quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Guiné 63/74 - P15382: Efemérides (203): Inauguração de um Memorial de Homenagem aos Combatentes por Portugal na Guerra do Ultramar, levada a efeito na Freguesia de Candelária, Ilha do Pico, Açores, no passado dia 11 de Outubro (José da Câmara)

Candelária - Pico - Açores - Memorial aos Combatentes de Portugal na Guerra do Ultramar


1. Alertados pelo nosso camarada José da Câmara (ex-Fur Mil da CCAÇ 3327 e Pel Caç Nat 56, Brá, Bachile e Teixeira Pinto, 1971/73), que nos enviou a respectiva ligação, aqui reproduzimos, com a devida vénia à Liga dos Combatentes e ao seu Núcleo do Pico, a reportagem da cerimónia de inauguração de um Memorial de Homenagem aos Combatentes por Portugal na Guerra do Ultramar, levada a efeito na Freguesia de Candelária, no passado dia 11 de Outubro.

No dia 11 do corrente mês de Outubro, o Núcleo da Ilha do Pico, com o apoio dos Combatentes da freguesia da Candelária, levou a efeito uma vez mais o Dia do Combatente do Pico, na citada freguesia da Candelária. Com o apoio do Presidente de Junta daquela Freguesia, ergueu-se um memorial em homenagem aos Combatentes por Portugal na Guerra do Ultramar, realçando o nome do Combatente daquela freguesia que tombou ao serviço da pátria no teatro de guerra da Guiné.

A comemoração iniciou-se pelas 11horas com uma Missa em Sufrágio de todos aqueles que perderam a vida ao serviço da Pátria e dos Combatentes regressados, mas já falecidos.
Terminada a missa, houve a cerimónia de inauguração do memorial, tendo a mesma tido a participação de uma Guarda de Honra, por militares da GNR, tendo os toques regulamentares sido executados por trompetes da Banda Filarmónica Lira de São Mateus, que no inicio da cerimónia prestou homenagem à Bandeira Nacional, tocando o Hino Nacional e a Guarda apresentado arma, na forma regulamentar.

Feito o descerramento da lápide do memorial, usaram da palavra a Presidente do Núcleo da Ilha do Pico da Liga dos Combatentes, o representante do senhor Presidente da Direção Central da Liga, deslocado ao Pico para o efeito e o Presidente da Freguesia da Candelária.
Estiveram presentes na cerimónia para além de várias centenas de populares e Combatentes, diversas autoridades civis e militares, salientando-se, os representantes do Comandante do Comando Operacional dos Açores, do Comandante da Zona Militar e Zona Marítima dos Açores, do Comandante Regional dos Açores da GNR e também um representante do senhor Presidente do Governo Regional dos Açores.
Terminadas as cerimónias houve um almoço de convívio, no qual participaram 440 convivas incluindo as autoridades convidadas.


O discurso do Presidente do Núcleo, foi o seguinte:

Excelentíssimo Senhor Diretor Regional do Ambiente em Representação de sua Excelência o Senhor Presidente do Governo Regional dos Açores.
Senhor Presidente da Freguesia da Candelária
Senhor Representante do Senhor Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes;
Senhor representante do Senhor Comandante do Comando Operacional dos Açores.
Senhor representante do Senhor Comandante da zona Marítima dos Açores.
Senhor representante do Senhor Comandante da Zona Militar dos Açores.
Senhor representante do Senhor Comandante Regional da GNR.

Quero agradecer o facto de os comandos aqui invocados, bem como a Direção Central da Liga dos Combatentes, vos ter feito deslocar hoje aqui para participarem neste dia maior dos Combatentes do Pico.

Excelentíssimas demais autoridades militares e civis,
Minhas senhoras e meus senhores!
Combatentes...

Há 27 anos por iniciativa de um pequeno grupo de combatentes efetuava-se o primeiro convívio dos Combatentes do Pico. Convívio que de ano para ano foi crescendo e aumentando o número de participantes, envolvendo familiares, autoridades locais e regionais, de tal modo que hoje é o maior convívio de Combatentes dos Açores e, atrever-me-ia a dizer mesmo do país.

Hoje aqui nesta freguesia da Candelária, no dia que passámos a denominar Dia do Combatente do Pico, estamos inaugurando mais um marco em que se pretende perpetuar a memória dos Combatentes por Portugal, deixando marcado na pedra os nomes daqueles que desta freguesia um dia partiram para servir a Pátria em terras do então ultramar português, tendo somente um deles lá perdido a vida.

Nós que um dia, entre os anos de 1961 e 1974 partimos com destino à guerra e regressámos estamos hoje aqui também para celebrar a amizade e a camaradagem que então se criou em horas, muitas vezes de grande risco.

Comemoramos a vida mas nunca esquecemos aqueles nossos camaradas que como nós um dia partiram e não lograram regressar com vida. Já que perderam a sua ao serviço da Pátria.

Hoje convivemos, mas não esquecemos tantos problemas que a guerra acarretou para as vidas de tantos. Problemas relacionados com a saúde, problemas de ordem psicológica e problemas de ordem familiar.
Passados que foram tantos anos não deixámos de estar marcados;

Marcados muitas vezes pela falta de compreensão daqueles que nos rodeiam, mas também muitas vezes originando sofrimento para os mesmos;

Marcados pelo estigma da guerra. Cujas marcas mais ou menos profundas jamais se apagarão.

Todos nós que sofremos na carne os erros políticos de então, hoje continuamos a padecer dos mesmos, já que os nossos governantes pouco têm feito para minimizar o sofrimento e a injustiça de que muitos Combatentes padecem, por não lhes ser reconhecido que os males de que hoje padecem foram motivados pelo facto de terem participado na guerra.

Cumprimos o nosso dever ao serviço dos considerados interesses vitais do país pelos responsáveis políticos de então. Não seria pois mais que justo o reconhecimento hoje dos sacrifícios então suportados!

Tem sido a Liga dos Combatentes a organizar-se onde tem sido possível para permitir aos Combatentes e às suas famílias um fim de vida mais condigno!

O Núcleo do Pico da Liga dos Combatentes também quer fazer parte dessa rede que se vai montando pelo país fora, através da qual são prestados serviços de apoio médico-psicológico e outros, mas como primeira passo, tem de ter um local onde o possa fazer, o que até ao momento, embora tenham sido feitos vários esforços ainda não se conseguiu. Dentro em breve pensamos que teremos esse local tanto desejado. Já vemos a luz, diria que a meio do túnel!

Para que possamos conseguir este objetivo, precisamos do apoio de todos e esse apoio traduz-se em fazerem-se sócios da Liga dos Combatentes, aqueles que ainda o não são. O pagamento de uma quota de um euro e meio por mês pensamos que não é muito., mas faz toda a diferença. O núcleo não sobrevive sem essa vossa ajuda.

Se formos unidos, poderemos alcançar objetivos que de outra forma serão inatingíveis.

Vivam os Combatentes do Pico.
Vivam todos os Combatentes.
Viva Portugal.

____________

Nota do editor

Último poste da série de 13 de outubro de 2015 Guiné 63/74 - P15247: Efemérides (202): Em cerimónia levada a efeito no passado domingo, em Fânzeres, Gondomar instituiu o dia 11 de Outubro como Dia Municipal do Combatente, coincidente com o dia 11 de Outubro de 1961, quando faleceu em campanha, em Angola, o primeiro gondomarense (Carlos Silva)

Sem comentários: