domingo, 24 de maio de 2015

Guiné 63/74 - P14656: Convívios (685): A Magnifica Tabanca da Linha - Encontro de 21 de Maio de 2015 - Resumo das ocorrências (José Manuel Matos Dinis)

1. Mensagem do nosso camarada José Manuel Matos Dinis (ex-Fur Mil da CCAÇ 2679, Bajocunda, 1970/71), Amanuense da Magnífica Tabanca da Linha, em efectividade de serviço, com data de 21 de Maio de 2015:

Exmas Senhoras, Exmos Senhores, Magnifico Público,
Por indicação do Sobrenatural, em corroboração da instrução Prévia do Exmo Senhor Comandante Rosales, tenho a subida honra de vos apresentar um brevíssimo resumo das ocorrências deste dia no restaurante Caseiro, bastante dissimulado numa arquitectura de abrigo, com um reforçado buraco para os antigos combatentes, dotado com boa iluminação artificial sem o ruído do gerador, que geralmente não permitia ouvir as saídas das morteiradas, comprometendo a chegada em ordem dos atacados, em vez dos lançamentos cegos para a vala dos surpreendidos com a primeira explosão, um equipamento do tipo bunker, sem as graciosas vistas para o mar de outras paragens, e com dificuldades óbvias de arrumação em caso de reforço da tropa.

Não havia vegetação em redor, mas a amesendação era "à séria", com alvas toalhas de linho, cristais cintilantes e restantes alfaias em termos. Pelo meio-dia já a força se agrupava no exterior do recinto da batalha, num curioso convívio, onde cada um se oferecia voluntariamente (a esta hora já terei alguns atentos leitores a questionar: então, se eles se ofereciam, haviam de ser o quê? Voluntários, não é?) para dar inicio à refrega.


Cheguei e ouvi um conjunto de piropos, quando S. Exa. me entregou um precioso ramo de flores, com a intenção de fazer a entrega em cerimónia que treinámos durante a semana, a um jovem casal que, nesta data, comemora 48 aninhos de amor renovado. Aproveito, para sublinhar que S. Exa. o Senhor Comandante Rosales presta muita atenção a situações desta ordem que, segundo ele, são o sal da vida e o cimento da nossa ligação de camaradagem. Se ele o diz, quem sou eu para o contestar?!!!


 O jovem casal, Irene e Carlos, que no dia 21 de Maio perfizeram 48 anos de matrimónio

O dia apresentava-se soalheiro, como os cartazes turísticos são vezeiros a anunciar, mas o pessoal, ainda cedo, decidiu proteger-se no grande abrigo, e reservar-se para o combate eminente. Alguns mais confiantes trouxeram as mulheres, não fossem elas duvidar do heróico cônjuge em defesa de coisas cuja explicação não cabe aqui. Vieram e viram, sentiram o cheiro dos ingredientes... e deram uma ajudinha. Nada como a presença das senhoras no campo de batalha, onde deram uma conveniente nota de alegria.

Assim, garantidas a forma anímica e a forma física, limpámos o IN num fechar de olhos. Uns gostaram do arroz de peixe, outros elogiaram a carne das maminhas, e às sobremesas não se registaram discrepantes. A pinga da Ermelinda correspondeu às necessidades tácticas, No final, orgulhoso pelo rumo dos acontecimentos, S. Exa. abriu um sorriso quase "monaliso" e deixou escapar a conclusão: com esta estratégia e o pessoal bem disciplinado, não há bichos que nos façam frente. Só o gerente do abrigo, que no final se obstinou a receber uma contrapartida para o estrago constatado. O Manuel Joaquim aproveitou para impressionar a Sra Maria Luís, que não veio porque não a queremos connosco, e vai enviar-lhe uma factura de arromba. Ela que se cuide porque este pessoal é do género de, quanto mais teso, mais estragos provoca na circunstância, cabendo àquela funcionária estender a mão na estranja para equilíbrio das contas internas. Só o grande sábio, com a experiência de velho estroina e professor perseguido pela bufaria da época, é que se lembrou de marcar pontos em mais um terreiro de luta, e com antecipado sucesso, está bem de ver.
Os gajos da A.T. ainda vão colocar-se em sentido quando lhe virem a declaração do IRS.



 









************

Notas finais:

Lembram-se de um antigo combatente cacimbado pelos efeitos maoístas ter sugerido deslocar-se a minha casa para fazer as suas inscrições em cada evento que desejasse participar? Lembram-se? Pois, nunca o fez. Não é que tenha tido o interesse de saber onde é a minha morada, ou que tenha feito qualquer outra diligência no mesmo sentido. que nunca teve. Então agora dei em bufo? Também não. O que sugiro, se S. Exa o Senhor Comandante der o seu beneplácito, é que o dito combatente de cultura sínica, para comprovar as futuras inscrições, passe a exibir a minha resposta de confirmação aos seus mails de inscrição.
Não é pedir muito, acho eu.​ S. Exa. ajuntou um comentário cheio de acuidade: "sobre o AGA, valeu a pena ter aparecido, porque é um espectáculo vê-lo saborear e comer" - magister dixit.​

Em breve, depois do entusiasmo suscitado por esta festa, proponho fazer um inquérito de cotejo entre o Caseiro e Oitavos, confrontado vantagens e desvantagens. Mas outros horizontes podem abrir-se para Julho.

Abraços fraternos
JD
____________

Notas do editor

Selecção e publicação das fotos da responsabilidade do editor

Último poste da série de 23 de maio de 2015 > Guiné 63/74 - P14652: Convívios (684): Rescaldo do Encontro do pessoal do BCAÇ 2885, ocorrido no passado dia 16 de Maio, em Arganil (Jorge Picado)

4 comentários:

Luís Graça disse...

Longa vida à Tabanca da Linha, aos seus tabanqueiros, ao seu régulo e secretário, aos seus fotógrafos, ao pessoal da "messe"... Sem esquecer o nosso jovialíssimo caasl Cruz e Irene que acabam de celebrar 48 anos de casamento!... (É obra, é metade de um século). Infelizmente nã pude comparecer mas daqui vão, atrasados, os meus parabéns a todos os que fizerm (contrinbuiram para) desta jornada um belo dia de convívio, amizade e camaradagem entre ex-combatentes.

Até à próxima!... Espero ter a agenda liberta!... LG

Omis Syrev Ferreira disse...

Que foi isto? Uma reunião só com gente menos nova? E eu que já aturo a minha há 53 anos? Não seria boa altura para me mandarem umas alfaces em vez de flores?

Hélder Valério disse...

Sim senhor, deve ter sido mais uma bela jornada de convívio e confraternização.

Não fui. Não posso "ir a todas", não posso andar no "sempre em festa", mas não deixei de enviar, já em 'fim de refeição', através do 'agressivo' Zé Dinis, os meus cumprimentos para todos os presentes.
Também me apraz registar o telefonema simpático que recebi do "Pires", do meu amigo Armando.

Quanto à referência ao AGA, ou seja ao António Graça de Abreu, acho que é mais ao contrário do que o "Comandante Rosales" indicou, já que será mais do género "saborear e comer", dado que é isso que os "bons garfos" fazem!

Hélder S.

antonio graça de abreu disse...

Muito agradeço a referência à minha humilde pessoa.
Até parece que sou alguém importante.

Quanto a tudo mais que Nossa Senhora de Fátima, de Lourdes, das Dores, do Ó, da Aparecida, do Sameiro,dos Anjos, e muitas mais Nossas Senhoras, estendam o seu manto protector sobre alguns dos nossos queridos camaradas de guerra, levando-os para os sinuosos caminhos do Céu.

Abraço,

António Graça de Abreu