sábado, 19 de outubro de 2013

Guiné 63/74 - P12172: Convívios (540): Magnífica Tabanca da Linha: 5ª feira, 17 de outubro de 2013 (Parte I): Fotos de Manuel Resende


Tabanca da Linha > Cascais, Alcabideche, Carreiro > Adega Camponesa > 17 de outubro de 2013  > Aspeto parcial dos tabanqueiros da Linha, à chegada ao restaurante.


Tabanca da Linha > Cascais, Alcabideche, Cabreiro > Adega Camponesa > 17 de outubro de 2013  > Em primeiro plano, Luís Graça e António Fernando Marques, dois velhos camaradas de armas da CCAÇ 12 (Contuboel e Bambadinca, 1969/71).


Tabanca da Linha > Cascais, Alcabideche, Cabreiro > Adega Camponesa > 17 de outubro de 2013  >  Da esquerda para a direita, Zé Manel Dinis, "secretário" da Tabanca, Marcelino da Mata e Miguel Pessoa.


Tabanca da Linha > Cascais, Alcabideche, Cabreiro > Adega Camponesa > 17 de outubro de 2013  >  Dois novos camaradas que eu, Luís Graça, tive o privilégio de vir aqui conhecer, "ao vivo": Armando Pires (à esquerda) e Veríssimo Ferreira (à direita).


Tabanca da Linha > Cascais, Alcabideche, Cabreiro > Adega Camponesa > 17 de outubro de 2013  >  Da esquerda para a direita, a Gisela (a única camarada presente), o Luís Graça, o "comandante" Jorge Rosales (, "régulo" da Tabanca) e Miguel Pessoa.


Tabanca da Linha > Cascais, Alcabideche, Carreiro > Adega Camponesa > 17 de outubro de 2013  >  Um momento de grande camaradagem: o abraço entre o Jorge Rosales e o Armando Pires.


Tabanca da Linha > Cascais, Alcabideche, Cabreiro > Adega Camponesa > 17 de outubro de 2013  >  O Hélder Sousa e o Armando Pires.


Tabanca da Linha > Cascais, Alcabideche, Cabreiro > Adega Camponesa > 17 de outubro de 2013  >  Da esquerda para a direita, o Zé Carioca e o Francisco Palma.


Tabanca da Linha > Cascais, Alcabideche, Cabreiro > Adega Camponesa > 17 de outubro de 2013  > Da direita para a esquerda, Zé Manel Dinis, António Graça de Abreu (acabado de chegar da China) e Luís Graça. Em cima da mesa, o novo livro do nosso camarada Abreu, "Toda a China. descobrir, desvendar, entender o mundo chinês, 1º volume". A edição é  da Guerra & Paz, Lisboa, 365 pp.   O autor  teve a gentileza de oferecer um exemplar autografado ao nosso editor. O livro vai ser lançado no dia 22.



Tabanca da Linha > Cascais, Alcabideche, Cabreiro > Adega Camponesa > 17 de outubro de 2013  >  Da direita para a esquerda, Carlos Silva, Armando Pires e Veríssimo Ferreira.


Tabanca da Linha > Cascais, Alcabideche, Carreiro > Adega Camponesa > 17 de outubro de 2013  >  Da esquerda para a direita, Giselda, Miguel Pessoa e José Colaço (sentados). De pé, o Jorge Rosales.


Tabanca da Linha > Cascais, Alcabideche, Cabreiro > Adega Camponesa > 17 de outubro de 2013  >  Da esquerda para a direita, Luis R. Moreira, Armando Pires, Luís Graça e Jorge Pires.


Fotos: © Manuel Resende (2013). Todos os direitos reservados [Edição: L.G.]

______________

Nota do editor:

7 comentários:

João José disse...

Caros camaradas
Para a próxima, lembrem-se de que há ex-combatentes que gostariam de estar presente, mas, para isso, teriam que estar informados atempadamente.
Sugiro um grande encontro pelo Natal em algum lugar na linha, como alvitrou o Toni Teixeira com o qual alguns "bedandenses" almoçaram, precisamente, no passado dia 17.
Grande abraço
João Martins

Tony Borie disse...

Olá companheiros.
Talvez nunca vos tivesse visto, ou falado, com vocês pessoalmente.
Mas, quase que, se vos visse em qualquer lugar, em qualquer parte do mundo, logo diria, como se dizia no nosso tempo:
- Olá companheiro, tu és "fulano de tal", "estiveste lá", dá cá um abraço!
Isto é uma "coisa rara", só possível porque o blogue do nosso comandante Luis, proporciona!.
Com toda a certeza que conheço quase todas as caras, e mais uma vez me certifico, que a nossa geração, é isto, camaradagem, simpatia, alegria, abraços, respeito, pessoas com caracter, que se juntam com verdadeira sinceridade, por vezes até parece que o tempo parou, e andaram todos juntos, lá nas savanas e bolanhas, e chegaram ao aquartelamento, vivos, cansados, mas cheios de vontade de confraternizar e "viver mais um dia"!.
Nestas fotos, vejo pessoas do meu tempo, alguns, que não vou dizer o nome, mas pelo que tenho lido, com toda a certeza, que se estivessem lá naquela altura em que eu estive em Mansoa, seriam os meus heróis!.
Bem hajam companheiros.
Um forte abraço do companheiro, Tony Borie.

Luís Graça disse...

João Martins:

Tenho pena que não tivesses aparecido, mesmo não sendo um "rapaz da linha", como eu também não sou... Desta vez, comapreci, como tinha prometido e não preciso de dizer-te que quero bisar. Provavelmente só para o ano...

Quanto à "publicidade"... Bom, devo dizer-te que o evento (social e gastronómico) foi devida e atempadamente badalado no nosso blogue e no Facebook... O sítio é discreto, é um restauranet rústico, que fica mesmo ao pé do novo hospital de Cascais, e que tem uma boa relação preço/qualidade/quantidade...

Toma boa nota da Adega Camponesa na tua agenda: faz batizados, casamentos, divórcios e choros... E, desde há uns bons tempos, abriga também a Magnífica Tabanca da Linha...

Aproveito para dar nota 20 à hospitalidade e amabilidade da parelha Rosales & Dinis... Por detrás de um grande comandante há sempre um grande ajudante... de campo!

Estou grato ao Miguel Pessoa e à Gisela pela boleia que me deram, desfe Benfica, e pela companhia que me fizeram, agradabilíssima. (Espero poder-lhes retribuir para a próxima).

Anónimo disse...


João José de Lima Alves Martins
19 out 2013

22:57


Caro Luís Graça
Vou com muita assiduidade ao blogue, pelo menos uma vez por dia, pelo que soube que esse evento iria ocorrer, mas não sendo da linha, e tendo sido convidado pelo Toni, que, como sabes, por doença, não pode estar em Peniche, não pude recusar o seu convite.
Como fui um nómada em terras da Guiné, contactei muitos camaradas mas pouco convivi com eles, no entanto, mesmo por pouco tempo, os laços que se estreitam em teatro de guerra são muito fortes. Por isso, gostaria de encontrar camaradas que há muito tempo deixei de ver, além de que muito valorizo esses contactos. A minha ida a locais novos e diferentes é sempre, para o efeito, uma janela de oportunidades.
Quando o Toni manifestou o desejo de um novo encontro pelo Natal, achei a ideia interessante. Também sei que outros se reunem em Paço de Arcos, creio que em instalações de comandos. Mas só agora é que sinto a alegria e a satisfação de recordar esses tempos difíceis.
É por isso que te perguntei qual a tua opinião sobre um eventual novo encontro pelo Natal, quadra que para nós se reveste de especial significado e que era mais doloroso de ultrapassar.
Grande abraço
João Martins

Luís Graça disse...

João:

Da próxima vez que quiseres aparecer, nem precisas de fazer "reserva"...Mas podes sempre contactar o comandante Jorge Rosales ou o seu secretário, o Zé Manel Dias...

Não tenho dúvida que serás recebido com uma salva... de obus 14!... Isto é, bem recebido, de braços abertos...

Quanto a uma eventual "ceia" de Natal, ainmda este ano, é capaz de ser mais difícil... Mas fica aqui a tua sugestão para conhecimento e eventual ponderação do Com-Chefe lá do sítio... LG

Luís Graça disse...

Peço desculpa à (i) Giselda que não é Gisela e à (ii) Giselda por lhe ter roubado o "d"...

Gralhas no mínimo irritantes!

zeca disse...

gostei de ter visto o Marcelino, tenho pena ser longe!!!!pois fazia gosto de estar presente!!!! tenho conhecimento que vai estar no dia 30, em monte real, vou ver se me vai ser possivel lá estar. Abraços para todos, com votos de muita saude.