1. A triste notícia, esperada há dias, surgiu ontem, a Alice, esposa do nosso camarada e tertuliano, António da Costa Maria [foto à direita], (ex-Fur Mil Cav do Esq Rec Fox 2640, Bafatá, 1969/71), acabava de falecer depois de ter lutado estoicamente contra uma doença que fatalmente a havia de vencer.
O António Maria foi um exemplar companheiro, que durante 24 horas de cada dia, nos últimos dois ou três anos, particularmente, velava pela sua esposa, indiferente ao desfecho, inevitável, que se aproximava.
Quem de perto o acompanha, como alguns do amigos mais próximos, sabe que ele foi um marido, um amante e um enfermeiro. Sabemos que a Alice foi estimada, mesmo quando já não conseguia comunicar. O nosso velho amigo Tone Maria é um exemplo, diria, o nosso herói.
A nossa amiga Maria Alice, esposa do António Maria, foi aluna da Escola Industrial e Comercial de Matosinhos, onde começaram o seu namoro ainda muito jovens, ele com 15 anos e ela com 13. Namoraram cerca de 10 anos, e após o regresso da Guiné, casaram. Fruto desse casamento há dois jovens filhos que hoje choram a perda da mãe, o Pedro e o Nuno. A Alice deixa também em profunda dor a sua mãe, uma senhora com mais de 90 anos, também a cargo do nosso camarada.
Ontem à noite pude verificar o quanto abatido está o nosso velho amigo, tal a canseira a que foi sujeito ao longo de anos, tratando esposa e sogra. Oxalá recupere tão rápido quanto possível. A família e os amigos vão dar uma mãozinha.
O funeral da Alice sairá hoje às 15h30 da Capela do Corpo Santo com destino à Igreja Matriz de Leça da Palmeira, onde será celebrada Missa de Corpo Presente. Repousará definitivamente no Cemitério n.º 1.
Ao António Maria, à senhora sua sogra, aos filhos Nuno e Pedro, netos e demais familiares, em nome da tertúlia, apresento os nossos mais sentidos pêsames e a certeza de que eles não estão sós nesta hora tão dolorosa.
____________
Nota do editor
Último poste da série de 6 DE MARÇO DE 2014 > Guiné 63/74 - P12796: In Memoriam (185): Victor Manuel Amaro dos Santos (1944-2014), cor art ref, ex-cap art, cmdt, CART 2715 (Xime, 1970/71)...
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
12 comentários:
O meu abraço forte e fraterno neste momento doloroso,
Sentidas Condolências.
Ab,T.
A ti, velho amigo e colega da escola Tone Maria, a quem pude dar hoje um abraço de sentido pesar, desejo sinceramente que continues a manter essa enorme força interior que te tem ajudado a vencer tantos obstáculos.
Com a amizade de sempre.
Zé Rodrigues
Ao António Maria (, camarada do meu tempo no leste da Guiné), e aos filhos Hugo e Pedro, demais família e amigos (, entre os quais estarãop seguramente muitso camaradas da Tabanaca Grande, incluindo o nosso lecense Carlos Vinhal), envio um grande abraço solidário na dor e na tristeza pela perda da esposa e mãe. É um durísismo golpe numa família. Mas o exmpelo do António Maria, de supremo amor e grandeza humana, merece ser conhecido, reconhecido e divulgado. Ele honra-nos, a tdosos nós.
Meu camarada da Guiné neste hora difícil o meu abraço solidário e as minhas sentidas condolências.
Manuel Carvalho
Caro Camarada António C. Maria,
Os meus sentidos pêsames para ti e restantes familiares.
Um grande abraço de solidariedade.
Adriano Moreira
Companheiro.
As minhas sentidas condolências.
Um abraço nesta hora amarga da tua vida.
Tony Borie.
Òs meus sentidos pêsamos para a Família.
Abraço
Filomena
camarada
Estou contigo nesta hora dificil.
Os meus sentidos pesames.
Um grande abraco
Francisco Baptista
As nossas sentidas condolências.
Camarigo António Maria
Formulo votos, de que superes na grandeza do teu ser, a mágoa desta partida dolorosa, com fé e esperança na Vida que não tem ocaso.
As minhas sentidas condolências.
Aceita um solidário abraço de conforto.
JLFernandes
Camarigo António Maria!
Os meus sentidos pêsames, extensivos
a toda a restante família.
Força camarada, nesta hora difícil que estás a passar.
Aceita um abraço solidário.
Artur Soares
António da Costa Maria:
Meu camarada da Guiné, de Bafatá e do quartel Esquadrão/Agrupamento.
Um grande abraço e sentidos pêsames.
Fernando Gouveia
Enviar um comentário