembe e Cabaça.
Chegou a Portugal em 2005 e, desde então, tem também vivido da sua música. Participou em eventos musicais em Lisboa, como o Festival Lisboa Mistura no Teatro São Luiz, em 2010, e no Bartô-Chapitô em 2011.
A sua música é composta por reportórios tradicionais, com influência do ritmo afro-mandinga, e traduzem a rica herança da cultura e da música guineenses. Tem página no Facebook (donde foi retirada a foto publicada acima, com a devida vénia: Bubacar Djabaté tocando balafon, no Teatro São Luís, Lisboa, 2010).
A notícia deste evento chegou-nos por mail do João Graça, membro da nossa Tabanca Grande.
______________
Nota do editor:
20 de Julho de 2011 > Guiné 63/74 - P8576: Agenda Cultural (144): Ciclo de Conferências-debate Os Açores e a Guerra do Ultramar - 1961-1974: história e memória(s) (4) (Carlos Cordeiro)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário