sábado, 12 de dezembro de 2015

Guiné 63/74 - P15480: Os nossos seres, saberes e lazeres (131): A banda Xaral's Dixie, de Minde (Ninhou), na Lourinhã com Fredericos de cópio terraiozinho judaico e de um planeta ancho que há-de vir com muita maqueda (Votos de Bom Natal e Feliz Ano Novo, em minderico)


Lourinhã > 12 de dezembro de 2015 > Animação de rua com a banda Xaral' Dixie, de Minde (ou Ninhou, terra do concelho de Alcanena, até há pouco isolada, localizada numa depressão fechada entre os Planaltos de Santo António e de São Mamede, em pleno Maciço Calcário Estremenho, e cujos habitantes falam o minderico, desde o séc. XVIII, sendo inicialmente um socioleto, um código linguístico ou "calão" falado por um grupo restrito, os fabricantes e comerciantes das mantas de Minde; a freguesia de Minde tem hoje cerca de 3300 habitantes; há outra variante do minderico, a de Mira de Aire; a língua, ameaçada de extinção, está ser objeto de medidas de preservação e revitalização; quem tiver curiosidade, pode consultar aqui o Dicionário Minderico).

E a propósito, quem quiser "postar" uma mensagem natalícia em minderico pode usar a seguinte fórmula:

"Fredericos de cópio terraiozinho judaico e de um planeta ancho que há-de vir com muita maqueda. Do/a carranchano/a (nome)” [Sugestão de Minde On-line: Natal minderico]

Vejam também aqui a página deste grupo que veio animar o comércio tradicional da Lourinhã, num sábado ainda soalheiro de fim de outono, com o Natal à porta... 


Vídeo (3' 12''). Alojado em You Tube > Luís Graça... Gravação e reprodução com a devida vénia ao grupo,  a quem desejamos Bom [Cópio] Natal [Terraizinho Judaico]  e Melhor Ano [Planeta Ancho] Novo...






________________

Nota do editor:

Último poste da série > 2 de dezenbro de 2015 > Guiné 63/74 - P15436: Os nossos seres, saberes e lazeres (130): Um dia na Berlenga, a pensar no princípio do mundo (Mário Beja Santos)

2 comentários:

Luís Graça disse...

Gosto desta: "A nossa patente é arreganharmos a pinhoada e arreganhar a pinhoada dos covanos e covanas"... Ou seja, o nosso propósito é divertirmo.nos e divertir os ooutros!...

Pois, gozemos a vida, "covanos e covanas", que a morte é certa!...

"Arreganhar a pinhoada!, mas que expressão tão engraçada...

Valdemar Silva disse...

Os meus Fredericos de cópio terrãozinho judaico e de um planeta ancho que há-de vir com muita maqueda, para todos os camaradas do blogue e famílias.
Confesso que o minderico de feirantes de mantas, de século XVIII, é muito erudito para pessoas que deveriam ser analfabetas.
O mesmo não digo destes 'feirantes' actuais que ignoram o que o símbolo do Natal
é o Presépio e não o homem da coca-cola. Eu, que até não sou grande católico, não
consegui comprar, este ano, um cartão de Boas Festas que simbolizasse o Natal. Restaram os postais da Unicef, baratos e bem alusivos ao Natal.
Abraços
Valdemar Queiroz