terça-feira, 19 de julho de 2011

Guiné 63/74 - P8571: Álbum fotográfico de Manuel Coelho (6): Beli, Madina do Boé e Convívio 2011

1. Mensagem do nosso camarada Manuel Caldeira Coelho (ex-Fur Mil TRMS da CCAÇ 1589/BCAÇ 1894, Nova Lamego e Madina do Boé, 1966/68) com data de 13 de Julho de 2011:

Caro Carlos Vinhal,
Agradecido pelo email que me deixou emocionado, logo fui consultar as imagens e vi que as legendas estavam corretas menos a da saída da Companhia de Madina (com o carro blindado à frente) não é regresso de patrulha, mas o primeiro passo para regresso a Nova Lamego depois de a Companhia 1790 ficar instalada.

Quanto aos nativos presentes enquanto lá estivemos, seriam 3 militares. Armando, Faté e Júlio, uma dúzia de milicias que usavam a Mauser, e uma vintena de civis com famílias completas, onde (dentro do perímetro) plantavam milho, mandioca etc, e algumas mulheres eram as nossas lavadeiras, obtendo alguns proventos com isso.

Tinham outras actividades, lembro-me concretamente de um civil que era o alfaiate do local, e de outro que autorizado a usar uma Mauser, saía regularmente à caça de porco do mato ou de gazela para nós e era uma festa na dificuldade de obter alimentos frescos.

Os três militares que nos acompanhavam, um deles está na foto de grupo da encosta, depois do 25 de abril foram mortos.

Não sei se o mesmo aconteceu ao Marabú, nome por que eram designados os chefes religiosos, e neste caso também chefe de tabanca.

Não me parece que tenham regressado a Nova Lamego connosco, decerto lá ficaram, podem no entanto contatar alguém da CCAÇ 1790 que vos esclareça.

Manuel Coelho


Quotidiano de Beli

Fotos: © Ex-1.º Cabo Machado (2011). Todos os direitos reservados.


Coluna auto de Madina para Gabu

Os corajosos picadores

Convívio 2011 da CCAÇ 1589 > Foto de família e lindo pôr-do-sol

Fotos: © Manuel Caldeira Coelho (2011). Todos os direitos reservados.
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 18 de Julho de 2011 > Guiné 63/74 - P8568: Álbum fotográfico de Manuel Coelho (5): Diversas fotos

2 comentários:

Luís Graça disse...

Preciosas, proque raras, as fotos de Beli, do 1º Cabo Machado... Camarada Coelho, dá-lhe os meus parabéns... E já agora diz-nos qul é o seu nome completo. Um abração. Luís Graça

PS - Beli foi dos primeiros destacamentos a ser "retirado" pelas NT, julgo que no último trimestre de 1968, de acordo com a estratégia delineada pelo novo homem forte da Guiné, o então brigadeiro António Spínola. chegado a meados desse ano, em substituição do Gen Arnaldo Schultz...

José Marcelino Martins disse...

Madina do Boé e Beli foram fundadas pela 3ª Companhia de Caçadores Indigenas a que sucederam os Gatos Pretos de Canjadude - a Companhia de Caçadores nº 5.

O António Pinto, nosso tertuliano e camarada querido, foi o "1º Imperador destes reinos" entre 1963/65.

De Beli foram retiradas as forças ali existentes para Madina do Boé em Junho de 1968 (a minha primeira coluna até ao Che-che, na qualidade de Fur, Trms); em 5 de Fevereiro de 1969, era a vez de evacuar Madina.