sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Guiné 63/74 - P10450: Efemérides (110): Leiria homenageou os seus combatentes no passado dia 23 de Setembro de 2012 (José Marcelino Martins)

1. Em mensagem do dia 23 de Setembro de 2012 o nosso camarada José Marcelino Martins (ex-Fur Mil Trms da CCAÇ 5, Gatos Pretos, Canjadude, 1968/70), mandou-nos a sua reportagem da Homenagem que o Concelho de Leiria prestou aos seus Combatentes no Ultramar.



Homenagem aos Combatentes do Concelho de Leira que serviram a Pátria no Ultramar

1º Encontro Concelhio - 23/09/2012

Levada a efeito por iniciativa da Câmara Municipal de Leiria, com a colaboração estreita do Núcleo da Liga dos Combatentes, da cidade, foram homenageados os combatentes nascidos e/ou residentes no concelho.

Todas as cerimónias foram presididas pelo Secretário de Estado da Defesa Dr. Paulo Braga Lino, estando presentes o Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Dr. Raul Miguel de Castro, o Presidente da Direcção Central da Liga dos Combatentes, Tenente General Joaquim Chito Rodrigues, o Comandante da Brigada de Reacção Rápida, o Comandante do Regimento de Artilharia 4, representantes da Armada, da Força Aérea, Guarda Nacional Republicana e Policia de Segurança Pública. Também se encontrava presente a direcção do Núcleo da Liga dos Combatentes, tendo a frente o seu Presidente, Tenente-coronel Mário João Ley Garcia.

Os núcleos de Marinha Grande, Alcobaça, Batalha e Rio Maior fizeram-se representar com os seus Guiões.

As cerimónias tiveram início pelas 14H30 na Sé Catedral de Leiria, cuja primeira pedra foi lançada em 11 de Agosto de 1550, com uma missa de sufrágio pelos militares Tombados em Campanha e, também, pelos Combatentes que tendo regressado, já partiram do nosso convívio. A Santa Missa foi celebrada pelo Capelão da Base Aérea nº 5, Monte Real, Alferes Capelão Padre Manuel Henrique.

À homilia, desenvolvendo o Evangelho do dia de hoje (Mateus 9,30-37), deu ênfase ao versículo 35: Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!”, dizendo que, com base nestes”ensinamentos” a “importância” que alguns tomam, “quer por posição social quer por questões hierárquicas”, não os engrandece aos olhos de Deus.


Terminada a cerimónia religiosa, as entidades oficiais, os combatentes e suas famílias, dirigiram-se para o local onde, em 10 de Junho de 2008, foram inauguradas três placas com os nomes dos Militares Tombados em Campanha do Concelho de Leiria.

No local encontrava-se um pelotão do Regimento de Artilharia nº 4, com fanfarra, para prestar as Honras Militares.


Como é hábito, nas cerimónias deste género, iniciou este acto o Capelão da B.A. 5, com uma oração para aqueles que tombaram, recordando-os.

Seguidamente o Secretário da Defesa, o Presidente da Câmara e o Presidente da Liga dos Combatentes, descerraram a lápide a inaugurar, que se encontrava coberta pela Bandeira Nacional e colocada junto às lápides anteriormente referidas.

Procedeu-se, então à colocação de coroas de flores junto ao monumento.


De seguida, com o pelotão em “ombro armas”, a fanfarra executou o toque de “Silêncio”, o toque que, sendo o último toque ouvido no dia a dia duma unidade militar, aqui representa o “tombar em campanha”; seguidamente, com a força em “apresentar armas” e em continência, foi escutado o toque de “mortos em combate” a que se seguiu um minuto de silêncio total. Passada esta homenagem aos que tombaram e porque acreditamos que “há mais vida para além da vida”, foi executado o toque de “alvorada” pois acreditamos que, um dia, todos nos voltaremos a encontrar.


Terminado este acto, a força militar retirou do local, sendo sido oferecido aos combatentes presentes, e que se inscreveram antecipadamente no Núcleo da Liga ou nas Juntas de Freguesia da sua naturalidade, uma lembrança, personalizada, que lembrará a homenagem que o Presidente da Câmara, também ele Combatente do Ultramar, quis prestar aos Leirienses.


A cerimónia terminaria com o desfile dos combatentes, tendo à frente a fanfarra militar e o guia na Núcleo dos Combatentes de Leiria, frente a uma tribuna onde se encontravam as autoridades oficiais e convidados.

O dia iria terminar nas instalações onde se encontra aquartelado o Regimento de Artilharia 4, num convívio de combatentes e familiares. Não estive presente, porque outros compromissos me fizeram regressar a casa.


José Marcelino Martins
23 de Setembro de 2012
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 2 de Setembro de 2012 > Guiné 63/74 - P10317: Efemérides (109): Leiria vai homenagear os seus combatentes em 23 de Setembro de 2012 (José Marcelino Martins)

4 comentários:

José Marcelino Martins disse...

O vídeo do desfile da "força militar dos combatentes de Leiria" formada por três pelotões, pode ver-se na minha página do facebook.

José Marcelino Martins disse...

O vídeo do desfile da "força militar dos combatentes de Leiria" formada por três pelotões, pode ver-se na minha página do facebook.

João Carlos Abreu dos Santos disse...

... é bonito, sim senhores.
Além de já existir um memorial aos que tombaram, e de um outro dedicado ao apoio feminino, aquela cidade "homenageou" perto de três centenas de conterrâneos, veteranos
da guerra no Ultramar.
Mas neste 'timing', tb podemos ler: "abriu a caça-ao-voto, para o ano há eleições autárquicas"...
_

Ley Garcia disse...

Foi com muito gosto que vi agora esta reportagem. Parabéns.
Ley Garcia