quinta-feira, 6 de março de 2014

Guiné 63/74 - P12797: A cidade ou vila que eu mais amei ou odiei, no meu tempo de tropa, antes de ser mobilizado para o CTIG (20): Tavira e o CISMI: Nunca um fim-de-semana à inglesa rendia tanto como naquele tempo: tudo nele cabia - família, namorada, amigos e muito desejo de viver (Tony Levezinho, CCAÇ 12, 1969/71)




Tavira > Quartel da Atalaia > CISMI > 3º turno de 1968 > Pormenor do jantar do dia do juramento de bandeira... O Tony Levezinho, visto de perfil, aao centro, tendo em frente (lado direito da foto, a olhar para a máquina) o César Dias, que por sua vez tem à sua direita o Fernando Hipólito... Os três tiveram destinos diferentes: o Hipólito foi para Angola, o Levezinho e o Dias para a Guiné, um para Bambadinca e outro para Mansoa... Na foto original, há duas marcas de caneta de feltro, a vermelho e a verde, sinalizando o Tony e o César, respetivamente. 


Foto:: © César Dias (2014). Todos os direitos reservados.[Edição: L.G.]


1. Mensagem do António (Tony, para os amigos) Levezinho, com data de 3 do corrente

Assunto: À volta das memórias de Tavira (CISMI)


Olá,Luis

Tentei, na passada 6ª feira, deixar diretamente no blog um comentário a propósito do tema em título, mas fui mal sucedido.

Assim, peço-te o favor de encaminhares o texto abaixo.

Um beijo para a Alice e um grande abraço para ti.

Tony Levezinho



Tony Levezinho e Henriques, à civil,
Bambadinca, 1969. Foto: LG
2. Semana inglesa no CISMI, ou o até já, Tavira!

por Tony Levezinho (ex-fur mil at inf, CCAÇ 2590/CCAÇ 12, Contuboel e Bambadinca, 1969/71) [, foto à esquerda, com o nosso futuro editor Luís Graça, Bambadinca, 1969]



No contexto da ronda que tem vindo a ser feita por aqueles que tiveram o início da sua carreira militar no CISMI, a propósito da semana-inglesa, recordo o seguinte:
Despois de uma semana em que as "diversões" eram muitas e variadas, chegava o sábado redentor.

Tudo na vida tem um preço, bem sabemos e, assim, tal dia começava com um crosse, bem puxado, com arma e que aumentava 1 km, em distância, em cada semana que passava.

Com efeito, o fim-de-semana começava já só perto das 13.00h. e só para aqueles que, depois de uniformizados com a farda nº 2 e prontos para a revista, em plena parada, beneficiavam do ámen do oficial de dia, isto é, não eram vítimas de qualquer reprensão quanto ao seu aprumo final, o que, a acontecer, podia significar o cancelamento do seu "passaporte".

A propósito da benevolência, ou da falta dela, por parte dos oficiais, o César lembrou, há dias, a lamentável figura do senhor tenente Madeira que, na sua antipática voz de falsete,  fazia questão em afirmar-se, perante os indefesos instruendos, com as atitudes mais mesquinhas e atentatórias da nossa dignidade de que era capaz e, neste campo, sou testemunha, ele podia muito (interrogo-me, hoje, como eram as suas competências militares em cenário de guerra – se é que ele alguma vez os experimentou?). Parecia até que a sua capacidade de atingir um orgasmo estava intimamente ligada e dependente de tal comportamento.

Mas adiante, porque os autocarros não esperavam…
Vencida a porta de armas lá estavam eles, os autocarros, perfilados e preparados para rumarem à capital (normalmente dois). Começava então outra chamada, esta com sabor bem diferente, uma vez que se destinava a distribuir os passageiros inscritos para a viagem.

Como já referido, esta iniciativa, semanal, era levada à prática por um cabo miliciano, jovem empreendedor, alfacinha, do bairro da Graça (lamento não recordar o seu nome) que viu uma janela de oportunidade, como agora se diz, com este tipo de iniciativa, uma vez que os clientes estavam garantidos.

Pela minha parte, durante os seis meses que passei em Tavira, na recruta  [, 3º turno de 1968, 3ª companhia,]  e na especialidade, apenas num fim-de-semana não fiz e também não houve a tal viagem para a liberdade. Na verdade, aconteceu aquilo que muitos ansiavam e que, alguns até, de tanto esperarem, já duvidavam se tal dia chegaria – Salazar é afastado do poder [, em 27 de setembro de 1968, 6ª feira,  por motivo de incapacidade, na sequência da  "queda da cadeira", em 3 de agosto de 1968,] e o "preço" imediato foi o de vermos as portas do CISMI fecharem-se, com toda a gente lá dentro, de prevenção.

Com o roncar dos motores das viaturas, em movimento, já ninguém duvidava que o fim-de-semana (à inglesa, pois claro) tinha começado. Vencida a serra do Caldeirão, alguns quilómetros mais à frente, tinha lugar a única paragem. Ali (já não recordo a localidade) serviam-se umas sandes de presunto divinais (delas ainda retenho o seu cheirinho tentador). A azáfama era grande, mas o dono da tenda, dada a rotina, estava treinado e preparado para a pacífica invasão militar semanal, tudo indicando que, também aqui, havia uma relação comercial com o promotor das viagens.

De regresso à estrada, quem conseguia, deixava-se embalar pelos balanços do autocarro e fazia uma soneca. A ânsia da chegada ao seu mundo real não permitia, no entanto, a uns quantos, tão retemperador momento. Confesso que me incluía no lote destes últimos.

Finalmente, entre as 18:00 e as 19:00.  ali estava ele, o Campo das Cebolas, a dar-nos as boas vindas, mas a lembrar também que, no dia seguinte, pelas 24:00h, os autocarros fariam o percurso inverso, para, logo pela manhã de 2ª feira, nos devolverem às incontornáveis práticas, sendo a primeira uma indesejada sessão de aplicação militar, quase sempre nas salinas - punição demasiada para tão poucas horas de fruição.

Apesar de tudo, ainda hoje acredito que nunca um fim-de-semana à inglesa rendia tanto como naquele tempo. Tudo nele cabia - família, namorada, amigos e muito desejo de viver.

(Quaisquer imprecisões e/ ou incorreções são, peço desculpa, devidas a este meio século que nos separa dos acontecimentos)

Um Grande Abraço,

Tony Levezinho




Lisboa > Campo das Cebolas, visto da Casa dos Bicos (sede da Fundação José Saramago) > 6 de outubro de 2013 > Em 1968, o aspecto do local onde paravam as camionetas que vinham de Tavira seria bastante diferente... Durante anos, o Campo das Cebolas funcionavam como terminal rodoviário e era uma zona degradada... Há um projeto atual, com a assinatura do arquiteto Carrilho da Graça,  para a sua requalificação... Prevê_se que as obras possam começar em 2015...

Foto:: © Luís Graça (2013). Todos os direitos reservados.


7 comentários:

Henrique Cerqueira disse...

Camarada Tony Levezinho
Esta tua descrição do fim de semana em Tavira é algo que até "arrepia". Na verdade eu em Tavira só vim uma vês em fim de semana porque coincidiu uma sexta feira de feriado qualquer e então o fim semana foi mais alargado. Mas mesmo assim a malta do Norte era tão desafortunada que até o autocarro que nos levaria ao Porto avariou em Pegões ou por ali e estivemos uma data de horas á espera de substituição de viatura. Até aí fomos prejudicados nos tais planos de aproveitar o máximo de tempo possível com a família e amigos.
Mas que fazer? Senão aproveitar hoje em dia para descarregar o "veneno".
Foram muitos fins de semana que passei em Tavira a ver a malta de Lisboa a embarcar nesses famosos autocarros e o quanto eu desejava que a 2ªfeira voltasse rápido.
É por essas e por outras que eu sinto sempre uma dor cá dentro do peito quando se fala de Tavira. Não foi Guiné ,não foi Évora, Elvas, Caldas . Foi Tavira o quartel do meu ódio de "estimação" e será até ao fim dos meus dias.
Henrique Cerqueira

Luís Graça disse...

Grande Tony, obrigado pela refrescante reconstituição dos tão esperados fins de semana no CISMI, em que se entreabria a porta da liberdade, por muito escasso (e por isso mais precioso ainda) fosse o nosso tempo de “soltura”…

Como já percebemos, cada um de nós tem “leituras”, “percepções” e “memórias” diferentes, parcelares, desse tempo e desse lugar…

Ficamos a saber que Tavira,em 1968, ficava, no mínimo, a 6/7 horas de autocarrro, em relação a Lisboa; e outro tanto do Porto….

Mas muito mais longe ficava o meu oeste, a minha terra, Lourinhã (a 70 km de Lisboa) ou Bragança, na outra ponta deste retângulo da Europa que nos coube em herança…

Relativamenet ao teu texto origina... Fiz uma pequena correção de datas… E já vais perceber porqu~e...

Dizias tu: “Pela minha parte, durante os seis meses que passei em Tavira (recruta e especialidade), apenas num fim-de-semana não fiz e também não houve a tal viagem para a liberdade. Na verdade, aconteceu aquilo que muitos ansiavam e que, alguns até, de tanto esperarem, já duvidavam se tal dia chegaria – morria Salazar e o “preço” imediato foi o de vermos as portas do CISMI fecharem-se, com toda a gente lá dentro, de prevenção". (...)

Ora tu és do 3º turno de 1968, e nesse ano, o 1º ciclo (recruta)do CSM realizou-se de 15 de julho a 28 de setembro, e o 2º ciclo (especialidade) de 30 de setembro a 14 de dezembro de 1968.

Foi justamente nesse período que estivemos “juntos”, tu na 3ª e eu na 2ª companhia, sem todavia nunca nos termos conhecido… Muito provavelmente andámos aos encontrões, mas nunca calhou darmos de cara um com o outro... O mesmo se passou com o César, o Fernandes, o Marques, o Reis, o Brnaquinho e outros camaradas da CCAÇ 12 ou da Tabanca Grande que lá estavam na mesma altura...

Quanto ao Salazar… Ele só vai morrer (, fisicamente falando...) a 27 de julho de 1970, estávamos nós há um ano na Guiné… Nessa altura, já o Marcelo Caetano governava há quase dois anos… E os ares da "primavera marcelista" se tinham transformado em "cacimbo"...

Querias antes referir-te à “morte política” de Salazar que começa no dia em que ele "caiu da cadeira”... Esse episódio foi a 3 de agosto de 1968, no Forte de Santo António, no Estoril, onde costumava passar férias…

Esse episódio foi mantido em segredo. A queda ou as consequências da queda (hematoma cerebral ?) levam á sua hospitalização apenas um mês depois. A 7 de setembro é operado e a 27 é substituído no governo pelo Marcelo Caetano...…É um longo "reinado" que vem de 5 de julho de 1932…

Consuktando o calendário de 1968, verifica-se que 27 de setembro calhou a uma sexta-feira… Foi nesse fim de semana que os quartéis entraram de prevenção, por razões de "segurança de Estado", não fosse o diabo tecê-las…

A 30 cheguei eu ao CISMI… Já não me recordo se viajei na véspera... Sei que vim de comboio… O 2º ciclo começava a 30, 2ª feira…

Um longo e forte abraço de amizade e de saudade! (Bolas, tínhamos 21 anos, a caminho dos 22 anos!)

Cesar Dias disse...

Levezinho, a tua descrição está correta, o Luis deu um toque mais preciso em relação a Sua Exª, mas só quero lembrar-te que a tal paragem tão esperada era na estação de Castro Verde/ Alomodovar, grandes sandes de presunto , para quem vinha cheio de larica, era o inicio do fim de semana.
Um abraço amigo
César Dias

Luís Graça disse...

César, obrigado também pela tua memória de elefante...

Faz todo o sentido a paragem do autocarro ser já no início do baixo Alentejo, entre Almodoôvar e Castro Daire, na nacional nº 2...

Vencida a serra do Caldeirão, o estômago do pobre instruendo começava a dar horas e exigir a bruta sandocha de presunto para a hipoglicemia...

Duas horas a andar, três horas da tarde, faltavam ainda cinco para o bruto jantar em família onde se tirava a barriga das misérias de uma semana de "císmica" fome e massacre...

E a propósito, lembrei-te, há dias, destes tempos "heróicos", quando a caminhop do Crato, parei em Vendas Novas, para comer a "sandocha" da ordem... Eu, a Alice e e mais um casal, os meus cuhados... Neste caso, e já não tendo 20 anos, pedimos só oito "bifanas", mais 4 empadas, e umas cervejolas pretas, fresquinhas... O preço ? Valores do século passado, A.T. (antes da Troika)... Onde ? Passe a publicidade, no Snack-bar e Café "A Chaminé", que é com o café Boavista o "tasco" que disputa a fama e o proveito das melhores bifanas de Vendas Novas... Já lá fui 3 vezes e fiquei fã...

Não sei porquê mas as bifanas de Vendas Novas ganharam fama e proveito de há 20 ou 30 anos para cá... E são hoje uma das nossas especialidades da chamada "street food"... Têm alguns segredos...Mas por agora fica a saudade das sandochas de presunto do Tony Levezinho e do César Dias...

Anónimo disse...

Antonio Levezinho
6 mar 2014 15:41


Sim, acho que a tal paragem para as famosas sandes de presunto ocorria já perto de Castro Verde.
Mas a certeza, mesmo certa era a de que as sandochas eram realmente boas.
Tony Levezinho

Anónimo disse...

Antonio Levezinho
6 mar 2014 15:24


Irmão Luis (o meu irmão de sangue é também Luis, se te recordas)

Logo pela manhã, fiz o devido agradecimento por, em boa hora, teres tomado a iniciativa de corrigir o facto que nos deixou trancados no quartel do CISMI.
A Isabel, aliás, deu pela confusão.

Na verdade, vou tendo por experiência que as nossas capacidades, nomeadamente, para reter detalhes, ficam prejudicadas quando, em simultâneo, estamos focados na evocação de um tempo distante.
Como recordaste, tínhamos 21/22 anos, mas isso foi há quase meio século. Resta-nos ser capazes de conviver com as partidas que esta já respeitável idade nos vai fazendo, aqui e ali.
Apesar disso, não me foi difícil recordar Tavira, talvez até porque aquele foi o tempo do choque que nos confrontou, em primeira mão, com a privação da liberdade e que relegou para um plano secundaríssimo o direito à nossa individualidade (deixamos de ter nome para sermos apenas um número, recordam-se?), numa altura em que acabávamos de atingir a maioridade – insanável contradição.
A esta distância e depois de tudo o que viria a seguir, aquela ingenuidade é quase poética.
Mais do que a dureza do dia a dia a que eramos sujeitos, talvez esta, para nós, nova realidade, tenha sido decisiva para, ainda hoje, como já confessei, ter a noção de que nunca tanta coisa cabia num fim de semana à inglesa, mesmo descontando as cerca de 12 horas das viagens, como naquela altura.
Com um grande abraço
Tony Levezinho

Hélder Valério disse...

Caros camaradas

As viagens de fim-de-semana saíam mais baratas quando se utilizavam essas excursões. Tinham também a vantagem de serem quase 'às ordens'. Lembro-me de também as utilizar algumas vezes, quando estive no Porto, e realmente o horário praticado era a grande 'mais valia' pois era melhor que o comboio e ainda por cima era um 'porta a porta'.
Avarias? Azar!
Paragens para comer? Claro!, no meu caso era em Pombal!
Hélder S.