sexta-feira, 9 de março de 2012

Guiné 63/74 - P9589: O PIFAS, de saudosa memória (8): "Emoções", programa de música, Antena 1, sábado, 10 de março, das 5 às 7h da manhã: ouvir a voz do João Paulo Diniz, 40 anos depois...

1. Há dias o antigo locutor do PFA - Programa das Forças Armadas, no CTIG, onde cumpriu serviço militar (de agosto de 1970 a agosto de 1972), João Paulo Diniz,  descobriu o nosso blogue e entrou em contacto connosco (vd. poste P9572, de 6 do corrente:


(…) Através de um Amigo que muito prezo, o Joaquim Furtado, soube - há dias - da existência do blogue 'Tabanca Grande', dedicado aos que passaram pela Guiné, como militares. Desde já felicito os seus mentores, não só pela ideia mas também pelo conteúdo, deveras interessante.

Fiquei particularmente feliz pelas referências ao "Programa das Forças Armadas", carinhosamente designado por 'Pifas'. Confesso que, como profissional, foi das experiências mais extraordinárias que tive na minha carreira.

Também fiquei a saber que está previsto um convívio da rapaziada, a ter lugar no dia 21 de Abril, [em Monte Real, Leiria]. Desde já, se me permitem, gostaria de me inscrever. Mas também solicito o favor de que me sejam enviadas, por mail, mais informações acerca da festa, para que possa fazer a sua divulgação no meu programa "Emoções", na Antena-1. (…).

2. Sobre o programa "Emoções" que é pré-gravado (e não tem podcast), sabemos que há camaradas nossos que são fãs, embora ele passe, na Antena 1, aos sábados, a horas pouco sociais, das 5 às 7h da manhã...

Há, aliás,  pouca informação sobre o programa, no sítio da RTP:

"Na transição da noite para o dia, entre as 5 e as 7 da manhã de cada sábado, partilhe as Emoções de um programa de Rádio - feito para si. Emoções, com João Paulo Diniz".


GÉNERO: Música 

FICHA TÉCNICA:
Realização: João Paulo Diniz
Autoria: João Paulo Diniz
Com: João Paulo Diniz

Antena1
Próximo programa: 2012-03-10
05:07h

CONTACTOS:
emocoes@rtp.pt

3. No próximo sábado, dia 10,  o João Paulo Diniz vai falar do blogue e do nosso VII Encontro, segundo a informação que nos deu ao telefone. Já está, de resto, inscrito para o nosso encontro em Monte Real, dia 21 de Abril.

Esperemos nessa altura poder conhecê-lo pessoalmente e partilhar, ao vivo, as "emoções" de um camarada que conheceu por dentro o PIFAS e o ambiente de Bissau, no início dos anos 70. Bem vindo a bordo, camarada!Entretanto, e de acordo com a sondagem, em linha, que temos em curso há dois, e à qual já tinham respondido ao fim da manhã 43 leitores, mais de dois terços (69%)  ouvia o PFA, com maior (todos ou quase todos os dias: 37%) ou menor regularidade (32%)... As restantes  respostas (31%) distribuíam-se do seguinte modo: (i) não se interesssavam (9%), (ii) não tinham aparelho de rádio ou tinha dificuldade, no mato,  em  sintonizar o programa (11%); e, por fim, (iii) não eram do tempo do PIFAS (11%).



_______________

ÚLtimo poste da série:

7 de março de 2012 > Guiné 63/74 - P9576: O PIFAS, de saudosa memória (8): Homenagem aos atuais profissionais da rádio Armando Carvalhêda, João Paulo Diniz e Faride Magide, evocados aqui pelo nosso saudoso camarada Daniel Matos (1950-2011)

7 comentários:

Luís Graça disse...

Não é habitual levantar-me às 5 da manhã, mas hoje aconteceu... e enquanto vejo trabalhos dos meus alunos... sintonizei, pela primeira vez, o programa "Emoções"... através do meu portátil...

Ouvi, por volta das 5h36, refência a um convívio da companhia de caçadores 168, no Porto e em Vila Nova de Gaia... Esta subunidade comemora os 50 anos em que foi para Angola, segundo percebi...

É um programa agradável onde passa a boa música em português, de Portugal, do Brasil, de Cabo Verde e de outros países lusófonos... Onde há música, onde há emoção, e mais, onde há ternura pelos antigos combatentes da guerra do ultramar... As minhas felicitações ao João Paulo Diniz!

Luís Graça disse...

... Às 5h50 ouvi, entre dois belos fados, cantados na nossa bela língua, o anúncio do nosso encontro, dia 21 de Abril em Monte Real...

O João Paulo promete falar mais desenvolvidamente sobre esta iniciativa - o VII Encontro Nacional da Tabanca Grande - e faz uma apelo dirigido a todos os camaradas que estiveram na Guiné, qualquer que seja a sua unidade ou o ano de mobilização...

... Entreatanto estou a reconhecer a voz e a música do Dany Silva que, ao que julgo saber, já cantava no PIFAS!...

Luís Graça disse...

... Recordo que o o programa Emoções, o seu realizador e locutor, podem ser contactados através do email:

emocoes@rtp.pt

Luís Graça disse...

... Anúncio do nosso convívio, e referência ao nosso blogue, por volta das 6h20, arrematado por um belíssimo (e apropriado) fado, da
Carminho, "À beira do cais"!

Obrigado, João Paulo, e até ao dia 21 de abril... Contamos contigo, sei que já estás inscrito...

Inscrições (até ao dia 14 de abril) ao cuidado de:

Carlos Vinhal (carlos.vinhal@gmail.com)
e/ou Joaquim Mexia Alves (joquim.alves@gmail.com)

... Até à data, já temos 80 inscrições!... Mas queremos atingir o dobro... Preço: 30 roquetadas por cabeça (ou melhor, boca)...

Anónimo disse...

Mensagem do Álvaro Vaconcelo:

alvasco@iol.pt
15:19

Boa tarde Luis,

Saúdo-te com amizade.

Li o "post" sobre o programa "Emoções". Também ouvi e, curiosamente, só sintonizei cerca das 05,20h. por isso mais ou menos quando o João Paulo anunciou o convívio de 21 de Abril próximo.

Também estou a preparar-me (e a família) para poder marcar presença. Se tudo decorrer como prevejo, irá ser possível conhecer pessoalmente ( ou quiçá rever) camaradas de há quarenta anos. Já tive o gosto de conhecer (e abraçar) o Carlos Vinhal.

Maravilha!... Contínuo entusiasmado (como um menino) com o blog. Leio, releio e volto a "mirar" (em morse, nas transm. emitia-se um tiri...tiri... (.. ..) -repetir-!
Perdoa que te tenha ocupado mais estes sgds.

Um bem hajas e 1 Alfa (.-) Bravo (-...) Romeo (-..) Alfa (.-) Charlie (.-..)Oscar (---)

PS.: se dispuseres de tempo ainda vamos aprofundar o "Morse"!... Troco por lições de "info" (Xiça... sou cá um NABO!...)... ando sempre a "reboque"

Hélder Valério disse...

Caros amigos

Como já disse antes, esta aproximação ao nosso blogue por parte do JPDiniz veio em boa hora e a questão do "PIFAS" foi de facto uma boa 'entrada'.
Também já contactei o Armando Carvalhêda e espero obter mais alguma indicação da parte dele.
Seria muito interessante a possibilidade de colocar o "PIFAS" a abrilhantar o nosso Encontro...

Agora, uma pequena 'nota' para o nosso camarada Álvaro....
A ideia/sugestão de se dar aqui umas 'aulinhas' de morse não é má, não senhor, há por aí vários camaradas que trabalharam com 'chave de morse', e pode até servir para relembrar a correcta grafia da letras que possam já estar esquecidas ou confundidas, como por exemplo o "r" (romeo) que deve ser (.-.) e não (-..) que é um "d" (delta), verdade?

Abraço
Hélder S.

Luís Graça disse...

Ganda miúda! Ganda voz! Ganda fadista! Comprem o segundo disco, "Alma", que acaba de sair...

Sobre o "À beira do cais!, fica aqui um cheirinho...LG

http://www.youtube.com/watch?v=MkKqPR7sSbo