terça-feira, 6 de março de 2012

Guiné 63/74 - P9568: O PIFAS, de saudosa memória (6): Recebia, via Marconi, a chave do Totobola e transmitia-a depois ao camarada João Paulo Diniz, do PFA (Álvaro Vasconcelos, Centro Recetor do Agrupamento de Transmissões de Bissau, jun 71/jul 72)

1. Mensagem do nosso  camarada Álvaro Vasconcelos,  ex- 1.º Cabo Transmissões do STM (Aldeia Formosa e Bissau, 1970/72)
Data: 4 de Março de 2012 00:10
Assunto: PIFAS



Amigo Luís:

Sou "piriquito" nestas aventuras de escrever mensagens no correio electrónico: mas lá vai...
 

Quando estive no Centro Recetor do Agrupamento de Transmissões  de Bissau (de Junho de 71 a Julho de 72), recebia, via Marconi, a Chave do Totobola. Depois transmitia-a ao camarada João Paulo Diniz, locutor do PIFAS [, foto atual à direita, cortesia de RTP Memória], para ele dar a novidade o mais rapidamente possível aos ouvintes da Rádio no Programa das Forças Armadas (PIFAS). Recebia a dita logo depois das seis da tarde de cada domingo.

Luís, espero não estar a ser inconveniente para com o João Paulo Diniz, mas este camarada é apresentador de um programa da Antena Um, transmitido todas as madrugadas de cada sábado [, das 5h às 7h]. O nome do programa é Emoções, do qual eu sou ouvinte (quando não adormeço!...). Já tive oportunidade de o cumprimentar por esta via e ele teve a amabilidade de o focar no programa. Aconteceu vai para um ano! É um camaradão que certamente estará disponivel para camarigar connosco.

Desafio-te - com o devido respeito-, a, se te for possível, o contactares, aí em Lisboa. Tanto quanto julgo saber, ele é funcionário da RDP.

Luís, não tenho o prazer de te conhecer pessoalmente, mas permito-me solicitar que perdoes o meu infortúnio de não poder comprometer-me em ser mais útil. Nesta, para mim, complicada informática, mesmo a nível de simples utilizador, sou um "cepo" e não há meio de me desenrascar melhor.

Aprecia a minha limitada experiência: já tentei contactar mais de uma vez com o João Paulo e não voltei a conseguir!...

Assim, por favor, se for realmente possível aproveitar a informação que aqui deixo, espero ter contribuido para essa nova realidade da Tabanca Grande.


Um reconhecido agradecimento e Bem Hajas!


Álvaro Vasconcelos
_______________

Nota do editor:

Último poste da série > 5 de março de 2012 > Guiné 63/74 - P9564: O PIFAS, de saudosa memória (5): Quando o Autocarro do Amor fazia escala na Guiné (Augusto Silva Santos)

2 comentários:

Hélder Valério disse...

Caro camarigo Álvaro Vasconcelos

Não te inibas de escrever o que quiseres, sobre o que quiseres e como souberes. Só não podem ser é invenções....

Porque nós vamos ler e entender e tudo o que nos lembrar a nossa vivência por terras da Guiné e os editores ajudarão, se for necessário.

Este teu relato, na medida em que contas o teu contacto com o JPDiniz, é uma boa peça, um bom exemplo de contribuição e a tua sugestão para que o Luís possa promover o aparecimento do JPDiniz é de facto bastante interessante.

Abraço
Hélder S.

Luís Graça disse...

Eu próprio fico surpreendido, agradavelmente surpreendido, com o acolhimento que o tema PIFAS teve no nosso blogue.

Vejo que era, de facto, um programa de "saudável memória", não errei no título... Como já frisei, ouvia muita pouca (ou quase nenhuma) rádio, no setor L1 (Bambadinca) por onde andei, entre julho de 1969 e março de 1971...

A vida operacional da CCAÇ 12 era intensa, com deslocações constantes, e eu nem sequer tinha rádio portátil... Mas tudo farei para encontrar e convidar os nossos ilustres camaradas radialistas do PIFAS, a começar pelo João Paulo Diniz e o Armando Carvalheda...