quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Guiné 63/74 - P9461: Camaradas da diáspora (10): Vasco Pires, ex-comandante do 23º Pel Art (Gadamael, 1970/72): saiu de Portugal em 1972

1. Resposta de Vasco Pires, ex-comandante do 23º Pel Art, Gadamael, 1970/72,  ao nosso convite para integrar a nossa Tabanca Grande (Comentário, de ontem,  ao poste P9445):

Prezado Luis Graça:

Fico muito grato pela cordial acolhida, bem como pelo convite.

Sou um desses milhões da multicentenária diáspora Lusitana. Em 1972 saí de Portugal, e por aí ando até esta data.

Há talvez um ano, tive o primeiro contacto com o blog; quero te parabenizar como a toda a equipe pelo extraordinário trabalho, bem como pelo alto nível da edição do blog, em assuntos tão polémicos e carregados de emoção, com décadadas de distância.

Cordiais saudações
Vasco Pires


2. Sobre Gadamael,  ele escreveu em comentário ao poste P9445 o seguinte:

(...) "Quando cheguei em Gadamael, penso que em finais de 1970, para assumir o comando do 23° Pelart, os espaldões [do obus 14] já estavam prontos, bem como as casas do reordenamento (com teto de zinco), que foram ocupadas pelo pessoal da artilharia, inclusive a primeira casa, junto à cerca do quartel, foi ocupada por mim e pelos valorosos e esforçados furriéis".  

Presume-se (, apenas pela utilização do vocábulo "parabenizar", ) que o Vasco viva no Brasil. Esperamos que nos dê mais notícias em breve e nos mande as algumas fotos suas, digitalizadas. (LG)
_______________
Nota do editor:

7 comentários:

vascopires@yahoo.com disse...

Caro Luis Graça,Benevolência, é o que eu peço, a ti e à tua equipa de editores, quando eu "tropicalizar o vernáculo".Após quarenta anos, a inculturação é quase inevitável.Forte abraço.VP PS: Sim, atualmente, vivo no Brasil.

Luís Graça disse...

Meu caro Vasco: Não tens que pedir desculpa, a riqueza do português está aí, na sua plasticidade, abertura, fecundidade, versatilidade... Deduzi que vivias no Brasil pela tua utilização do termo "parabenizar" (que é português, usado mais nesse Brasil imenso do que no nosso pequeno Portugal)... Portanto, não me enganei. A gente se quiser procurar-te é no Brasil... Muita saúde e longa vida!... LG

paulo santiago disse...

Vasco,uma pergunta:
-És natural de Anadia?
Abraço

vascopires@yahoo.com disse...

Sim caro Paulo Santiago,registado em Levira, Vilarinho do Bairro, infância e parte da juventude em Anadia, no Colegio Nacional fomos comtemporâneos, tenho impressão que nos encontramos em outro lugar, mas não sei precisar.Forte abraço.VP

paulo santiago disse...

Foi um "clic" ao ler Vasco Pires.
Há muitos anos atrás,alguém me disse
que estavas no estrangeiro,e que
estiveras na Guiné,não imaginava que tinha coincidido com a minha estadia.
Tu eras filho do professor Pires que
era colega do meu pai,viemos,de
bicicleta desde Anadia,a uma festa
aqui em Aguada,estás lembrado?
Este blogue,criado pelo L.Graça,é na
verdade,um grande ponto de encontro.
Não tenho ideia de te ter encontrado após a minha saída do
Colégio,e ida para ERA de Coimbra,
e,sendo assim,não trocávamos palavras há quase cinquenta(50)
anos...impressionante!!!
Continuo a andar lá para os lados
de Anadia...estou velho(estamos)mas
vou à Moita treinar rugby com os
Veteranos do Moita-Rugby Clube da
Bairrada...há quem diga que tenho
uma "pancada"mas vou-me sentindo
bem.
Não imaginas,o bem que foi,ter-te
encontrado aqui,neste blogue,ao fim
de tantos anos...gostei e fiquei
sensibilizado pelo "encontro".Nesta
fase da vida,as velhas recordações
são um bálsamo.
Vasco,recebe um grande abraço
Paulo Santiago

PS-o meu mail consta na "lista dos
camaradas da Guiné" aqui no
blogue

Manuel Reis disse...

Amigo Vasco.

Já deixei o meu comentário no poste do Paulo Santiago, mais à frente. Fiquei surpreendido por te ver neste Blogue. Sabia, no entanto, que estavas no Brasil.

Não fazia a mínima ideia que tinhas passado pela Guiné e muito menos em Gadamael, julgava-te no Brasil no início da Guerra Colonial e os nossos amigos comuns como o Acácio, numa se referiram a
tal, quando te recordávamos nos convívios dos antigos alunos do Colégio de Anadia.

Lembras-te do Coronel Beirão (hoje General), nosso Professor de Ed. Física e irmão da Drª Maria de Lurdes, nossa digníssima professora de Matemática?
Pois bem, encontrei-o lá na Guiné, procurou-me para sacar dados sobre Guileje. Tive de me furtar a almoço com ele, não estava disposto a abrir-lhe o jogo, sabendo de antemão que pertencia no Serviço de Informações.

Um abração Vasco e vai aparecendo.

oicaca disse...

Malhas que o acaso tece... Viajando pelas páginas da internet um pouco ao Deus dará acabo de descobrir contactos de três amigos contemporâneos de juventude que a vida se encarregou de separar. A marca comum que nos juntou no Colegio Nacional em Anadia e vos juntou na guerra colonial da Guiné-Bissau sem saberem uns dos outros a mim mandou-me para Angola... Tenho-vos encontrado esporadicamente mas desconhecendo no concreto esse elo de ligação das vossas vidas. Afinal o mundo continua pequeno e redondo: o Vasco Pires, o Paulo Santiago e o Manuel Reis são os amigos a que me refiro e de quem guardo memórias de juventude. Este blog que por vezes tenho visitado pela sua qualidade e capacidade de mobilização que consegue junto de muitos dos ex-militares que nas décadas de 60 e 70 estiveram em África e que continuam a partilhar entre si memórias e momentos de vida em comum...
A estes amigos em particular envio um forte abraço, com desejo de boa saude, esperando que nos possamos juntar um dia aqui por Aveiro, onde vivo vai para 40 anos. Seria uma grande alegria que se concretizasse esse encontro. Cordialmente,
Acacio Conde