quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Guiné 63/74 - P10445: Em busca de... (205): Manuel Moreira de Castro encontrou o camarada Santos, do BENG 447, ao fim de 44 anos

1. Mensagem da nossa amiga Arminda Castro, filha do nosso camarada Manuel Moreira de Castro (ex-Soldado da CCAÇ 2315/BCAÇ 2835, Bula, BinarMansoa, Bissorã e Mansabá, 1968/69), com data de 25 de Setembro de 2012: 

Sr. Carlos Vinhal,
No passado dia 09 de Agosto fiz um apelo no blogue (P10244*) para tentar descobrir um camarada amigo do meu pai, o Santos, quero agora informá-lo que o desejo dele foi concretizado no dia 02 de Setembro, pois com muita determinação tudo se consegue!

Consegui convencê-lo a ir comigo ao Santuário de Sta. Alexandrina em Balazar, e ai perguntamos a uma lojista informações sobre esse senhor, que logo nos indicou uma pessoa com essas características e então resolvemos tentar ver se seria a mesma pessoa. E sim!! Era quem o meu pai procurava.

No início como seria de esperar o tal senhor estava muito reticente pois não se lembrava do meu pai, mas aos poucos foi-se recordando e ficou muito contente pelo agradecimento do meu pai. Trocaram vários acontecimentos daquela época e por fim um forte abraço que ficará para sempre na memória de cada um.

Foi muito gratificante para mim, ver o meu pai feliz, pois era um desejo que ele tinha já há muito tempo, de reencontrá-lo e poder agradecer aquele gesto demonstrado naquele dia.

Despeço-me, mas não sem antes agradecer ao Sr. Carlos Vinhal, pela sua prontificação em tentar ajudar-me a encontrar o amigo do meu pai, dando-me assim o contacto do seu amigo Lima Ferreira.
O meu sincero obrigado.

Cumprimentos,
Arminda Castro


2. Recordemos então pretensão desta nossa miga:

[...] Fevereiro de 1968, chega a Bula e nessa altura, como era habitual, os que já lá estavam por vezes faziam perguntas aos novatos ”periquitos” e num desses convívios houve um camarada que lhe perguntou de que localidade ele era, e ele respondeu que era de uma freguesia do concelho de Santo Tirso (Covelas), e esse camarada de apelido Santos, também disse que era de relativamente perto ou seja da freguesia de Balazar, concelho de Vila do Conde.
Num certo dia, estando o meu pai pronto para ir almoçar, esse senhor de apelido Santos antecipa-se e traz para o meu pai uma enorme posta de bacalhau com grão-de-bico e batatas cozidas e diz-lhe:
- Isto é para ti!



Meu pai (na foto à esquerda) ficou surpreendido, e que ainda hoje não sabe como ele conseguiu, mas desse dia ele nunca mais se esqueceu. Entretanto passados 15 dias o meu pai foi destacado para outro sítio, Binar, durante mais um mês, a seguir para Bissorã na companhia de intervenção mais 15 dias, depois Mansoa, Cutia e Mansabá, e ao fim de sensivelmente 14 meses regressou a Bissau com destino a Nova Lamego, perdendo assim o contacto com ele.

Este senhor do qual o meu pai apenas sabe o apelido, na altura andava com uma máquina da Engenharia, talvez andasse a trabalhar em alguma estrada ou construção de algo.


Ele gostaria muito de saber o paradeiro dele, sei que é muito difícil talvez até quase impossível mas eu quero tentar descobrir este senhor, para isso peço a sua ajuda. Será possível saber as companhias de Engenharia que estavam destacadas nessa altura? Ele já lá estava algum tempo (Bula)
.[...]
____________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 9 de Agosto de 2012 > Guiné 63/74 - P10244: Em busca de... (198): O nosso camarada Manuel Castro Moreira, ex-Soldado da CCAÇ 2315/BCAÇ 2835, procura camaradas da CCAÇ 2316 e do BENG 447

Vd. último poste da série de 20 de Setembro de 2012 > Guiné 63/74 - P10410: Em busca de... (204): Camaradas do 15.º Pel Art.ª (Guileje, 1972/73) (Luís Paiva)

Sem comentários: