quinta-feira, 28 de maio de 2015

Guiné 63/74 - P14673: Tabanca Grande (465): José Rodrigues, ex-Fur Mil TRMS da CCAÇ 1419/BCAÇ 1857 (Bissau, Bissorã e Mansabá, 1965/67) - 689.º Grã-Tabanqueiro

1. Convidado através do facebook a fazer parte da nossa tertúlia, recebemos do nosso camarada José Rodrigues, (ex-Fur Mil TRMS da CCAÇ 1419/BCAÇ 1857, Bissau, Bissorã e Mansabá, 1965/67), a seguinte mensagem:

Boa tarde Carlos
Uma falha grave da minha parte, não me ter apresentado nas devidas condições.
Como castigo, não adianta dares-me uma carecada, porque não há nada para cortar. Deixo ao teu critério o castigo a aplicar.

Histórias sobre a guerra, não vale a pena pois o meu percurso foi igual ao de milhares de "mancebos", mas tive a sorte de regressar vivo. Digo vivo, porque mentalmente quer queiramos quer não, todos viemos com "pancada".

Mas recordo-me que havia um nativo que poderíamos apelidar de "ordenança", pois dava apoio à nossa moradia em Bissorã.
Pedi-lhe um dia que fosse à cantina comprar-me um sabonete e disse-lhe uma marca que na altura estava muito em voga "CADUM". Passados minutos aparece-me com meia dúzia de sabonetes.
Admirado, perguntei-lhe... porquê tantos sabonetes?
- Furriel disse-me para trazer um de cada um !!!

No dia 6 de Janeiro de 1966, ele e mais cinco camaradas, tombaram ao pisar um fornilho.
Para ele e para todos os camaradas, minha homenagem!!!

Recebe um abraço amigo,
Zé Rodrigues

José Rodrigues a caminho da Guiné, diz o editor observando aquelas divisas tão novinhas


2. Comentário do editor:

Caro amigo e camarada José Rodrigues, bem-vindo à Tertúlia.
Já nos conhecemos pelo facebook onde vais acompanhando a Tabanca Grande. Aqui fazes companhia ao teu e nosso amigo Manuel Joaquim de quem foste camarada na CCAÇ 1419. A tua cara não nos é estranha pois já publicámos várias fotos dos convívios da Magnífica Tabanca da Linha onde apareces, como neste último convívio de Maio.

José Rodrigues no Encontro da Magnífica Tabanca da Linha, 21 de Maio de 2015

Já sabes que estamos disponíveis para publicar as tuas fotos e uma ou outra memória dos tempos de Guiné que surja e queiras partilhar.

Se quiseres conviver com a tertúlia da Tabanca Grande, terás a primeira oportunidade no dia 16 de Abril do próximo ano. Muita da malta da Tabanca da Linha é assídua dos Encontros nacionais, assim como muitos camaradas da grande Lisboa pelo que até nem darás pela diferença.

Em nome da tertúlia da Tabanca Grande e dos seus editores, aqui fica um abraço de boas-vindas.

Carlos Vinhal
____________

Nota do editor

Último poste da série de 26 de maio de 2015 > Guiné 63/74 - P14665: Tabanca Grande (464): António Melo de Carvalho, Coronel Inf na situação de Reforma, ex-Cap Inf, CMDT da CCAÇ 2465/BCAÇ 2861 (Có e Bissum-Naga, 1969/70), Grã-Tabanqueiro 688

7 comentários:

Luís Graça disse...

Zé Rodrigues, um abraço de boas vindas!...Aproveita bem a sombra do poilão da nossa Tabanca Grande. LG

JD disse...

Todos?
Queres dizer que também vim desse jeito?
Tá bem, pronto!
Que sejas bem aparecido.
JD

Manuel disse...

Amigo Zé Rodrigues, bem-vindo a este club de camaradas ex-combatentes da Guiné. Por acaso pensava que já estavas inscrito. Terça-feira falaremos, mas acredita que isto, como já deves saber, é um mundo de pesquisas. Tens agora a oportunidade (mas já tinhas antes), se quisesses, de ir ao próximo convívio da Tabanca Grande em Monte Real.
Amigo, grande abraço e até terça-feira.
Manuel Resende

Manuel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hélder Valério disse...

Caro Zé Rodrigues

Mais um 'homem das Transmissões' que aqui vem juntar as suas memórias.
E o Zé também tem bastantes histórias.....
Abraço.

Hélder S.

Bispo1419 disse...

Ffffshshsht ... pum! (um foguete de boas vindas, meu caro Zé!). Nem calculas como estou contente por ter deixado de andar por aqui sozinho a representar a nossa CCaç.1419.
Um grande abraço de boas vindas, meu querido amigo.
Manuel Joaquim

J. Gabriel Sacôto M. Fernandes disse...

Zé Rodrigues:
Até parece que a nossa amizade é já de longa data. Não gostaria de repetir os posts anteriores de boas vindas, mas, está tudo dito. BEM VINDO À TABANCA GRANDE.
JS