sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Guiné 63/74 - P15443: Agenda cultural (443): Já saiu o livro do Juvenal Amado, "A tropa vai fazer de ti um homem! - Guiné 1971-1974"... Data e local da sessão de lançamento oficial: 23/1/2016, Livraria Chiado, Clube Literário, Fórum Tivoli, Avenida da Liberdade, Lisboa







Capa e contracapa do livro do nosso camarada Juvenal [Sacadura] Amado, nascido no concelho de Alcobaça em 1950, em Fervença, Maiorga. Depois da instrução primária, conheceu o caminho da fábrica como muitos jovens do seu tempo e da sua região. Trabalhou na Crisal - Cristais de Alcobaça, onde aprendeu pintura e desenho. Prestes a fazer os 22 anos,  foi requisitado pela Pátria.  Fez uma comissão de serviço militar no TO da Guiné, na zona leste, entre 1971 e 1974 (como 1º cabo condutor autorrodas,  CCS/BCAÇ 3872, Galomaro, 1971/74).

O Juvenal Amado é um dos nossos mais ativos, profícuos e entusiásticos membros da nossa Tabanca Grande. O seu talento para a escrita  já vem de longa data e pode ser comprovado nos cerca de 180 postes da sua autoria ou com referências ao seu nome.

"A tropa vai fazer de ti um homem! - Guiné 1971-1974" é o seu primeiro livro, publicado pela Chiado Editora. Tem já data e local para o lançamento oficial: 23 de janeiro de 2016, em Lisboa. Mas o livro já está no mercado livreiro, desde o mês passado, podendo ser comprado nas livrarias ou "on line", aqui, em formato digital (ebook) ou em papel.

Como se lê na nota biográfica, "a expressão 'A tropa vai fazer de ti um homem' era uma premonição de que só seriam verdadeiros homens quem passasse pelas vicissitudes que a vida militar e a guerra impunham, como se fosse impossível alcançar esse estádio sem esses sacrifícios. É com ironia que hoje recorda estas palavras. O título deste livro é, de certa forma, uma pequena provocação".

Ficha técnica:

Título: A tropa vai fazer de ti um homem - Guiné 1971-1974
Autor: Juvenal Sacadura Amado
Data de publicação: Novembro de 2015
Número de páginas: 308
Editora: Chiado Editora, Lisboa
ISBN: 978-989-51-5933-8
Colecção: Bíos
Género: Biografia
Preço de capa: €15,00 (papel) | €3,00 (ebook)

Sinopse

Caro Juvenal, saúdo-o pelo livro que escreveu. É uma compilação de histórias escritas, vividas e sentidas na primeira pessoa que ilustram um Portugal para muitos desconhecido e, para outros, esquecido.

Só preservando a memória se poderá evitar que a História se repita.

Um abraço, Nuno Miguel Oliveira



Anos 1950 > s/l [algures, no concelho de Alcobaça] >  Juvenal Amado atrás do cão da sua avó, com tias, tios, primo Hélder e a mãe


Foto (e legenda): © Juvenal Amado (2015). Todos os direitos reservados. [Edição: LG]


1. Mensagem do Juvenal Amado com data de 12 de novembro último:



 Depois de ouvir atentamente a sociedade cívil,  como está na ordem do dia, tenho a dizer-vos que o lançamento do meu livro já está agendado para 23 de janeiro, sábado,  de 2016,  pelas 16 h30.

Local: Livraria Chiado, Clube Literário, Fórum Tivoli, Avenida da Liberdade, Lisboa.

Faltam os cartazes para a publicidade. Até lá, há que manter a serenidade

Um abraço


Juvenal Amado


_____________

Nota do editor:

4 comentários:

Unknown disse...

Caro amigo e companheiro de armas, muito boa tarde de 6ª-Feira (04/12/2015). Tive à momentos atrás, a felicidade de encontrar esta página (Blogger)e poder ver muitas coisas que me fizeram recordar os anos passados na Guerra do Ultramar e no meu caso na GUINÉ de (1968 a 1970), como 1º Cabo Escriturário da C. Caç. 2444 (Os Coriscos).

Em breve entrarei em contacto convosco, para ter o gosto de mandar algumas coisas que creio serem de algum interesse, para conhecimento dos camaradas.

Peço-te que mais próximo da ocasião do lançamento oficial do teu livro, que me mandes uma mensagem, para que possa estar presente e adquirir o teu livro. Hoje termino aqui a mensagem, endereçando sinceros votos de ótima saúde; um abraço de grande e sincera amizade e os desejos de *BOAS FESTAS e um ÓTIMO NATASL*.

Luís Graça disse...

Meu caro camarada "desconhecido", 1º cabo escriturário da CCaç 2444 (Os Coriscos) (1968/70):

obroghado pelo teu comentário, mas esqueceste-te de assinar, opôr o teu nome, deixar um contacto (nomeadmente endereço de email)... Este blogue também é teu.

Temos aqui camaradas da tua companhia como é o caso, por exemplo, do João Rebola (ex-Fur Mil da CCAÇ 2444, Có, Cacheu, Bissorã e Binar, 1968/70)...

Clica neste link:

http://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/search/label/CCA%C3%87%202444

Tensa aqui o nosso endereço:

luisgracaecamaradasdaguine@gmail.com

Um alfabravo. Luís Graça





antonio graça de abreu disse...

Parabéns pelo teu livro. Escreves bem e tens a Guiné toda dentro de ti. E és uma pessoa honesta e verdadeira, um camarada de luxo. Força, meu caro Juvenal.
Abraço,

António Graça de Abreu

Hélder Valério disse...

Caro Juvenal

Com que então produzes um livro e não dizes nada 'à gente'?
E tens o lançamento oficial em dia de reflexão para as 'presidenciais'?

Sem qualquer esforço secundo o comentário do Graça de Abreu.
E o título promete. Quantas vezes se ouviu aquela expressão? E é uma expressão 'justa' ou não?

Pois iremos ver essa 'produção' e apreciar.

Parabéns e sucesso.
Abraço
Hélder S.