quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Guiné 63/74 - P10443: Tabanca Grande (362): Vasco Pires, ex-Alf Mil, CMDT do 23.º Pel Art.ª (Gadamael, 1970/72)

Gadamael Porto nos finais do ano de 1971.  
Foto © do Cor Morais da Silva, com a devida vénia.

 
1. Mensagem do nosso camarada Vasco Pires* (ex-Alf Mil, CMDT do 23.º Pel Art.ª, Gadamael, 1970/72), com data de 21 de Setembro de 2012:

Caro Luís Graça,
Em primeiro lugar, saudo mais uma vez, você e toda sua equipe de editores, pelo modo sereno como moderam, (uso moderar, no sentido de "moderar um grupo"), matéria tão delicada cheia de emoções extremadas, como a do blog.

Como disse, fiquei mui honrado com os seus convites para integrar essa "Grande Tabanca", disse também em e-mail anterior, que atualmente estou no interior do Brasil, e os meus pertences estão em São Paulo, alguns deles empacotados; inclusive, já pedi a um parente para tentar localizar as minha fotos da Guiné, embora não saiba qual o estado de conservação se encontram atualmente, assim que tiver esses documentos solicitarei o meu ingresso formal.

Tendo feito já algumas intervenções, me acho na obrigação de mandar uma foto atual, usada para o documento mais recente que tirei, fica a seu critério publicá-la ou não.

Cordiais saudações
Vasco Pires


2. Vamos recordar o que nos disse o nosso camarada e tertuliano Vasco Pires, em Fevereiro deste ano no Poste 9461, respondendo ao convite de Luís Graça para fazer parte da Tabanca Grande:

Prezado Luís Graça: 
Fico muito grato pela cordial acolhida, bem como pelo convite. 
Sou um desses milhões da multicentenária diáspora Lusitana.  Em 1972 saí de Portugal, e por aí ando até esta data. 

Há talvez um ano, tive o primeiro contacto com o blog; quero te parabenizar como a toda a equipe pelo extraordinário trabalho, bem como pelo alto nível da edição do blog, em assuntos tão polémicos e carregados de emoção, com décadas de distância. 

Cordiais saudações 
Vasco Pires


3. Comentário de CV:

Caro camarada Vasco Pires
Bem-vindo à tertúlia, da qual já fazes, praticamente, parte desde o princípio deste ano.
Publicada que está a tua foto recente, podias dar mais pormenores da tua vida militar, a começar por Mafra, passando por Vendas Novas e acabando em Gadamael. Podes dar-nos as datas mais importantes do teu trajecto, e com vaga, falar das tuas memórias e experiências.
Matéria não falta, tenhas tu alguma disponibilidade para nos enviar os teus textos e fotos, se as recuperares, para que passem a constar do espólio do nosso Blogue. Julgo que sabes que não é possível a publicação de postes directamente pela tertúlia, pelo que tudo que tenha por destino o Blogue deverá ser enviado para luisgracaecamaradasdaguine@gmail.com, e para um dos co-editores, o Eduardo Magalhães ou eu (Carlos Vinhal), cujos endereços encontrarás no lado esquerdo da nossa página.

Recebe um abraço de boas-vindas em nome da tertúlia e dos editores, e os votos de que a tua vida pela América do Sul, mais propriamente no Brasil, corra pelo melhor.

O teu camarada e novo amigo
Carlos Vinhal
____________

Notas de CV:

(*) Vd. postes de

8 de Fevereiro de 2012 > Guiné 63/74 - P9461: Camaradas da diáspora (10): Vasco Pires, ex-comandante do 23º Pel Art (Gadamael, 1970/72): saiu de Portugal em 1972

10 de Fevereiro de 2012 > Guiné 63/74 - P9469: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (51): Dois amigos, Paulo Santiago, aguedense, e Vasco Pires, anadiense​, reencontra​m-se, no blogue, ao fim de 50 anos!

29 de Abril de 2012 > Guiné 63/74 - P9829: Tabanca Grande: oito anos a blogar (16): Parabéns (Vasco Pires, no interior do Brasil; ex-cmdt do 23º Pel Art, Gadamael, 1970/72)
e
17 de Maio de 2012 > Guiné 63/74 - P9918: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (53): Acácio Conde, ex-combatente em Angola, encontra no nosso Blogue os amigos Manuel Reis, Paulo Santiago e Vasco Pires

Vd. último poste da série de 17 de Setembro de 2012 > Guiné 63/74 - P10396: Tabanca Grande (361): Manuel Luís Lomba, ex-Fur Mil da CCAV 703/BCAV 705 (Bissau, Cufar e Buruntuma, 1964/66)

3 comentários:

Luís Graça disse...

Vasco:

Foi um "assédio" de muitos meses... Tu no interior do Brasil, com a tralha (incluindo as fotos da Guiné) na megacidade de S. Paulo e a gente aqui a enviar convites para entrares para a Tabanca Grande, pela "entrada" principal...

Fico feliz pela tua decisão... Não precisamos de "complicar" as coisas... Temos a tua foto, temos vários postes com o teu nome, temos o camarada Vasco Pires devidamente apresentado pelo camarada coeditor Carlos Vinhal...

Posso acrescentar que és o grã-tabanqueiro nº 580, e que já constas da lista alfabética dos membros d< Tabanca Grande, desde hoje... Ficas ao lado de outros Vascos, e ficas muito bem...

É mais um camarada da - como tu dizes - multicentenária diáspora lusitana.... Desde quando é que a gente começou a perceber que este pequeno retângulo de 90 mil km2 era pequeno demais para tanta gente com fome e sede... de aventura, de liberdade, de descoberta ? Pelo menos desde o início do séc. XV...

Espero "ver-te" muitas mais vezes por aqui. Até lá, muita saúde, muita sorte, longa vida! Luis Graça

Luís Graça disse...

Parabéns ao cor António Carlos Morais da Silva pela magnífica foto aérea de Gadamael Porto!... A mais completa e bela que até agora me foi dado ver... Não sei onde o Carlos Vinhal foi desencantá-la... O Morais da Silva, emborea 14 ou 15 "marcadores" no nosso blogue, não é formalmente grã tabanqueiro, mas também sido comandante operacional no TO da Guiné é um camarada que muito prezo, e admiro pelas qualidades humanas e profissionais (... Só nos "conhecemos" de telefone, e de trocas de emails).


http://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/search/label/Ant%C3%B3nio%20Carlos%20Morais%20da%20Silva

Anónimo disse...

Caros Luiz Graça e Carlos Vinhal,
Fico muito grato, pela fraternal acolhida nesta "Grande Tabanca", que abriga as alegrias e dores de uma geração, batizada com suor sangue e mosquitos, nas águas escuras dos deltas de rios da África Ocidental.Mais uma vez, expresso a minha admiração, pela sabedoria, como toda a equipe editorial, magistralmente administra tantas emoções por vezes extremadas, de um tempo só cronològicamente distante.
forte abraço
Vasco Pires